Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DA COVID ESTABILIZA NA BAHIA COM 4.272 PACIENTES INFECTADOS

Dos 1.208.878 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.178.488 já são considerados recuperados, 4.272 encontram-se ativos e 26.118 tiveram óbito confirmado.
14/08/2021 às 20:07
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.082 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.040 recuperados (+0,1%). O boletim epidemiológico deste sábado (14) também registra 21 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.208.878 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.178.488 já são considerados recuperados, 4.272 encontram-se ativos e 26.118 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.469.423 casos descartados e 229.210 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 51.641 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. Com 7.248.470 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 3.066.236 receberam também a segunda aplicação, e mais 252.352 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas deste sábado, a Bahia já vacinou 67,67% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.084.666) com, pelo menos, a primeira dose ou com a vacina de dose única. 

4. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

5. A noite do dia 17 de agosto será especial para a imprensa baiana e profissionais ligados ao segmento audiovisual. A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) vai celebrar seu aniversário de 91 anos com uma live em homenagem a Glauber Rocha. 

6. Com transmissão pelo Youtube da ABI, a partir de 18h30 da próxima terça-feira, o evento “O script de um gênio do cinema” abre a programação comemorativa e terá como temática os 40 anos da morte do cineasta e jornalista. Para esse primeiro encontro de uma série de quatro lives, a ABI convidou o professor, jornalista e poeta Florisvaldo Mattos e José Umberto Dias, cineasta e crítico de cinema.

7. O tema da apresentação de Mattos será "Glauber Rocha, o criador que eu conheci". Ele integrou em Salvador o grupo da chamada Geração Mapa (revista Mapa, em 1957-58), liderado pelo cineasta Glauber Rocha e integrado por nomes como João Ubaldo Ribeiro, Sante Scaldaferri, Calasans Neto e Paulo Gil Soares. Em sua exposição, o jornalista fará um relato da convivência com o amigo, tendo como base o artigo do livro "Academia dos Rebeldes e Outras Experiências Redacionais", ainda em fase editorial e a ser lançado até o final deste ano.

8. A Prefeitura de Lauro de Freitas reuniu representantes do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA) para apresentar medidas que vão otimizar os serviços prestados aos contribuintes. Além de aproximar o poder público do terceiro setor e trabalhar ações conjuntas, a Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ) anunciou ações que serão implantadas no município, como o pagamento instantâneo de débitos fiscais.

9. Segundo o secretário da pasta, Luiz Cláudio Guimarães, a reunião com o CRCBA fortalece as relações e tem o propósito de simplificar ao máximo a prestação de serviços aos contribuintes. “Ouvimos as demandas do Conselho e também estamos fazendo um trabalho em conjunto de desburocratizar serviços, com a inovação nos canais de comunicação, estabelecimento de facilidades para pagamento, atualizações cadastrais e outros” relatou.

10. Entre as novidades apresentadas pelo secretário durante a reunião estão: implantação do pagamento instantâneo de débitos fiscais através da modalidade do PIX; emissão de DAM único (Documento de Arrecadação Municipal); recadastramento imobiliário; e modernização do site da Secretaria Municipal da Fazenda. De acordo com Luiz, as facilidades ficarão disponíveis ainda este mês.

11. “Lauro de Freitas é um dos municípios que sai na frente com a possibilidade de pagamento direto com o PIX. No site da Fazenda faremos uma série de inovações, como o acesso rápido de banners e links, onde o contribuinte vai poder pegar extrato e emitir o DAM único, em que ele consegue reunir vários tributos em um só documento. 

12. O prefeito Hildécio Meireles apresentou na manhã desta quinta-feira (12) o novo secretário de turismo de Cairu, trata-se de Claudio Márcio de Jesus Brito. Ex-vereador de Cairu e empresário do ramo de embarcações. Cláudio Brito substitui Júlio Oliveira, que faleceu em junho deste ano.

13. O novo secretário se comprometeu a contribuir para o amplo desenvolvimento do setor turístico e vai ouvir a demanda do trade para, juntos, construírem soluções para o setor. Cláudio Brito é empresário da área de Turismo e possui vasta experiência em gestão, inclusive tendo títulos e destaques.

14. A bb básico foi inaugurada hoje, 13/08, no Salvador Shopping, Piso L1, com a identidade visual que sempre foi sua marca. Criada há mais de 20 anos, a bb básico conta com lojas espalhadas pelo Brasil, sempre inovando nos produtos. A loja oferece peças básicas, roupas de coleção com estampas lúdicas, moda praia, calçados, acessórios e brinquedos é destaque no segmento infantil. O colorido, a variedade, os modelos e a qualidade dos produtos são diferenciais da marca. Com peças confeccionadas em malha 100% algodão, que vestem crianças de 0 a 8 anos com praticidade, conforto e estilo.

 15. A inclusão é a mais poderosa ferramenta de leitura da vida. A partir dessa premissa, o Instituto CCR, gestor social do Grupo CCR, em parceria com Ministério do Turismo, criou o projeto Literatura Acessível, contemplado no 4º Edital de Projetos Culturais do Instituto. O projeto é uma realização do Instituto INCLUIR e foi realizado na Bahia pela CCR Metrô Bahia. Nesta semana, foram doados 150 livros multiformatos (braile, libras, audiodescrição e pictograma) para a Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas e vídeo-contações. 

16. O objetivo é que os materiais sejam utilizados pelos alunos da rede municipal da cidade, inclusive como forma de incentivo neste retorno dos estudantes às aulas presenciais.

17, A vistoria obrigatória para táxis de Salvador, iniciada na última segunda-feira (2), tem registrado baixa procura de permissionários da atividade. A Coordenação de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), ligada à Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), informa que, dos cerca de 500 taxistas esperados em uma semana, apenas 260 passaram pela inspeção.

18. “A procura ainda está muito baixa, mas a expectativa é que, com o passar do tempo, os taxistas venham fazer a vistoria, para que possam continuar a atividade garantindo a devida segurança para os usuários”, afirmou Almeida. Salvador possui, atualmente, 7.296 táxis credenciados.

19. A inspeção, que é realizada anualmente, foi suspensa em 2020 devido à pandemia. Com a reabertura das atividades econômicas, a ação foi retomada pela Semob. Para garantir a segurança dos permissionários, a inspeção é realizada apenas mediante agendamento prévio através do site agendamentomobilidade .salvador .ba .gov .br.

20. O atendimento é feito de forma escalonada, de acordo com o número do alvará do veículo, e quem ainda não compareceu pode fazer o agendamento normalmente. O processo é realizado de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, na sede da Cotae, nos Barris.