Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SESAB DESMOBILIZA HOSPITAL CAMPANHA CONTRA COVID NA ARENA FONTE NOVA

Bahia tem ainda 2.133 pacientes internados com a covid
15/09/2021 às 19:43
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 471 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 350 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (15) também registra 12 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.227.412 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.198.590 já são considerados recuperados, 2.133 encontram-se ativos e 26.689 tiveram óbito confirmado. 

2. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.521.063 casos descartados e 233.430 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 51.950 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

4. Com 9.431.968 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 85,07% da população adulta (18 anos ou mais), estimada em 11.087.169. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
                                            ******
5. Após atender 2.840 pacientes, o Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova foi desmobilizado. A unidade, montada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para ser uma das referências para atendimento a pacientes diagnosticados com Covid-19, funcionou em dois períodos na arena esportiva, em Salvador. No ano de 2020, no período de 07 de junho a 16 de outubro, e em 2021, de 04 de março a 06 de setembro.

6. Com a desmobilização do hospital, que chegou a contar com 200 leitos, os equipamentos serão redistribuídos para as diversas unidades de assistência da rede da Sesab. Apenas o tomógrafo ficará até dezembro no espaço cedido pela Arena Fonte Nova, caso haja uma eventual necessidade de reativação da unidade. Além do equipamento, a rede de gases também será mantida.

7. A secretária em exercício da Saúde, Tereza Paim, explica que a sustentada da taxa de ocupação de leitos permitiu a desmobilização do Hospital da Arena Fonte Nova. “Fazemos avaliações diárias da situação epidemiológica no estado e verificamos que poderíamos, no momento, desmobilizar a unidade sem prejuízo para assistência ao paciente com Covid-19”, afirma. De acordo com Tereza Paim, o Estado está atento para o caso de surgir novamente a demanda.

8. Atualmente, a Bahia conta com 905 leitos de UTI adulto e 897 leitos de enfermaria adulto destinados para o atendimento a pacientes com diagnóstico de Covid-19. Esses números já chegaram a 1624 leitos de UTI adulto e 1835 leitos clínicos. “Ainda que o total de leitos tenha sido reduzido, a taxa de ocupação está em níveis seguros”, aponta Tereza Paim.
                                            *****
9. Estará disponível, a partir desta quinta-feira (16), o edital para contratação da empresa que fará a reforma do espaço onde o Governo do Estado vai instalar o Centro de Treinamento de Boxe e Artes Marciais, na capital baiana. O documento poderá ser acessado no site da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (www.conder.ba.gov.br). A abertura das propostas está marcada para o dia 8 de outubro, às 9h30.

10. O centro, que representa um investimento de R$ 4,2 milhões, vai funcionar no Largo de Roma, na Cidade Baixa. O objetivo é garantir as condições adequadas para a prática do esporte e o desenvolvimento dos atletas baianos das modalidades, que têm se destacado em disputas nacionais e internacionais, a exemplo das Olimpíadas.

11. A obra inclui a reforma de um prédio com pavimento térreo e mezanino, anexado a um galpão com cobertura e estrutura metálicas. Estão previstas ainda a substituição da cobertura do galpão e a abertura de vãos para ventilação cruzada e saídas para o pátio lateral com jardim, que será parcialmente coberto por uma pérgola de madeira, ligando o estacionamento ao espaço de convivência com vista para o mar.

12. O Programa Impulsionaê - Carreiras 2021 está com inscrições gratuitas abertas até a próxima segunda-feira, 20 de setembro, através do link (https://lnkd.in/eRbURuDV). 

13. A ação é uma iniciativa do Comitê de Igualdade Racial, núcleo Salvador, vinculada ao Grupo Mulheres do Brasil, e tem como objetivo empoderar e impulsionar a carreira de mulheres pertencentes aos grupos minorizados de negras e indígenas, cis ou trans, maiores de 18 anos, que tenham concluído o ensino médio e estão em situação de vulnerabilidade, prioritariamente. O programa conta também com uma infraestrutura e equipe de diversidade para garantir a inclusão de mulheres PCDs.

14. A segunda edição do Impulsionaê, que em 2020 contou com cerca de 170 impulsionadas (nome carinhoso às participantes do programa), acontecerá de 7 a 9 e 14 a 16 de outubro, no formato remoto. Os seis dias de imersão contarão com uma trilha de conteúdos que abordará as seguintes temáticas: ancestralidade, marca pessoal, autoliderança, mercado e tendências, liderança e network e processos seletivos. 

15. Após o período de imersão, as participantes terão acesso ao programa de mentoria com foco no plano de carreira e, em seguida, serão inseridas em bancos de talentos de empresas parceiras, para aumentar ainda mais as chances de participação em processos seletivos.

16. O governador Rui Costa (PT) confirmou sua presença no município de Euclides da Cunha para esta sexta-feira, 17 de setembro. Os últimos acertos foram realizados em Serrinha durante a inauguração da Policlínica de Saúde.

17. Segundo o prefeito Luciano Pinheiro (PDT), na programação está incluída visita ao Centro de Covid-19 (prédio do antigo Hotel Conselheiro foi cedido pelo Estado), rodoviária do município (Prefeitura já iniciou o processo para assumir a gestão do espaço), asfalto da Ruilândia (Governo do Estado está fazendo a sinalização) e espaço onde será construída uma escola estadual de tempo integral, dentre outras ações.

18. O governador Rui Costa (PT) confirmou sua presença no município de Euclides da Cunha para esta sexta-feira, 17 de setembro. Os últimos acertos foram realizados em Serrinha durante a inauguração da Policlínica de Saúde.

19. A população de Lauro de Freitas agora conta com um canal de comunicação direto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura: o “Alô, SEINFRA!”. Através do WhatsApp (71) 3288-8784 moradores de qualquer bairro do município poderão solicitar serviços, como patrolamento, tapa-buracos, limpeza de bueiros, recuperação de calçada e controle de vazamento de esgoto.

20. Para acionar um serviço ou pedir informações é muito fácil. Basta salvar o número de WhatsApp (71) 3288-8784 na agenda telefônica e depois mandar uma mensagem pelo aplicativo. Após o primeiro contato, o atendimento da Secretaria Municipal de Infraestrutura pedirá para enviar informações úteis sobre a solicitação.

21. Deverão ser enviadas informações contendo nome e sobrenome, endereço com bairro, CEP e localização fixa, além de ponto de referência. Também será necessário descrever o pedido de solicitação de serviço. O envio de fotos ou vídeos referentes a solicitação vai facilitar o melhor atendimento. Um número de protocolo será gerado posteriormente.

22. Segundo Roque Fagundes, secretário municipal de Infraestrutura, o canal “Alô, SEINFRA!” vai aproximar os munícipes dos serviços prestados pela Prefeitura de Lauro de Freitas. “Com o serviço via WhatsApp a comunidade não vai precisar se deslocar para ter seus pleitos atendidos. A nossa meta é resolver ou dar um retorno ao munícipe sobre sua solicitação em 72 horas, com a solução ou a definição de prazo para resolver”, frisou.