Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DOMINGO TEVE 3 ÓBITOS PELA COVID NA BAHIA MENOR NÚMERO REGISTRADO ANO

Vacinação para menores de 15 anos segue no estado
19/09/2021 às 09:39
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 293 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 219 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico deste domingo (19) também registra 3 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.229.070 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.199.922 já são considerados recuperados, 2.393 encontram-se ativos e 26.755 tiveram óbito confirmado. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.526.450 casos descartados e 233.502 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 51.973 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. A Bahia já vacinou 9.559.929 pessoas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4. A Prefeitura de Salvador realiza nesta segunda-feira, 20, a repescagem da vacinação contra a Covid-19 dos adolescentes com 13, 14, 15, 16 e 17 anos sem comorbidades, que estiverem com o nome na lista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

5. Já as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos que residem em Salvador e com nome na lista da SMS poderão procurar pontos fixos e drivers.

6. Também segue normalmente a vacinação de gestantes e puérperas com 12 anos ou mais com o nome no site da SMS, bem como os jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente previamente cadastradas no portal da Saúde.

7. As Prefeituras-Bairro da cidade estão disponibilizando as doses da vacina contra Covid-19 exclusivamente para as pessoas com 18 anos ou mais que agendarem o serviço de atualização cadastral do cartão SUS. A medida visa otimizar a imunização dos indivíduos que emitem a 1ª via ou realizam a transferência de domicílio do cartão SUS.

8. Para os indivíduos que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS continua com o fluxo de realizar a solicitação da 2ª dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feito de forma gradativa.

9. Aquelas que estão na mesma situação citada e que ainda não fizeram o cadastro na ouvidoria devem fazê-lo através do site, informando os seguintes dados: nome completo; CPF; data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose; nome da vacina; local em que tomou a primeira e telefone de contato. Após esta etapa, aguardar contato da SMS informando dia e local do fechamento do esquema vacinal. Aqueles que já fizeram o cadastro mas ainda não receberam contato da ouvidoria, devem aguardar a comunicação para o agendamento.

10. A vacinação contra a Covid-19 de jovens de 15 a 17 anos de Lauro de Freitas, sem comorbidades, será realizada nesta segunda-feira (20). Os adolescentes que realizaram o cadastro prévio no site da Prefeitura Municipal deverão se dirigir, das 8h às 16h, a um dos quatros pontos de imunização disponíveis.

11. São eles: Terminal Rodoviário de Portão, Quadra da Escola Municipal 2 de Julho, em Itinga, Ginásio de Esportes do Aracuí, na Rua dos Vereadores, e na Associação dos Moradores de Areia Branca.

12. Para receber a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 é necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência, cartão SUS e CPF, além de estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais.

13. A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), já vacinou com a 1ª dose, 94,3% do público-alvo acima dos 18 anos. O município também atingiu a marca de mais de 71 mil pessoas protegidas com a 2ª dose ou dose única da Janssen. Esse número equivale a 47,3% do público-alvo.

14. A Prefeitura de Itacaré estará realizando nesta segunda-feira e na terça, dias 20 e 21 de setembro, a intensificação vacinal contra a Covid-19, vacinando em todos os postos de saúde do município e também na unidade de vacinação no Sindicato Rural, em frente ao colégio Maria Benjamina. 

15. Nessa intensificação vacinal dos dias 20 e 21 será imunizada a população em geral acima de 18 anos, antecipação da segunda dose com data até 30 de setembro e aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19 para a população em geral acima de 70 anos que já tomou a 2ª dose a mais de seis meses.

16. Também será aplicada a 3ª dose para o grupo populacional de imunossuprimidos que tomaram a 2ª dose a mais de 28 dias. Nos postos de saúde a vacina será aplicada das 8 às 11 horas e das 13h30min às 16 horas. Já no Sindicato Rural a vacinação ocorrerá das 8 às 12 horas e das 13h30min às 18 horas. O objetivo é atender a um número cada vez maior de pessoas com a vacina contra a Covid-19.

17. Com diversas ações especiais, a Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), celebra a Semana Nacional do Trânsito, movimento que acontece até o próximo dia 25.  Neste período serão realizadas ações nas vias das cidades, entregas de requalificação viária, passeio ciclístico, abordagens educativas e uma exposição inédita.

18. Este é o primeiro ano que a autarquia municipal programa as ações da Semana em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, entidade internacional que auxilia cidades a promoverem medidas que favoreçam um trânsito mais seguro. Durante a semana, a entidade fará a distribuição de factsheets com dados sobre os avanços no trânsito da capital baiana. Além disso, a Transalvador conta com o suporte de todos os órgãos que compõem o Programa Vida no Trânsito da capital baiana (PVT).

19. “Montamos diversas ações especiais com o objetivo de estarmos ainda mais próximos do cidadão, educando, orientando e sensibilizando sobre a importância de práticas responsáveis no trânsito. Queremos estar em sintonia com a população para podermos ter um trânsito ainda mais seguro”, explica o superintendente de trânsito de Salvador, Marcus Passos.

20. Transalvador inicia uma ação educativa que ocorrerá em diversas avenidas da capital. Com mobilizações diárias, entre os dias 18 e 25 de setembro, a iniciativa consiste em percorrer regiões estratégicas da cidade abrindo faixas com dizeres de cunho educativo, distribuindo materiais para sensibilização e orientação.

21. Outro projeto importante é a instalação de um painel especial de alerta aos motociclistas. A peça, que foi implantada na Avenida Bonocô, terá uma contagem mensal do número de vítimas de acidentes com motos, para servir como um alerta aos motociclistas, público que tem a maior taxa de mortalidade no trânsito de Salvador.