Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MS JÁ DISTRIBUIU 215 MILHÕES VACINAS E SALVADOR VACINA DE 12 A 17 ANOS

Até ex-ministros do STF querem dar pitaço na atuação do Senado sugerindo o que pode e o que não pode.
21/08/2021 às 12:41
   1. Depois do sucesso da vacinação da turma de 18 anos, a Prefeitura de Salvador não vacinará contra a Covid no domingo. É provável que, na próxima semana, se inicia a vacinação dos grupos entre 12 e 17 anos de idade, com comorbidades (já cadastrados) e sem comorbidades (em cadastramento). Estes últimos dependem de uma autorização do Ministério da Saúde. 

2. Controle de qualidade rígido, checagem dos frascos, análise de temperatura, planejamento de voos: cada vacina Covid-19 que chega nos braços dos brasileiros é fruto de um processo complexo de distribuição, coordenado pelo Ministério da Saúde. Em quase oito meses de campanha, essa operação logística já levou mais de 215 milhões de doses para todos os estados e Distrito Federal e já vacinou mais de 120 milhões de pessoas com a primeira dose.

3. Nos últimos meses, o trabalho das equipes do Ministério da Saúde, como os técnicos do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e do Departamento de Logística, se intensificou para garantir que as vacinas cheguem com agilidade a todas as unidades da Federação dentro dos parâmetros de qualidade, em uma campanha com desafios diferentes de todas as outras já feitas na história do País.

4. “Essa é a principal política pública de enfrentamento da pandemia: a vacinação. Já distribuímos mais de 215 milhões de doses. Isso acontece por toda essa logística, que é complexa, mas tem sido feita com eficiência para que toda a população receba as vacinas, é nosso dever”, afirmou o ministro durante visita ao Centro de Distribuição de Insumos Estratégicos de Saúde, do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).

5. São várias etapas a partir do momento em que os laboratórios entregam os lotes de vacinas, conduzidas no menor tempo possível, para garantir que a imunização avance cada vez mais rápido. Acompanhe ainda as doses que já estão no Ministério da Saúde e seguem em processo de liberação dos lotes. O painel está disponível para acesso no LocalizaSUS.

6. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1006 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 887 recuperados (+0,1%). O boletim epidemiológico deste sábado (21) também registra 20 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.214.324 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.184.398 já são considerados recuperados, 3.666 encontram-se ativos e 26.260 tiveram óbito confirmado.

7. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.481.394 casos descartados e 231.326 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 51.726 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

8. Com 7.843.726 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 3.328.538 receberam também a segunda aplicação, e mais 253.435 vacinados com o imunizante de dose única, até as 16 horas deste sábado, a Bahia já vacinou 73,03% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.087.169) com, pelo menos, a primeira dose ou com a vacina de dose única. 

9. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

10. Fórum Nacional de Governadores confirmou para a próxima segunda-feira, 21, às 10h, em Brasília, reunião para debater maneiras de garantir e melhorar a relação entre os Poderes Executivo e Judiciário.

11. Até agora, 24 governadores já confirmaram presença. Para Brasília, devem vir pessoalmente apenas o governador do Piauí, Wellington Dias, e o governador de Rondônia, Marcos Rocha, que serão recebidos pelo anfitrião Ibaneis Rocha. Os demais participarão de maneira remota. Apenas os governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, do Paraná, Ratinho Júnior, e do Tocantins, Mauro Carlesse, não confirmaram presença no encontro até o momento.

12. Vão baixar o ICMS dos combustíveis que é melhor para o país.

13. A propósito, está bombando nas redes sociais o video do deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) falando do ICMS tamanho G na Bahia para os combustíveis.

14. A Prefeitura de Salvador deve realizar na próxima quinta-feira (26) um evento-teste marca a retomada do entretenimento na Bahia após mais de um ano e meio de suspensão da atividade. O evento acontecerá no estacionamento do Centro de Convenções para 500 convidados. 

15. De acordo com a ABRAPE - Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, o setor de eventos movimenta R$ 4 bilhões de arrecadação de impostos por ano. São mais de 5,2 mil empresas ligadas ao setor e mais de 7,8 mil empregos diretos gerados. 

16. O vereador Joceval Rodrigues (Cidadania) destaca que a iniciativa será importante para garantir a retomada econômica na cidade, gerando mais emprego e renda para os cidadãos da capital baiana. O edil declarou ainda que espera que os Executivos municipal e estadual estejam alinhados para a retomada sadia da atividade. 

17. “Salvador é uma cidade vocacionada economicamente para o setor de serviços. Com o evento-teste poderemos pensar e organizar para um futuro breve a retomada do entretenimento de forma segura. Isso vai fortalecer a economia local, gerando renda aguçando a arrecadação e, principalmente, cuidando das famílias que dependem desses eventos. Espero que a prefeitura, governo do estado e prefeitura estejam juntos neste novo momento de projeção da Bahia.”, afirmou o parlamentar. 

18. Até ex-ministros do STF querem dar pitaço na atuação do Senado sugerindo o que pode e o que não pode.

19. O cantor Sérgio Reis se arrependeu das declarações contra o STF e pediu desculpas em nota publicada pela imprensa nacional. Mas, disse que está firme com apoio ao presidente Bolsonaro.

20. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza, até o próximo dia 26, a consulta pública do Documento Curricular Referencial Bahia (DCRB) do Ensino Médio. No Portal da Educação (http://dcrb.educacao.ba.gov.br/), a comunidade tem acesso ao documento e pode fazer suas contribuições através de formulários virtuais.

21.  O objetivo é aprimorar e qualificar ainda mais o DCRB do Ensino Médio, assegurar a transparência, a legitimidade e a participação dos interessados no processo.

22. A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito falou sobre a importância da construção do DCRB, a partir do texto-base, por meio da consulta pública. 

23. “A Bahia já tem o seu DCRB da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, que foi homologado no final de 2019, e agora a gente dá mais um passo importante, que é o volume que trata da etapa do Ensino Médio e suas diversas ofertas e modalidades. Este é um momento importante para a construção do documento, mas o currículo acontece na escola, observando a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) como também o nosso território”.

24. A APLB perdeu credibilidade junto aos professores diante do movimento que organizou na volta às aulas da rede pública estadual. A SEC não deu ouvidos a APLB e retomou às aulas semipresenciais. Rui Oliveira, da APLB, só fez gastar sola de sapato em ir a encontros na Sec/Serin.

25. As praias do Porto da Barra e o do Farol da Barra lotaram neste sábado de sol. Não houve eventos, mas, mais de 1 mil pessoas em cada.