Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SOL NÃO APARECE NO 1º DOMINGO EM QUE PRAIAS DO LITORAL NORTE ABRIRAM

Número de infectados pela Covid na Bahia: 8.342 e tende a baixar
25/07/2021 às 20:11
   
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.125 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.806 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico deste domingo (25) também registra 19 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.185.439 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.151.593 já são considerados recuperados, 8.342 encontram-se ativos e 25.504 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.425.786 de casos descartados e 231.204 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 51.323 profissionais de saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 25.504, representando uma letalidade de 2,15%. Dentre os óbitos, 55,76% ocorreram no sexo masculino e 44,24% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,90% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,52%, preta com 15,30%, amarela com 0,41%, indígena com 0,15% e não há informação em 6,72% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 59,85%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,57%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                   *****
5. Com o tempo fechado, o movimento de banhistas foi tímido nas praias de Lauro de Freitas neste sábado (24). O município autorizou o acesso ao local diariamente, sem restrição de horário, em decreto publicado na sexta-feira (23), que também prevê a liberação de parques públicos e privados e outros espaços de lazer, todos os dias, das 10h às 18h, com 50% da capacidade. A medida foi adotada após redução no índice de ocupação de leitos de UTI adulto na Microrregião Leste.

6. A liberação foi motivo de alegria para as amigas, a professora Marina Sampaio, 25, e a terapeuta Lorena Piu, 30, que, mesmo sem sol, aproveitaram a manhã para contemplar o mar de Vilas do Atlântico.

7. “Resolvemos vir hoje porque a gente sabia que estaria mais vazio. A gente precisava respirar um ar puro, espairecer um pouco”, disse a terapeuta, ao folhear um livro. 

8. Marina contou que estava há mais de seis meses sem ver o mar. O momento, para ela, significa que mesmo em passos lentos, as coisas estão voltando à normalidade. “A gente percebe que a situação está melhorando, mas mesmo assim o momento ainda exige cuidados. Vamos continuar usando máscara, álcool e mantendo o distanciamento até que fique mais seguro”.

9. No caso das praias, o decreto também permite a prática de atividades esportivas individuais ou em duplas, desde que os participantes usem máscara durante todo o tempo. Vale ressaltar que ainda está proibida a prática de atividade esportiva coletiva, como o futebol, ou outras atividades que gerem contato físico. A flexibilização também beneficia os ambulantes, que agora poderão alugar guarda-sóis e comercializar alimentos e bebidas.

10. Continuam proibidos o aluguel de cadeiras ou a disponibilização pelos proprietários de barracas de praia, bem como a realização de atividades que promovam aglomerações, a exemplo de luaus ou piqueniques e o uso de instrumentos musicais ou equipamentos sonoros. As barracas de praia na condição de bares e restaurantes poderão funcionar das 9h às 22h.

11. Ao realizar o sonho de tirar uma foto com a prefeita Moema Gramacho neste sábado (24) em Vilas do Atlântico, a pequena Alice Negromonte também aproveitou o momento para questionar a gestora sobre o motivo para fechar o Parque Ecológico de Vilas. Moema explicou que o local estava temporariamente fechado por causa da pandemia, mas que em breve a menina vai poder aproveitar o espaço com a família. 

12. O novo decreto também permite o funcionamento de casas de espetáculo, salas de cinema e circo, entre outros estabelecimentos. No entanto, eventos e atividades com a presença de público superior a 200 pessoas ainda seguem suspensos no município. Mais informações em: https://www.laurodefreitas.ba.gov.br/2021/decretos.

13. O governador Rui Costa vai ao interior do estado nesta segunda-feira (26), às 9h, para entregar à população de Nova Ibiá o mercado municipal, que passou por ampla reforma. O assessor de imprensa Eudes Benício (71 99102-5306) vai acompanhar o governador e estará à disposição da imprensa na cidade.

14. A União de Proteção Animal (Upas), em parceria com a Diretoria de Bem-Estar e Proteção Animal (Dipa), ligada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu mais uma feira de adoção responsável dos gatos que estavam em uma colônia situada em Piatã.

15. O evento aconteceu na clínica Mundo Animal, localizada na Avenida Juracy Magalhães, s/n, Rio Vermelho, das 10h às 15h. Os interessados apresentaram uma cópia da identidade e comprovante de residência.

16. “A adoção responsável é uma das medidas para, juntos, conseguirmos extinguir a colônia de gatos que vivem em situação de rua em Piatã. Todos os animais foram castrados e passaram por avaliação veterinária”, explicou a diretora da Dipa, Tainara Ferreira. Os adotantes contribuirão ainda com uma taxa de R$100 para auxiliar no trabalho desenvolvido pela Upas no cuidado animal na cidade.

17. Câmara Municipal de Itabuna anuncia licitação para agência de publicidade.

18. Com o novo decreto publicado e a continuidade da flexibilização das medidas de restrição da pandemia, a CCR Metrô Bahia informa que o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas mantém o funcionamento em seu horário tradicional, das 5h às 00h. A medida tem validade até o dia 6 de agosto.

19. Uma reunião marcou oficialmente, na manhã desta sexta-feira (23), o início da articulação do centenário de falecimento de Ruy Barbosa, que ocorrerá no dia 1° de março de 2023. Para homenagear o jurista baiano, instituições da área da cultura, do direito e representantes do legislativo planejam comemorar a data com uma agenda de eventos que será proposta pelo colegiado.

20. Através da programação para a data, as entidades pretendem ampliar e disseminar o legado de Ruy na sociedade baiana. Os representantes concordaram em designar dentro de suas instituições uma comissão responsável por participar da organização do centenário, a exemplo do TJBA, que já acionou a sua Comissão de Memória.

21. No final de agosto, um novo encontro será promovido, com o objetivo de compor a coordenação executiva e apresentação das propostas de programação de cada instituição.

22. Participaram dessa primeira reunião, além de membros da diretoria da ABI, os desembargadores Regina Helena Ramos e Lidivaldo Britto, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA); Zulu Araújo, presidente da Fundação Pedro Calmon e representante da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult); o advogado e representante da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/BA), Sylvio Garcez; 

23. Luciano Chaves, pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA); o professor José Nilton Pereira, do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB); Ordep Serra, presidente da Academia de Letras da Bahia (ALB); Dina Cezar, da Santa Casa de Misericórdia; Carla Lucena, assessora da vereadora Maria Marighella, como representação da Câmara Municipal de Salvador; e Demóstenes Teixeira, representando o Tribunal de Contas dos Municípios.