Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MINISTÉRIO DA SAÚDE DETERMINA VACINAR VELHINHOS 70 ANOS COM 3ª DOSE

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, o reforço vale para quem tomou qualquer vacina usada na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19
27/08/2021 às 07:27
  1. Um reforço na imunização contra a Covid-19 para idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos a partir da segunda quinzena de setembro. Essa é a nova recomendação do Ministério da Saúde para a campanha de vacinação para enfrentamento da pandemia anunciada desde a última quarta-feira (25).

2. A dose de reforço será orientada para pessoas imunossuprimidas que tomaram a segunda dose (ou dose única) há pelo menos 28 dias. Além disso, a recomendação do Ministério da Saúde é que idosos, acima de 70 anos, que completaram o ciclo vacinal há 6 meses, também recebam mais uma dose de vacinas Covid-19.

3. De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, o reforço vale para quem tomou qualquer vacina usada na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 e será realizado, preferencialmente, com uma dose da Pfizer/BioNTech. Na falta desse imunizante, a alternativa deverá ser feita com as vacinas de vetor viral, Janssen ou Astazeneca.

4. A nova etapa da vacinação foi definida após reunião entre o Ministério da Saúde, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A reunião aconteceu em conjunto com a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CETAI).

5. As pessoas imunossuprimidas estão entre os grupos prioritários desde o começo da campanha de vacinação, definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Os detalhes sobre esse público-alvo e quem pode ser vacinado estão no PNO, a partir da página 36.

5. Além do reforço na imunização, o Ministério da Saúde anunciou ainda a redução do intervalo entre as doses da Pfizer e Astrazeneca de 12 para 8 semanas. A previsão é que essa atualização também seja feita a partir da segunda quinzena de setembro.

6. A diminuição do intervalo estava em estudo pela Câmara Técnica e se torna possível após a vacinação, com a primeira dose, de grande parte da população brasileira acima de 18 anos - até agora, 77% do público-alvo já começou o ciclo vacinal.

7. Para orientar os gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre as novas recomendações, o Ministério da Saúde trabalha em uma Nota Técnica que será divulgada em breve.

8. Com a campanha de vacinação em ritmo cada vez mais acelerado, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 223,6 milhões de doses de vacinas Covid-19 para todo o Brasil. Até agora, a primeira dose já chegou para mais de 123,9 milhões de brasileiros acima de 18 anos - 77% do público-alvo. Mais de 123,9 milhões de pessoas já completaram o ciclo vacinal ou tomaram a dose única, o que representa 34,8% do público-alvo. 

9. O Brasil ocupa o 4º lugar em número de vacinados com pelo menos uma dose e de pessoas completamente vacinadas entre todos os países do mundo.

10. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.018 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,08%) e 894 recuperados (+0,08%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (27) também registra 29 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.218.650 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.188.884 já são considerados recuperados, 3.387 encontram-se ativos e 26.379 tiveram óbito confirmado.

11. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.492.806 casos descartados e 231.331 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 51.815 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

12. Com 8.625.110 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 77,7% da população adulta (18 anos ou mais) estimada em 11.087.169. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

13. Para homenagear o Dia Nacional do Voluntariado (28), pela primeira vez, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) promoveu uma campanha interna com colaboradores para doação de sangue. A ação aconteceu nos dias 26 e 27 de agosto em parceria com o Hospital São Rafael.

14. “Essa é mais uma ação que precisa ser incentivada. O banco de sangue está em baixa, e as pessoas precisam da doação de cada um. O que a Limpurb faz é contribuir para a cidade e motivar a população”, pontua o presidente do órgão, Omar Gordilho.

15. Participar da ação foi motivo de alegria para a secretária da Gerência de Operações, Lorena Gomes. “Desde cedo compreendi a importância de ser uma doadora, pois o meu pai é transplantado dos rins. Doar sangue era a parte que faltava dessa minha vontade em poder retribuir aos outros o bem que fizeram ao meu pai. Fiquei extremamente feliz quando fui informada desta ação da Limpurb e poder fazer parte disso foi, sem dúvidas, muito especial pra mim!”, comentou.

16.  Para ajudar na campanha de mobilização emergencial de doação de sangue, o Hospital São Rafael disponibiliza transporte gratuito aos doadores. São oferecidos táxis para uma a quatro pessoas e vans para grupos de 12. Para solicitar o transporte, o doador deve entrar em contato pelo tel. (71) 99718-8708. A instituição segue rigorosamente todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 e mantém boas práticas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus.