Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA TEVE 596 NOVOS CASOS DA COVID E 497 FORAM CURADOS: DEU EMPATE

Nesta sexta-feira morreram 31 pacientes na Bahia de covid
24/09/2021 às 07:42
  
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 596 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 497 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (24) também registra 31 óbitos. Vale ressaltar que o município de Salvador inseriu um lote adicional de óbitos no Sistema de Informações Sobre Mortalidade.

2. Dos 1.231.408 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.201.807 já são considerados recuperados, 2.772 encontram-se ativos e 26.829 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.534.342 casos descartados e 236.981 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 52.022 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

4. Com 9.802.091 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 76,98% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
                                                *****
5. Neste sábado (25), a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) de Lauro de Freitas monta barreira sanitária para rastrear casos da Covid-19 e orientar a população sobre as medidas preventivas e formas de contágio da doença. A ação será realizada no Ginásio de Esportes do Aracuí, na Rua dos Vereadores, no Centro, das 8h às 12h.

6. A testagem é executada com apenas uma gota de sangue e com o resultado em até 15 minutos. Além disso, as equipes de técnicos e enfermeiros vão aferir a temperatura e verificar sintomas da Covid-19 na população. Os casos positivos serão encaminhados para avaliação médica realizada no próprio local.

7. A testagem em massa compõe a estratégia para enfrentamento da Covid-19, executada em Lauro de Freitas desde o início da pandemia. Além das barreiras sanitárias, os testes para diagnóstico da doença podem ser feitos no Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga, localizado no Centro, e nas USFs referenciadas para atender pacientes sintomáticos gripais.

8. Quem quiser transportar a bicicleta dentro do metrô vai ganhar mais uma hora nos dias de semana. A partir desta sexta-feira, 24 de setembro, mês em que se comemora a Mobilidade Urbana, a CCR Metrô Bahia ampliou o horário permitido para o acesso de clientes com as bikes, que passa a ser a partir das 20h de segunda a sexta-feira, não mais às 21h. Nos sábados o acesso é liberado a partir das 14h, já nos domingos e feriados durante toda a operação do Sistema Metroviário. O metrô funciona todos os dias das 5h às 00h.

9. A ampliação vem em um bom momento, já que o Brasil tem registrado sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis, como comenta o gerente de operações, Leonardo Balbino. “Fizemos um ajuste no procedimento para incentivar ainda mais o uso da bicicleta, seja para transporte ou como ferramenta de lazer, já que além de ser um meio com mais responsabilidade ambiental e ser bom para a saúde, é também uma solução para o bolso, tendo em vista o aumento do preço dos combustíveis”, explica.

10. Ainda dentro do objetivo de incentivar o uso de bicicletas, promover a integração entre diversos meios de transporte, favorecendo a mobilidade na capital baiana, a CCR Metrô Bahia possui bicicletários para os clientes do metrô nas estações da Linha 1 (exceto Lapa, Campo da Pólvora e Brotas) e na Linha 2. Os bicicletários estão abertos aos clientes no mesmo período de funcionamento das estações do metrô: todos os dias das 5h à meia-noite. Em 2020, em média foram registrados mais de 2 mil usos do bicicletário por mês.

11. Para utilizar o serviço, é necessário fazer um cadastro com o colaborador da estação e apresentar documento com foto e comprovante de residência. O uso do bicicletário é gratuito e exclusivo para bicicletas de clientes do metrô. 

12. É obrigatório que o proprietário da bicicleta tenha dispositivo de segurança (cadeado, corrente, etc.) para prender a bicicleta na vaga. O prazo máximo de permanência da bicicleta só no estacionamento é de 72 horas consecutivas.

13. A Prefeitura realiza, neste sábado (25), a repescagem da 1ª dose contra a Covid-19 para as pessoas com 18 anos ou mais. A aplicação da 2ª dose dos imunizantes da Oxford, Pfizer e CoronaVac segue normalmente, assim como a vacinação com a 3ª dose para as pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 12 de abril de 2021. Todos devem estar com o nome na lista de elegíveis para receber a vacina, disponível no site www.saude.salvador.ba.gov.br.

14. Quem completou o esquema vacinal em casa, através do Vacina Express, não precisa fazer nova solicitação, pois a equipe retornará automaticamente para realizar a aplicação em domicílio. Já aqueles que necessitarem do serviço – idosos, acamados e pessoas com dificuldade de locomoção – podem fazer o agendamento pelo site vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br.

15. Está suspensa amanhã a vacinação com a 1ª dose para adolescentes com e sem comorbidade, bem como das gestantes e puérperas e das pessoas que realizam a atualização cadastral do cartão SUS nas Prefeituras-Bairro.

16. Confira a programação deste sábado (25):
1ª DOSE - REPESCAGEM DAS PESSOAS DE 18 ANOS OU MAIS: 8h às 16h
Drive-thrus: FBDC Brotas, Parque de Exposições, Unijorge (Paralela) e Arena Fonte Nova.
Pontos fixos: USF Vista Alegre, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Vale do Matatu, FBDC Brotas e Clube dos Oficiais (Dendezeiros).

17.  2ª DOSE OXFORD – 8h às 16h
As pessoas que estão com a data de reforço contra a Covid-19 da Oxford programada para até o dia 19 de outubro podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.
Drive-thrus: Vila Militar (Dendezeiros), Shopping Bela Vista, Faculdade Universo (Avenida ACM) e Uninassau (Avenida Magalhães Neto).

18. Pontos fixos: USF Colinas de Periperi, USF Plataforma, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Curralinho, USF Federação, USF Pirajá, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras) e USF San Martim III. 

19. 2ª DOSE PFIZER – 8h às 16h
As pessoas que estão com a data de reforço contra a Covid-19 da Pfizer programada para até o dia 19 de outubro podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.
Drive-thrus: Universidade Católica de Salvador (Pituaçu) e Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina.

20. Pontos fixos: USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Sérgio Arouca (Paripe), USF Tubarão, USF Cajazeiras X, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), USF Imbuí e CSU Pernambués.

21. 2ª DOSE CORONAVAC – 8h às 16h
Amanhã todas as pessoas que estão com a data de reforço contra a Covid-19 da CoronaVac programada para até o dia 26 de setembro podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina. Drive-thrus: FBDC Brotas, Parque de Exposições (Paralela), Unijorge (Paralela) e Arena Fonte Nova (Nazaré).

22. Pontos fixos: USF Vista Alegre, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Vale do Matatu, FBDC Brotas e Clube dos Oficiais (Dendezeiros).

23. 3ª DOSE: PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS – 8h às 16h
A aplicação da terceira dose será administrada em idosos com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 12 de abril de 2021.
Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), FBDC Cabula e Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos).