Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DA COVID JÁ MATOU 26.226 BAIANOS DURANTE TODO PERÍODO

Dos 1.212.603 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.182.709 já são considerados recuperados, 3.668 encontram-se ativos e 26.226 tiveram óbito confirmado
19/08/2021 às 10:31
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 978 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 937 recuperados (+0,1%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (19) também registra 27 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. 

2. Dos 1.212.603 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.182.709 já são considerados recuperados, 3.668 encontram-se ativos e 26.226 tiveram óbito confirmado

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.476.751 casos descartados e 231.036 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. 

4. Na Bahia, 51.690 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

5. Com 7.673.837 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 3.231.402receberam também a segunda aplicação, e mais 253.442 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas desta quinta-feira, a Bahia já vacinou 71,4% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.087.169) com, pelo menos, a primeira dose ou com a vacina de dose única. 

6. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
                                             *****
7. “Você fez parte dessa história”. A frase estampada no balão decorativo colocado na área próxima à entrada da UTI Covid resumiu o sentimento de gratidão do Hospital do Subúrbio (HS) a todos os profissionais atuantes nas suas unidades de terapia intensiva Covid (Hospital de Campanha e UTI4), que trabalharam e permanecem trabalhando no enfrentamento à doença.

8. Junto a um banner, exibindo uma mensagem de reconhecimento à dedicação de quem uniu esforços no combate à pandemia, um painel com as palavras “Amor”, “Gratidão”, “Esperança” também mostrava fotos das equipes e cartas de pacientes e familiares descrevendo como o trabalho dos profissionais marcou para sempre as suas vidas.

9. O cenário descrito representa a homenagem realizada pelo HS, na semana de 09 a 13 de agosto, como forma de prestigiar profissionais de diferentes áreas que estiveram na assistência direta a pacientes infectados pela Covid-19 internados em leitos de terapia intensiva. A ação contou, ainda, com a projeção de um vídeo composto por dezenas de fotos de profissionais, tiradas pelas próprias equipes com seus celulares.

10. Durante a homenagem, alguns profissionais se emocionaram e aproveitaram o momento para confraternizar com os colegas. Outros agradeceram pelo tempo de aprendizado e convivência, em clima de despedida devido à proximidade do encerramento de suas atividades no hospital, já que no período crítico da pandemia houve um reforço nas equipes com a contratação de novos profissionais.

11. “Conseguimos alcançar, na ação, todas as equipes da terapia intensiva Covid. Elas reviveram momentos e se sentiram vitoriosas, com a sensação de dever cumprido”, conta a enfermeira de referência da UTI Covid, Larissa Batista. Todos foram convidados a assinar os seus nomes no banner comemorativo, como um ato simbólico de registro da sua participação e contribuição em um período marcante da história do HS e, por que não dizer, de toda a humanidade.

12. A Prefeitura realiza nesta sexta-feira (20), das 8h às 16h, um mutirão da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Para otimizar a administração, foi montado um esquema com pontos exclusivos para aplicação da CoronaVac, Oxford e Pfizer. A aplicação da primeira dose estará suspensa amanhã.

13. 2ª DOSE OXFORD – 8h às 16h
As pessoas que estão com a data de reforço da vacina da Oxford programada para até o dia 26 de agosto podem procurar os pontos de imunização.
Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Faculdade Universo (Avenida ACM), FBDC Cabula, Vila Militar (Dendezeiros) e Estádio Manoel Barradas (Barradão).

14. Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Santa Luzia, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Vista Alegre, USF Colinas de Periperi, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Pirajá, Barradão (Canabrava) e USF Vila Nova de Pituaçu.

15. 2ª DOSE CORONAVAC – 8h às 16h
Serão imunizados todos os cidadãos que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da CoronaVac programada para até o dia 22 de agosto.
Drive-thru: Uninassau.
Pontos fixos: USF Curralinho, USF Tubarão e USF Cajazeiras V.

16. 2ª DOSE PFIZER – 8h às 16h
Podem procurar os postos as pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Pfizer programada para até o dia 26 de agosto.

17. Drive-thrus: Shopping Bela Vista, Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Shopping da Bahia, Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), Parque de Exposições (Paralela), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), FBDC Brotas, Unijorge (Paralela), Arena Fonte Nova (Nazaré) e Universidade Católica do Salvador (Pituaçu).

18. Pontos fixos: USF Plataforma, Unijorge (Paralela), FBDC Brotas, USF Sérgio Arouca (Paripe), USF Cajazeiras X, Parque de Exposições (Paralela), USF Vale do Matatu, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), UBS Eduardo Mamede (Mussurunga), CSU Pernambués, Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros), USF Federação e Universidade Católica do Salvador (Pituaçu).

19. As empresas interessadas têm até esta quinta-feira (19) para apresentar manifestações de interesse em prestar consultoria especializada para elaboração do Plano de Geração de Trabalho e Renda, Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização da Bacia do Rio Mané Dendê (Novo Mané Dendê), no Subúrbio Ferroviário de Salvador. 

20. As ações são coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e o edital pode ser acessado através do link www. novomanedende. salvador. ba. gov. br/ index.php/ licitacoes2/ manifestacoes-de-interesse.

21. “Lançamos esta proposta para contratação de uma empresa para traçar um diagnóstico da comunidade, identificar potencialidades econômicas e estimular, através da profissionalização, o empreendedorismo de forma produtiva e, ao mesmo tempo, sustentável”, destaca o titular da Seinfra, Luiz Carlos de Souza.

22. As empresas que forem consideradas aptas para realizar as ações de capacitação e assistência técnica para cooperativas de resíduos sólidos terão que provar que dominam os critérios citados. Encerrada a fase de manifestação, abre-se a etapa de habilitação. 

23. Nesta segunda fase, serão apresentadas as propostas e o valor para implantação deste trabalho. Então, quem oferecer o melhor preço e a melhor técnica, vence a disputa. Todo o processo deve durar algo em torno de um mês.