Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COVID: LACEN DETECTA NA BAHIA TRÊS AMOSTRAS VARIANTE DELTA E UMA BETA

Ministério da Saúde já anunciou terceira dose para setembro entre 70 e 80 anos de idade
26/08/2021 às 10:11
   1. O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou nesta quinta-feira (26), por meio de sequenciamento genético, três amostras da variante indiana da Covid-19 (Delta) e uma sul-africana (Beta) no estado. 

2. A medida será pauta da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) prevista para esta sexta-feira (27), que é uma instância deliberativa do SUS que reúne representantes dos 417 municípios.

3. De acordo com a secretária estadual da Saúde em exercício, Tereza Paim, “281 municípios se enquadram nesta característica, sendo que a imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca”, afirma. A dose de reforço está estimada para um público superior a 950 mil baianos, e a ação será destinada a todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para pessoas acima de 70 anos vacinadas há 6 meses.

4. Como medida de contenção, a Sesab fará ainda o rastreamento por meio de teste de antígeno e RT-PCR nas regiões onde foram detectadas as variantes. Todos os pacientes internados nas UTIs com Covid-19 terão amostras colhidas e sequenciadas para identificação do tipo da variante. “É preciso que os municípios acelerem a vacinação para impedir o avanço de novas cepas, bem como manter o distanciamento social, higienizar frequentemente as mãos e continuar usando máscara”, ressalta Tereza Paim.

5. A secretária explica ainda que, apesar da detecção dessas variantes, a Gamma (antiga P.1, originária em Manaus) ainda é responsável por quase 80% das infecções no estado. “Dois tripulantes de um navio com bandeira estrangeira testaram positivo para a variante Delta e Beta, porém, neste caso, a embarcação estava em isolamento, impossibilitando contactantes. Já as duas outras amostras foram detectadas em pacientes residentes nos municípios de Feira de Santana e Vereda”, afirma Tereza Paim.

6. Reconhecido como a 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, o Lacen-BA analisou amostras de mais de 150 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde. Em 11 meses, o Lacen-BA já realizou 520 exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19

7. A escolha das amostras para o sequenciamento foi baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos.
                                           *****
8. . Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.086 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,09%) e 832 recuperados (+0,07%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (26) também registra 18 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. 

9. Dos 1.217.632 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.187.990 já são considerados recuperados, 3.292 encontram-se ativos e 26.350 tiveram óbito confirmado.

10. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.490.242 casos descartados e 231.634 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. 

11. Na Bahia, 51.790 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

12. Com 8.539.785 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 77% da população adulta (18 anos ou mais) estimada em 11.087.169. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

13. O Governo do Estado publica, no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (27), a nomeação de 73 novos profissionais para a rede estadual de ensino – entre 60 professores e 13 coordenadores pedagógicos, todos aprovados em concurso público (Edital Saeb/02/2017).

14. Os decretos vão nomear professores e coordenadores padrão P – grau III, para o quadro de pessoal da Secretaria da Educação (SEC). Os nomeados poderão tomar posse imediatamente: o grupo precisa comparecer à sede da SEC, na capital, ou ao Núcleo Territorial de Ensino (NTE) de acordo com o local onde vão atuar, no prazo máximo de 30 dias.

15. Com este quantitativo, o certame totaliza 2.690 docentes e 665 coordenadores nomeados. Lançado em 2017, o concurso público terá professores e coordenadores pedagógicos atuando em Salvador e outros 26 municípios, nas disciplinas de Biologia, Física, Geografia, Filosofia, História, Inglês, Português, Matemática, Sociologia, Arte e Educação física.

16. A linha 0916 – Rio das Pedras x Curralinho/Stiep terá novo itinerário a partir desta quinta-feira (26), dando atendimento à Rua Leopoldo Miguez, no Stiep. Mesmo com a inclusão do novo trecho, não há mudanças nos demais locais que já eram atendidos pela linha, que incluem a estação de metrô Imbuí, Avenida Jorge Amado, Estrada do Curralinho, Stiep e Costa Azul.

17. Além da mudança no itinerário, o atendimento, que era feito com um micro-ônibus, passará a utilizar um veículo regular da empresa OTTrans. A linha será circular e fará, em média, 15 viagens em dias úteis.

18. Agentes de trânsito e transporte da Secretaria de Mobilidade (Semob) farão o acompanhamento da linha nos primeiros dias, monitorando a demanda de usuários e realizando possíveis ajustes que se mostrarem necessários.

19. Neste sábado (28), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Lauro de Freitas leva a campanha de vacinação antirrábica para as localidades do Largo de Arcanja (Pitangueiras), Praça das Corujas (Buraquinho), Parque Ecológico e primeira portaria de Vilas (Vilas do Atlântico). A imunização de cães e gatos contra a raiva será realizada das 8h às 14h.

20. A campanha foi iniciada no último sábado (21) e vai seguir de forma escalonada, sempre aos sábados, até o dia 18 de setembro, em diversos pontos de imunização. A meta de vacinação no município é atingir aproximadamente 10 mil animais domésticos. O CCZ já vacinou 1.819 pets, somente no primeiro dia da ação.

21. Donos de cães ou gatos que desejem outras informações sobre a campanha podem tirar dúvidas através do WhatsApp do CCZ de Lauro de Freitas: 071 99608-9407.

22. A raiva é considerada uma zoonose fatal e de fácil transmissão. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) com evolução de forma rápida.