Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA JÁ RECEBEU 11.329.910 VACINAS CONTRA A COVID DO MINISTÉRIO SAÚDE

Dos 1.193.689 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.161.864 já são considerados recuperados, 6.075 encontram-se ativos e 25.750 tiveram óbito confirmado. (Dados da SESAB)
31/07/2021 às 19:33
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.396 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.543 recuperados (+0,1%). O boletim epidemiológico deste sábado (31) também registra 33 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.193.689 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.161.864 já são considerados recuperados, 6.075 encontram-se ativos e 25.750 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.440.257 casos descartados e 231.634 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. 

3. Na Bahia, 51.423 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

4. Com 6.329.978 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.546.390 receberam também a segunda aplicação, e mais 249.583 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas deste sábado, a Bahia já vacinou 59,01% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.148.781) com, pelo menos, a primeira dose. 

5. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

6. Mais 224.200 doses de vacinas contra a Covid-19 chegaram nestee sábado (31) a Salvador enviadas pelo Ministério da Saude. A carga, toda ela de Coronavac, será a segunda remessa que a Bahia receberá neste sábado. A primeira, com 270.270 doses de vacinas produzidas pela Pfizer/BioNTech, tem previsão de chegada às 9h35. A remessa da Coronavac será destinada para primeira e segunda aplicações, enquanto que a da Pfizer/BioNTech será destinada para a primeira aplicação.

7. As vacinas serão conferidas pela equipe da coordenação de imunização da Secretaria da Saúde do Estado e devem começar a ser enviadas para as regionais de saúde, de onde serão encaminhadas para os municípios ainda neste fim de semana. Elas serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

8. Com as remessas deste sábado, a Bahia chegará ao total de 11.329.910 doses de vacinas recebidas, sendo 4.033.900 da Coronavac; 5.586.900 da AstraZeneca/Oxford; 1.454.310 da Pfizer e 254.800 da Janssen.

9. Moradores de Lauro de Freitas que tenham 37 anos ou mais podem tomar a primeira dose da vacina que protege contra a Covid-19 nesta segunda-feira (02). A estratégia municipal de imunização destinou cinco drives: Terminal Rodoviário, em Portão; Colégio Municipal 2 de Julho, na Itinga; Escola Esfinge, em Areia Branca; e na Unime. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SESA) é vacinar mais quatro mil pessoas.

10. Os imunizantes serão aplicados a partir das 8h seguindo até as 16h. O secretário da Saúde, Augusto Cesar Pereira, alerta para a necessidade de tomar a vacina na data do chamamento. "Temos visto pessoas com idade bem acima indo se vacinar agora. É crucial que essas pessoas não deixem a vacina para depois, só assim conseguiremos conter a pandemia e as variantes", disse.

11. Mais de 88 mil pessoas, o que corresponde a  58% do público-alvo da vacinação contra a Covid-19 (população acima de 18 anos) já recebeu a 1ª dose da proteção. Para ser vacinado é necessário estar entre o público alvo, apresentar documento de identificação com foto, RG, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência.

12. A Justiça Federal emitiu uma Liminar nesta sexta-feira, 30, garantindo a permanência da sala da Ordem dos Advogados – Seccional de Itabuna, na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, no bairro Góes Calmon. A decisão aconteceu após a Comissão da Mulher OAB - Subseção de Itabuna ter acionado a justiça contra um comunicado da Secretaria de Segurança Pública, que teria dado o prazo até o dia 1º de agosto para a desocupação do espaço.

13. O fato causou comoção e o apoio dos profissionais da área, que conseguiram o deferimento da Justiça federal pela permanência do espaço, que há dois anos, além de ser reservado aos profissionais do direito, serve de amparo e garantia da luta contra a violação dos direitos das vítimas de toda espécie de violências.  

14. “No ano em que a Lei Maria da Penha completa 15 anos, a luta pela efetivação dos direitos e pela reparação dos efeitos devastadores da violência só se mantém acirrada. E, a Comissão da Mulher não se furtará a manter o combate contra violações que atinjam o direito da mulher e as prerrogativas dos profissionais que militam na área”, declarou a presidente da Comissão, Andréa Peixoto.

15. A Prefeitura realiza, neste domingo (1º), o Mutirão da 1ª Dose contra a Covid-19. A estratégia acontecerá exclusivamente no turno da manhã, das 8h às 12h, e contemplará as pessoas com 32 anos ou mais, nascidas até 1º de abril de 1989. A aplicação da 2ª dose dos imunizantes CoronaVac, Pfizer e Oxford, assim como a 1ª dose para os públicos prioritários, estará suspensa amanhã.

16. Antes de se dirigir ao ponto de imunização, todas as pessoas deverão obrigatoriamente conferir no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) se o nome já está habilitado para receber o imunizante. O endereço é o www. saude. salvador. ba. gov. br .

17. Confira os pontos de imunização deste domingo (1º): Drive-thrus: Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), 5º Centro de Saúde (Barris), Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Shopping da Bahia, Barradão (Canabrava), Faculdade Universo (Avenida ACM), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Arena Fonte Nova (Nazaré), Shopping Bela Vista, FBDC Cabula e Vila Militar (Dendezeiros).

18. Pontos fixos: USF Curralinho, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Federação, USF Vila Nova de Pituaçu, Barradão (Canabrava), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Plataforma, UBS Sérgio Arouca (Paripe), USF Tubarão, UBS Pirajá, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Resgate, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras X e Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros).

19. A partir desta segunda-feira (02) até o final de agosto, a TVE vai exibir uma seleção de filmes da 4ª Mostra Lugar de Mulher é No Cinema, com o objetivo de divulgar e viabilizar produções audiovisuais dirigidas ou protagonizadas por mulheres e pessoas não binárias, proporcionando diálogos, trocas de saberes e experiências sobre o papel da mulher no audiovisual. As obras vão ao ar às segundas-feiras, às 21h, e às quintas-feiras, às 21h30.

20. Idealizado pelas cineastas e produtoras Hilda Lopes Pontes, Lilih Curi e Moara Rocha, a mostra é uma ação feminista para promover a equidade de gênero, raça e classe no circuito de exibição de curtas-metragens, fomentando a sororidade entre mulheres negras, indígenas, brancas, LGBTQIA+ e com deficiência, atuantes no cinema nacional. Além, de oportunizar a interseccionalidade entre mulheres a fim de combater a discriminação de gênero, raça e classe.

21. A abertura da Mostra abordará o tema 'Negritude' com os filmes ‘Ópara de Ósun: Quando Tudo Nasce’ e ‘Filhas de Lavadeiras’. Nos próximos temas, serão exibidos alguns filmes premiados, o ‘Lôra’ com o ‘Prêmio Especial Marielle Franco’ e ‘Melhor Curta’, o ‘Toca Pra Elas’ com o ‘Prêmio de Incentivo à Realização - Roteiro Destaque’ e o ‘Paralise’ com o prêmio de ‘Melhor animação’.

22. A 4ª Mostra Lugar de Mulher é No Cinema, é uma produção contemplada pelo Prêmio de Exibição Audiovisual, com apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.