Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA TEM QUEDA NO NÚMERO DE INFECTADOS ATIVOS E SESAB APONTA 3.274

Dos 1.215.040 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.185.479 já são considerados recuperados, 3.274 encontram-se ativos e 26.287 tiveram óbito confirmado.
23/08/2021 às 10:06
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 350 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 573 recuperados (+0,05%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (23) também registra 11 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.215.040 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.185.479 já são considerados recuperados, 3.274 encontram-se ativos e 26.287 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.483.572 casos descartados e 231.215 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 51.738 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. Com 8.222.542 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 74,1% da população adulta (18 anos ou mais) estimada em 11.087.169. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

3. O Brasil registrou 370 mortes por Covid-19 nesta segunda-feira. Assim, o país chega a 574.944 vidas perdidas para o coronavírus no total. A média móvel de mortes foi de 766 óbitos, uma redução de 15% em comparação com o cálculo de duas semanas atrás, o que demonstra tendência de estabilidade. Pelo terceiro dia seguido, o índice ficou abaixo de 800, o que não ocorria desde 7 de janeiro.

4. Os dados são do consórcio formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo e reúne informações das secretarias estaduais de Saúde divulgadas diariamente até as 20h.

5. Foram registrados também 15.364 novos casos da doença em território nacional, elevando para 20.583.286 o total de pessoas que já se contaminaram com o vírus. A média móvel foi de 29.186 diagnósticos positivos, uma redução de 10% em comparação ao índice de 14 dias atrás, o que demonstra tendência de estabilidade.

6. Lauro de Freitas iniciou o ciclo vacinal de jovens com idade a partir de 19 anos nesta segunda-feira (23). No total, 6.962 munícipes receberam a primeira dose de proteção e a cidade superou 85% do público-alvo desta etapa da estratégia de vacinação (grupo formado por pessoas a partir de 18 anos).

7. Durante a manhã, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (SESA) era administrar doses em pessoas a partir de 21 anos. Porém, a baixa adesão do público, que resultou em pontos de vacinação vazios e movimentação tranquila, fez com que a pasta diminuísse a idade do público para 20 anos e, logo em seguida, para 19 anos.

8. Em Portão, o clima foi de amor e esperança para o casal formado pelos estudantes Luana Santos, 22, e Railan Barbosa, 21. Juntos há mais de três anos, os jovens relataram que esse foi um dos momentos mais marcantes da relação. “Foi um momento indescritível! De parceria, cuidado e esperança em dias melhores. O nosso desejo é de que todos tomem logo a vacina para essa situação melhorar”, disse Luana.

9. A expectativa para a vacina do barbeiro Silas Ferreira, 21, mobilizou toda a família. Ele era o único a ser protegido em seu lar e estava contando os dias para o grande momento. “Achei que fosse demorar, mas foi mais rápido do que eu esperava. Ainda bem que aqui em Lauro é chegou, vacinou. Sem longas filas. Agora é continuar me protegendo e aguardar a segunda dose”, disse o jovem, no Ginásio de Esportes do Aracuí.

10. Aguardando ansiosamente a sua faixa etária ser contemplada, o estudante Samuel Alconso, de 20 anos, abandonou as aulas remotas do curso de Farmácia para garantir a sua dose de esperança. Ele ativou a notificação para receber em primeira mão as informações sobre a vacinação no município e, assim que soube da atualização para a sua idade, correu para o ponto localizado na Unime, no Centro. “Eu pedi licença ao professor e vim correndo tomar a minha vacina! A expectativa era grande e eu não poderia deixar para depois”, afirmou.

11. Nesta terça-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) retoma a aplicação da segunda dose das vacinas Astrazeneca, Coronavac e Pfizer, das 8h às 16h.

12. A aplicação da segunda dose da Astrazeneca com aprazamento até o dia 26/08 será realizada no drive-thru montado no Ginásio de Esportes do Aracuí (Rua dos Vereadores) e da Coronavac com data marcada também para 26/08, nos drive-thrus do Terminal Rodoviário de Portão e da Escola Esfinge, em Areia Branca. O reforço da Pfizer com aprazamento até 03/09 será realizado no drive da UNIME, localizado na Avenida Luiz Tarquínio.

13. Uma das propostas desenhadas pela Apae Salvador em torno da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2021, que acontece entre os dias 21 e 28 de agosto, é falar sobre políticas públicas e como elas estão sendo colocadas em prática.

14. Para enriquecer o debate, a entidade convidou a secretária Nacional de Assistência Social/SNAS, Maria Yvelônia Barbosa, e o diretor do Departamento de Benefícios Assistenciais, André Veras, para integrarem a mesa interativa As atualizações do BPC e a implementação do auxílio Brasil. O evento virtual será realizado na próxima quarta-feira, 25 de agosto, a partir das 15h, no canal da Apae Salvador no Youtube.

15. Chamado de Auxílio Brasil, o novo programa social que pretende substituir o Bolsa Família tem três modalidades de benefício básico: para primeira infância, para famílias com jovens de até 21 anos de idade e para a complementação para famílias que não conseguirem sair da extrema pobreza mesmo após receber os benefícios anteriores. 

16. Já o Benefício de Prestação Continuada – BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.

17. A Porto Seguro inova mais uma vez e passa a conceder condições especiais para quem se vacinar contra a Covid-19 e aderir ao Vida do Seu Jeito, seguro de vida personalizável que permite a contratação de coberturas variadas de maneira independente. 

18. Inédita no mercado segurador brasileiro, aaçãoé válida para novas contratações realizadas até o dia 31 de dezembro deste ano. Com isso, todos os clientes que aderirem ao produto no período e que já foram comprovadamente vacinados com um dos imunizantes aprovados pela Anvisa terão desconto no valor do prêmio do primeiro ano de vigência do seguro.

19. Quem comprovadamente completar o ciclo de vacinas (duas doses para as vacinas que assim exigem ou dose única) terá desconto de 10% na contratação do novo seguro de vida. Aqueles que tiverem o ciclo incompleto de vacinas (uma dose para as vacinas que necessitam de duas doses) contarão com desconto de 5%. 

20. Quando o cliente completar o ciclo de vacinação, poderá solicitar a complementação do desconto de 10% para as parcelas ainda faltantes no primeiro ano do seguro de vida.