Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VACINAÇÃO DE MENORES EM SALVADOR CONTRA COVID EXIGE PRESENÇA DOS PAIS

Governo do Estado voltou às aulas presenciais independente da ação política da APLB
28/08/2021 às 10:57
   1. Os adolescentes habilitados para estratégia de imunização contra Covid-19 em Salvador, tendo ou não comorbidade ou deficiência, deverão estar acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Antes de comparecer ao posto, é necessário verificar se o nome está na lista disponível para consulta no site da SMS, no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . 

2. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

3. ADOLESCENTES COM 17 ANOS SEM COMORBIDADES: 8h às 16h
Foram vacinados neste sábado (28), das 8h às 12h, os indivíduos com 17 anos nascidos de 28 de agosto de 2003 a 28 de maio de 2004 poderão buscar os pontos de imunização exclusivos para esse público. Já no período vespertino, das 13h às 16h, será a vez das pessoas com 17 anos nascidas entre 28 de agosto de 2003 a 28 de agosto de 2004.

4. Drive-thrus: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), Arena Fonte Nova e 5º Centro de Saúde (Barris).
Postos fixos: CSU Pernambués, 5º Centro de Saúde (Barris), Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), USF Vista Alegre, USF Cajazeiras V, USF Imbuí, Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros) e USF Santa Luzia.

6. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 790 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,06%) e 863 recuperados (+0,07%). O boletim epidemiológico deste sábado (28) também registra 27 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.219.440 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.189.747 já são considerados recuperados, 3.277 encontram-se ativos e 26.416 tiveram óbito confirmado.

6. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.494.871 casos descartados e 231.400 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. 

7. Na Bahia, 51.834 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

8. Com 8.704.562 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 78,5% da população adulta (18 anos ou mais) estimada em 11.087.169. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

9. Reforçar, ampliar e potencializar os talentos de uma pessoa. Esses são os objetivos do Programa Talent Booster, que aterrissa em Salvador no mês de setembro e já está com inscrições abertas, a partir desta quinta-feira (26), para interessados na área de tecnologia. A ação é uma parceria da Prefeitura, por meio das secretarias de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e de Inovação e Tecnologia (Semit), com a empresa de tecnologia de pagamento Visa, a Via, por meio do seu Marketplace, e da Fundação Casas Bahia, Rede de Cidades Resilientes e o Hub Salvador.

10. Para participar da seleção, o candidato deve morar na capital baiana, ter mais de 18 anos e se inscrever até o próximo dia 2. A prioridade é para candidaturas de mulheres e pessoas negras, com o objetivo de promover a diversidade e apoiar a inclusão e capacitação dessas pessoas no mercado de trabalho.

11. Nesta edição, serão oferecidas 60 vagas e 90 horas de treinamentos para dois cursos distintos: Desenvolvimento de Aplicativos e Agentes de Marketplace (venda on-line em sites de grandes varejistas). As capacitações serão realizadas de modo híbrido, no qual os instrutores ministrarão as aulas de forma remota, e os alunos que não tiverem condições de participar virtualmente poderão ter acesso ao conteúdo no Hub Salvador, localizado no Comércio.

12. A direção da APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia esteve reunida na tarde de sexta-feira (27/08), com parlamentares e o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, para referendar o retorno presencial de professores na rede de ensino baiana, que já vem acontecendo desde 26 de julho (ensino médio) e 9 de agosto (ensino fundamental). 

13. A APLB perdeu o 'time' e a força política e o governo Rui Costa decidiu que os retornassem as aulas nos dias acima citados. A reunião de ontem foi apenas "ensaboatória"

14. A entidade pediu ainda a devolução dos valores descontados nos salários dos professores que não retornaram às escolas na data anunciada anteriormente pelo executivo. De acordo o coordenador, a APLB acompanhará todo o processo de retomada, a fim de garantir o cumprimento do acordo feito pelo governador.

15. “Vamos manter o protocolo rígido, cada escola tem seu conselho/gestor de biossegurança, formado pelo colegiado e dois professores, por turno, que vão dizer há ou não condições de ter aulas presenciais. O salário que foi descontado será devolvido. Basta que o professor mande para o diretor da escola o contracheque com valor cortado. O diretor faz a lista e encaminha para a Secretaria de Educação, que se comprometeu a devolver imediatamente. 

16. Desta feita, a APLB perdeu feio.

17. A presidente da Federação das Santas Casas,Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da  Bahia,( FESFBA), Dora Nunes, participou  sexta -feira do Fórum de Inovação em Gestão de Saúde - FIGS - evento no formato digital.

18. No Talk Show "Gestão da Saúde do Futuro", além da presidente da Fesfba, participaram a secretária da Saúde da Bahia em exercício, Tereza Paim; Substituindo o Dr. Daniel Luna, o também doutor, Charly Otero, do Hospital intensivista de Buenos Aires. O moderador do evento foi Paulo Marcos Souza, do Instituto Latino Americano de Gestão em Saúde ( INLAGS)

19. Para Dora Nunes, a inovação da gestão em saúde é um tema de grande importância, diante dos desafios nos avanços tecnológicos e a velocidade das transformações no mundo atual - na Medicina e nos processos da gestão da saúde.

20. A Prefeitura irá realizar nesta terça-feira (31), às 17h, um seminário on-line para apresentar a proposta da Casa das Histórias de Salvador. O espaço será o 1º Centro de Interpretação do Patrimônio no Brasil e terá como diferencial o fato de funcionar em uma casa interligada ao Arquivo Público Municipal, no Comércio. Todo o acervo do arquivo, que está sendo restaurado e digitalizado integralmente, servirá de conteúdo para que a casa se mantenha sempre atual e atrativa.

21. O projeto da Casa das Histórias é realizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), com recursos do Prodetur, e tem curadoria de Marcello Dantas. O seminário acontecerá em uma plataforma fechada e os interessados deverão efetuar inscrição prévia por meio do link www. casadashistoriasdesalvador. com. br/seminario/

22. A proposta do evento é apresentar o conceito do espaço aos soteropolitanos para que a Casa das Histórias seja construída de forma colaborativa. Deverão participar do seminário pesquisadores, estudantes, acadêmicos e atores sociais de diversos segmentos.

23. Após o seminário, o público receberá um questionário para contar sobre qual seu conhecimento sobre a cidade e de que forma gostaria de contribuir no processo de mapeamento do repertório que será abordado no espaço. 

24. A ideia é que com base das respostas coletadas por meio deste questionário e da demonstração de interesse do público, sejam realizados posteriormente workshops temáticos, seminários com grupos focais e entrevistas para discutir temas estratégicos que serão trabalhados na casa.