Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMERO DE INFECTADOS VOLTA A CAIR NA BAHIA E ATINGE 3.823 CASOS

Jovens em todo estado estão sendo vacinados
16/08/2021 às 19:08
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 320 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,0%) e 703 recuperados (+0,1%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (16) também registra 23 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.209.749 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.179.775 já são considerados recuperados, 3.823 encontram-se ativos e 26.151 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.471.448 casos descartados e 228.516 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira.

3. Na Bahia, 51.650 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

4. Com 7.354.313 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 3.113.910 receberam também a segunda aplicação, e mais 252.882 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas desta segunda-feira, a Bahia já vacinou 68,6% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.084.666) com, pelo menos, a primeira dose ou com a vacina de dose única. 

5. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao

6. A Bahia receberá duas remessas de vacinas contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (16). A primeira, com 95.940 doses de imunizantes produzidos pela Pfizer/BioNtech, chegará em um voo comercial com horário de pouso no aeroporto de Salvador marcado para 15h. A outra, com 187.250 doses da Oxford/AstraZeneca, tem previsão de chegada em um voo com aterrisagem agendada para 19h05. Os imunizantes serão destinados para a primeira e segunda aplicações.

7. As doses devem começar a ser enviadas para as regionais de saúde, de onde serão encaminhadas para os municípios após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado.

8. Com as cargas desta segunda-feira, a Bahia chegará ao total de 13.577.758 doses de vacinas recebidas, sendo 4.565.798 da Coronavac; 6.338.830 da Oxford/AstraZeneca; 2.412.030 da Pfizer e 261.100 da Janssen.

9. Salvador avança ainda mais na vacinação contra a Covid-19 e, nesta segunda-feira (16), já começa a imunizar as pessoas com 21 anos ou mais. E é justamente o público mais jovem que tem preocupado a Prefeitura: de acordo com a estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), cerca de 95 mil pessoas entre 22 e 39 anos, já habilitadas para a primeira dose, ainda não compareceram aos pontos de vacinação da capital baiana.

10. Quem tem ido aos postos ressalta a importância da imunização para que a população consiga afastar de vez o cenário provocado pelo coronavírus. “Foi algo que durou muito tempo e essa primeira dose é aquele suspiro final para vencer a pandemia”, declarou Emily Oliveira, de 24 anos, que foi ao drive-thru situado na Arena Fonte Nova. 

11. A estudante de Psicologia conta que vem seguindo todos os protocolos desde o início da pandemia, e que só saía de casa para ir ao mercado, o que considerava o melhor passeio durante o isolamento.

12. Aproveitando a carona amiga de Emily, o técnico de refrigeração Rodrigo Batista, também de 24 anos, contou que, em um ano e cinco meses de convivência com a Covid-19, perdeu amigos da mesma faixa etária e familiares que não seguiram os protocolos adequados. “Eu quis logo me vacinar para não passar de novo por tudo isso que passei e vi muitos passando. A conscientização é importante, todos devem buscar a vacina”.

13. Aos 23 anos, a cabeleireira Renata Conceição foi acompanhada dos pais ao posto de vacinação. “A vacina não previne só a mim, mas também ao próximo, minha família principalmente. Eu estava ansiosa para chegar meu dia e desejo que todos venham se vacinar para que tudo volte ao normal. Sinto muita falta da vida antes da pandemia”, relatou.

14. A técnica de enfermagem Andrea Santos, que atua no drive-thru da Arena Fonte Nova, fez questão de convocar os jovens a irem se vacinar, pois isso garante uma estabilidade à situação da Covid-19. “Temos que conseguir atingir uma maior porcentagem de pessoas vacinadas para diminuir os contaminados e a vida normalizar. Peço isso todo dia”, disse.

15. Devido à baixa adesão, a Prefeitura tem adotado estratégias para tentar engajar o público na vacinação, a exemplo dos conteúdos publicados nas redes sociais. O diretor de Comunicação Digital da Prefeitura, PV Bispo, explicou que a estratégia segue a mesma linha adotada desde o início da pandemia: buscar uma comunicação relevante para cada público.

16. “A cada idade buscamos informações nas redes sobre o que falam a respeito daquele público. A partir das referências encontradas, usamos assuntos como músicas e objetos para engajar mais pessoas na campanha”.

17. Além disso, Bispo reforça que as postagens têm o objetivo de reforçar a informação de que vacinar é importante. “Não só por você, mas por sua família, porque não adianta dizer que não vai vacinar por não gostar da vacina. Se você faz isso, atrapalha todo mundo”, concluiu.

18. Além das redes sociais, há também ação de busca ativa, promovida pela SMS, com mensagens de texto encaminhadas para o celular desses indivíduos alertando sobre a importância da vacinação. Além disso, agentes comunitários e de combate às endemias estão realizando visitas domiciliares para convocação do público.

19. “Nossas equipes estão empenhando inúmeros esforços para que as pessoas compareçam aos postos para tomar a dose da vacina. Então, estamos convocando todas as pessoas habilitadas a comparecerem aos postos para ampliarmos a cobertura vacinal na cidade”, destacou o secretário da SMS, Leo Prates.

20. O público habilitado pode conferir o nome na lista da SMS, no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . Caso o nome não esteja na lista, é necessário fazer o recadastramento do cartão SUS, disponível no site recadastramento. saude. salvador. ba. gov. br, ou através das Prefeituras-Bairro, mediante agendamento prévio através do aplicativo Fala Cidadão, site Hora Marcada (horamarcada. salvador. ba. gov. br) ou Whatsapp – Assistente Virtual Jana, no número (71) 98392-3927.