Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR COMEÇA VACINAR TURMA 21 ANOS SEGUNDA E 18 ATÉ FIM DE SEMANA

Caldas do Jorro lotou no final de semana último como há muito tempo não se via
15/08/2021 às 19:54
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 551 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,0%) e 584 recuperados (+0,0%). O boletim epidemiológico deste domingo (15) também registra 10 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. 

2. Dos 1.209.429 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.179.072 já são considerados recuperados, 4.229 encontram-se ativos e 26.128 tiveram óbito confirmado.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.470.805 casos descartados e 228.659 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 51.648 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

4. Com 7.267.324 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 3.077.244 receberam também a segunda aplicação, e mais 252.580 vacinados com o imunizante de dose única, até as 16 horas deste domingo, a Bahia já vacinou 67,84% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.084.666) com, pelo menos, a primeira dose ou com a vacina de dose única.

5.  A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

6. Salvador começa a imunizar contra a Covid-19 os jovens com 21 anos na tarde desta segunda-feira, 16. Das 13h às 16h serão imunizados os nascidos até 16 de dezembro de 1999. Em seguida, das 17h às 21h serão vacinados os nascidos até 16 de fevereiro de 2000.

7. Também nesta segunda-feira será iniciada, nesta segunda-feira (16), a vacinação contra a Covid-19 para as gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) que ainda não tomaram a primeira dose. A imunização acontecerá das 8h às 21h.

8. Das 8h às 12h serão imunizados com primeira dose as pessoas com 22 anos, nascidas até 16 de abril de 1999. A vacinação para demais públicos prioritários e para a segunda dose estarão suspensas. 

9. A Secretaria Municipal da Saúde orienta que, antes de ir ao posto de vacinação, as pessoas confiram se o nome está na lista disponível no site: www.saude.salvador.ba.gov.br. É necessário apresentar um documento de identidade com foto. Gestantes devem também apresentar também uma cópia impressa da prescrição médica. Já as puérperas devem apresentar cópia impressa da prescrição médica e Declaração Nascidos Vivos (DNV) ou certidão de nascimento do bebê.

10. Confira os pontos de vacinação desta segunda-feira, 16.

1ª DOSE – funcionamento das 8h às 16h

Drive-thrus: Uninassau (Avenida Magalhães Neto), Universidade Federal da Bahia - Campus Ondina, Shopping da Bahia, FBDC Brotas e FBDC Cabula.

11. Postos fixos: USF Curralinho, USF Federação, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), FBDC Brotas, USF Plataforma, USF Vista Alegre, UBS Pirajá, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), FBDC Cabula, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras X e UBS Eduardo Mamede (Mussurunga).

1ª DOSE – funcionamento das 8h às 21h

12. Drive-thrus: Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), 5º Centro de Saúde (Barris), Faculdade Universo (Avenida ACM), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Arena Fonte Nova (Nazaré), Shopping Bela Vista, Vila Militar (Dendezeiros) e Unijorge (Paralela).

Postos fixos: Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), 5º Centro de Saúde (Barris), UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros) e Unijorge (Paralela).

13. GESTANTES E PUÉRPERAS

OBS: Está suspensa a vacinação para gestantes e puérperas com os imunizantes Oxford/Astrazeneca e Janssen. 

Pontos de vacinação para gestantes e puérperas - das 8h às 16h:
Pontos fixos: USF Vila Matos - Rio Vermelho (EXCLUSIVO) e USF Federação
Pontos de vacinação para gestantes e puérperas - das 8h às 21h:
Drive-thrus: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e Universidade Católica do Salvador (Pituaçu).
Ponto fixo: Universidade Católica do Salvador (Pituaçu).

14. Nesta segunda-feira (16), às 9h, o governador Rui Costa estará em Barreiras para entrega das obras de ampliação feitas para implantação da hemodinâmica e instalação do novo necrotério do Hospital do Oeste (HO). A unidade conta agora com mais 243,54 metros quadrados de área.

15. As novas instalações representam um investimento superior a R$ 2 milhões e irão beneficiar cerca de um milhão de habitantes da região que tem o Hospital do Oeste como referência, disponibilizando procedimentos relacionados à cardiologia intervencionista, a exemplo de angioplastia, cateterismo e implante de marca-passo.

16. Ainda em Barreiras, o governador vai fazer a entrega de ônibus escolares e de um caminhão-pipa. O assessor de imprensa Daniel Senna vai acompanhá-lo na agenda e estará à disposição da imprensa através do contato 71 98232-1944.

17. O que teria feito o prefeito Bruno Reis no México e em El Salvador dois lugares que têm pouca coisa a ensinar. No México, a cultura ainda se salva. E só. Em El Salvador, nem isso.

18.   O secretário de Administração do Estado da Bahia Edelvino Góes representou o governador Rui Costa na cerimônia de premiação do Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital. No evento - realizado  na noite de quinta-feira (12),  no auditório do Hotel Royal Tulip, em Brasília -  a Bahia foi um dos Estados reconhecidos como destaque por seu desempenho  no ranking divulgado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação  em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP).

19.O secretário Edelvino Góes recebeu durante a solenidade o certificado de reconhecimento pelo desempenho do Estado  em 2021. Já o certificado relativo a 2020 foi entregue ao  diretor de Infraestrutura Tecnológica e Conectividade da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), Carlos Borges.

20. Quem esteve em Caldas do Jorro no final de semana último ficou assustado com a quantidade de turistas no balneário. Abriu a porteira de vez e bares, restaurantes, hotéis, pousadas e as bicas no Jorrão e nó Jorrinho estiveram lotadas.