Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CASOS PACIENTES ATIVOS NA BAHIA CRESCE PELO 2º DIA CONSECUTIVO: 2.704

Com 9.698.519 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 76,67% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.
23/09/2021 às 09:53
   
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 555 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 414 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (23) também registra 10 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.230.812 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.201.310 já são considerados recuperados, 2.704 encontram-se ativos e 26.798 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.532.214 casos descartados e 236.361 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 52.019 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 9.698.519 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 76,67% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
                                             ******
4. O Brasil registrou nesta quinta-feira (23) 661 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 593.018 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 534. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +18% e aponta tendência de alta --pelo segundo dia, após 3 meses em estabilidade ou queda.

5. Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quinta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.
                                              ******
6.O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) apresentou junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) indicações destinadas ao governador Rui Costa e ao prefeito de Salvador Bruno Reis que criem, cada um em sua jurisdição, Programa de Testagem Ampla e Periódica de Alunos, Profissionais de Educação e demais Funcionários da Rede de Ensino para detecção de possíveis casos de covid-19 nas unidades escolares.

7. “É fundamental a criação de programa de testagem ampla e periódica nas escolas voltados à mitigação da transmissão e do contágio pelo coronavírus, especialmente devido aos registros de casos de covid-19 em diversas escolas estaduais e em Salvador. É importante pensarmos nas consequências da reabertura escolar que ocorre simultaneamente com o afrouxamento das restrições em toda a sociedade e do efeito que tais ações podem ter, se não adotarmos todos os cuidados necessários para uma retomada mais segura para estudantes, mães, pais, responsáveis e profissionais da educação em geral”, afirma o parlamentar em suas indicações.

8. Atualmente o protocolo de volta às aulas, prevê que somente em caso de aluno com confirmação de covid, haverá suspensão temporária de aulas. No caso da covid-19, mesmo pessoas assintomáticas (e vacinadas) podem transmitir o vírus, embora os casos sejam mais raros do que entre grupos não vacinados.

9. O tradicional Planejamento Estratégico do Hospital Aristides Maltez (PEHAM) chega à sua quinta edição neste sábado,  dia 25 de setembro com uma oficina sobre filantropia e responsabilidade social. De forma virtual, pelo YouTube do HAM, pelo segundo ano consecutivo, o evento vai reunir importantes nomes da área da saúde a partir das 14h30.

10. Segundo o médico Aristides Maltez Filho, presidente da Liga Bahiana Contra o Cêncer, “o PEHAM tem o objetivo de estudar os avanços, as mudanças e avaliar as atividades realizadas no último ano e, assim, propor soluções e ações ainda melhores para execução no ano seguinte, repercutindo também a longo prazo, criando laços, incentivando o sentimento de pertencimento entre os colaboradores e desenvolvendo formas sempre eficaze s para o cuidado dos pacientes, além de fortalecer ainda mais a LBCC) no alcance da sua missão”.

11. O evento é coordenado pela Comissão de Acompanhamento do Planejamento Estratégico (CAPE) do HAM. O diretor administrativo da instituição, Washington Couto, reitera a importância do debate sobre filantropia e responsabilidade social: “Esse é um tema muito importante para o HAM, pois remonta às suas origens e da própria Liga. Então, quando a gente fala em filantropia e responsabilidade social, a gente está falando em doação à humanidade daquilo que a gente tem de melhor. 

12. O HAM traz esse tema tão importante para nós, mas que é tão atual para todos, especialmente, nesse momento de pandemia, quando nós temos uma responsabilidade muito maior de olhar ainda mais o outro com fraternidade e gratidão, com a convicção de que todos nós precisamos uns dos outros”.

13. A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) lança o Anuário de Segurança Pública da Bahia. O documento apresenta as principais estatísticas criminais do estado, compiladas em dados de crimes diversos derivados dos registros policiais. Entre elas é possível destacar os registros de CVLI e sua composição (homicídios dolosos, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios), suicídios, pessoas desaparecidas, apreensão de armas de fogo, de porte e uso de entorpecentes. Além de crimes contra o patrimônio, como roubos e furtos de veículos e roubo em ônibus, urbanos e interurbanos.

14. No anuário é possível identificar que em 2020, na composição dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), os homicídios dolosos representavam 96,4%. Por sua vez, os latrocínios e as lesões corporais seguidas de morte respondiam por, respectivamente, 2,0% e 1,6% dos casos de CVLI no estado. Observa-se, ainda, que a partir de 2017 houve sucessivas reduções relacionadas ao CVLI, mesmo com o incremento de 5,8% no último ano.

15. Entre os Territórios de Identidade (TI), destaca-se Bacia do Paramirim, que registrou a menor taxa de CVLI em 2020, correspondendo a 6,67, por grupo de 100 mil habitantes. É possível verificar, também, que, no mesmo ano, 54 municípios não registraram casos de CVLI. E desses, 27 municípios não registraram morte violenta intencional em 2019.

16.  O prefeito de Itajuípe e presidente da Amurc, Marcone Amaral participou da cerimônia do Governo do Estado nesta quarta-feira, 23, em Itapitanga, quando foi assinada a ordem de serviço para a restauração da pavimentação de 26 quilômetros da BA 651 (entre Itapitanga e Coaraci). A obra, orçada em mais de R$ 11 milhões, vai beneficiar mais de 58 mil habitantes da região.

17. “Essa obra é de grande importância para nossa região, e vai beneficiar principalmente os municípios que compõem a Z4 (Itajuípe, Coaraci, Almadina e Itapitanga), que precisam se deslocar constantemente”, destacou Marcone.

18. Alegre com os investimentos anunciados pelo Governador Rui Costa, o prefeito de Itapitanga, José Roberto (Ró de Beto) revelou que a obra é uma das mais esperadas pela população. “A recuperação da nossa BA 651 já é uma realidade. Essa vitória é nossa, de toda a população”, declarou o gestor.

19. Segundo o secretário de Infraestrutura Marcus Cavalcanti, a intervenção na BA 651 é a realização de uma promessa. "Antes da pandemia, o governador se comprometeu em recuperar o trecho que agora vai se concretizar ".

20. Os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo visitaram nesta quarta-feira (22) a FEAGRI, Feira da Agricultura Familiar de Malhada, município situado no Médio São Francisco, quando oficializaram a destinação de 50 barracas e 1 caminhão baú para apoiar o programa PAA-Leite.Eles também formalizaram a destinação de R$ 700 mil para custeio da saúde municipal, com recursos de emenda parlamentar.

21. Acompanhados do prefeito Gimmy Ramos, do vice-prefeito Manuel Rufino, vereadores, secretários, colaboradores e lideranças locais, Waldenor  e Zé Raimundo também participaram de uma reunião de política para apresentação de novas demandas do município e acompanhamento de pleitos em andamento como a implantação de Kits de Irrigação e outros benefícios nas áreas de saúde e educação.