Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

QUEDA DE INFECTADOS ATIVOS NA BAHIA PARA 8.857 MOSTRA DECLÍNIO COVID

Até o dia 30 deste mês, acontece a arrecadação de agasalhos, cobertores e demais itens de proteção da Campanha do Agasalho 2021
20/07/2021 às 11:55
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 654 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.923 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (20) também registra 54 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.175.267 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.141.106 já são considerados recuperados, 8.857 encontram-se ativos e 25.304 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.411.917 de casos descartados e 229.951 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça. Na Bahia, 51.231 profissionais de saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 25.304, representando uma letalidade de 2,15%. Dentre os óbitos, 55,75% ocorreram no sexo masculino e 44,25% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,91% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,50%, preta com 15,32%, amarela com 0,41%, indígena com 0,14% e não há informação em 6,72% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 59,98%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,63%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                              ******
5. As mulheres que já têm mais de 45 dias de parida devem se vacinar com a segunda dose do mesmo imunizante que tomaram ainda gestantes. Esta é a posição do Plano Nacional de Imunizações e é a recomendação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, enquanto não há estudos conclusivos acerca da eficácia e possíveis consequências da intercambialidade entre vacinas de laboratórios e tecnologias diferentes. Se a primeira dose tiver sido feita com a vacina da AstraZeneca, as mulheres devem aguardar o prazo pós parto de 45 dias para completar o esquema vacinal.

6. A imunização com vacinas da Oxford/AstraZeneca e Janssen-Cilag, de composição com vetor viral, para vacinação das gestantes e puérperas a partir de 18 anos continua suspensa. Para este público, a vacinação deverá ser realizada com as vacinas dos fabricantes Sinovac/Butantan e Pfizer/Wyeth.

7. A vacinação poderá ser realizada em qualquer trimestre da gestação e deve ser avaliada individualmente por cada paciente junto ao seu médico, para avaliação da relação risco-benefício.

8. “As gestantes e puérperas tem risco aumentado para complicações obstétricas decorrentes da Covid-19, tais como parto prematuro e óbito fetal”, explica Tereza Paim, médica neonatologista e subsecretária da Saúde do estado da Bahia.
                                              ******
9. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza, nesta quarta-feira (21), mais uma ação descentralizada da vacinação contra gripe. Dessa vez, a estratégia acontecerá na Estação de Transbordo de Pirajá, das 8h às 16h. A medida faz parte dos esforços da pasta para ampliar o acesso ao imunizante em toda cidade.

10. “Vamos implantar pontos volantes em locais com grande quantidade de circulação de pessoas para ampliar a adesão à vacinação contra influenza, minimizando assim, os riscos da disseminação do vírus da gripe na cidade”, explicou a diretora de Vigilância à Saúde Andréa Salvador.

11. Estão habilitadas a receber o imunizante as pessoas maiores de seis meses de idade que residem na cidade. Além da Estação Pirajá, a vacinação contra gripe segue disponível de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h, em unidades básicas de saúde de referência no município.

12. Antes de se dirigir aos pontos, caso tenha se imunizado contra a Covid-19, é necessário respeitar um intervalo de 14 dias para receber a dose contra a gripe. Na próxima quinta-feira (22), um ponto volante será implantado na Estação Rodoviária de Salvador.

13. Confira os postos de vacinação contra gripe em Salvador:

  Distrito Sanitário Itapuã
Unidade Básica de Saúde Itapuã - Unidade Básica de Saúde São Cristóvão

  Distrito Sanitário Pau da Lima - Unidade de Saúde da Família (USF) Canabrava - Unidade Básica de Saúde (UBS) Pires da Veiga

  Distrito Sanitário Itapagipe - Unidade Básica de Saúde (UBS) Ministro Alkimin - Unidade Básica de Saúde (UBS) Virgílio de Carvalho

  Distrito Sanitário Cabula - Unidade Básica de Saúde (UBS) Rodrigo Argolo, Unidade de Saúde da Família (USF) Estrada das Barreiras

 Distrito Sanitário Brotas - Unidade de Saúde da Família (USF) Cosme de Farias, Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Vitorino

 Distrito Sanitário Centro Histórico - Multicentro Carlos Gomes, Unidade Básica da Saúde (UBS) Pelourinho

  Distrito Sanitário Barra/ Rio Vermelho - Multicentro Adriano Pondé (Amaralina), Unidade de Saúde da Família (USF) Garcia, Unidade de Saúde da Família (USF) Menino Joel

 Distrito Sanitário Boca do Rio - Unidade de Saúde da Família (USF) Imbuí

 Distrito Sanitário Cajazeiras - Unidade de Saúde da Família (USF) Cajazeiras IV, Unidade de Saúde da Família (USF) Cajazeiras XI, Unidade de Saúde da Família (USF) Yolanda Pires, Unidade de Saúde da Família (USF) Jaguaripe
Unidade de Saúde da Família (USF) Fazenda Grande III

  Distrito Sanitário São Caetano/ Valéria - Unidade de Saúde da Família (USF) Deputado Luiz Braga, Unidade Básica de Saúde (UBS) Péricles Laranjeiras

 Distrito Sanitário Liberdade - Multicentro Liberdade, Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Conceição Santiago Imbassahy (16º Centro), Unidade de Saúde da Família (USF) San Martin III

  Distrito Sanitário Subúrbio - Unidade de Saúde da Família (USF) Beira Mangue, Unidade de Saúde da Família (USF) Alto de Coutos , Unidade Básica de Saúde (UBS) Sérgio Arouc, Unidade de Saúde da Família (USF) Itacaranha

14. O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) ampliou, a partir desta terça-feira (20.07), os trabalhos presenciais, mas as sessões do plenário e das câmaras de julgamento permanecerão sendo realizadas de forma virtual, com transmissão online. Ato assinado pelo presidente da Corte de Contas, Gildásio Penedo Filho, estabelece o funcionamento presencial de 50% do pessoal lotado nas unidades, das 8h30 às 18h, nos dias de segunda-feira a quinta-feira, e de 8h às 13h nas sextas-feiras, sendo de responsabilidade das chefias imediatas a elaboração das escalas semanais de trabalho e o seu controle.

15. A decisão possibilita ainda o acesso do público externo ao setor de Protocolo, bem como às demais unidades da sede do TCE/BA, porém, o acesso fica autorizado mediante controle pela recepção, de forma que este fique limitado a um visitante a cada unidade simultaneamente. A preferência será pelo atendimento a distância, por meio dos canais já instituídos (protocolo virtual, telefone, WhatsApp e e-mail).

16. A ampliação na retomada dos trabalhos presenciais leva em consideração a queda do fator de contágio e a melhoria nas taxas de ocupação dos leitos de UTIs e leitos clínicos demonstrados no boletim epidemiológico sobre a Covid-19, publicado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, em 18 de julho de 2021.

17. Até o dia 30 deste mês, acontece a arrecadação de agasalhos, cobertores e demais itens de proteção da Campanha do Agasalho 2021. Intitulada "O Amor Aquece”, a iniciativa da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Diretoria de Habitação, busca desativar as roupas e acessórios para doar a pessoas em situação de rua e instituições que atuam junto à população carente e em vulnerabilidade social na capital baiana. Até o momento, somente na sede da Seinfra, no Comércio, mais de mil peças de roupas foram doadas.

18. O titular da Seinfra, Luiz Carlos de Souza, afirmou que o foco são agasalhos e cobertores, mas são aceitas também outras peças de vestuário, como camisetas, calças, sapatos e chinelos em boas condições de uso. “Toda ajuda é bem-vinda. Uma dica importante é a reunião de familiares e amigos, que podem, juntos, doar de forma coletiva”, destacou.

19. Até o fim do mês, os donativos podem ser entregues, das 8h às 17h, também na sede da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), que funciona no mesmo prédio da Seinfra, na Rua da Bélgica, Edifício Roosevelt, no Comércio; nas sedes da Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), ambas na BR-324; e na Defesa Civil de Salvador (Codesal), na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).

20. Na manhã desta quarta-feira (21), às 8h30, Rui Costa faz a entrega de 21 unidades habitacionais em Paraíso Azul I, no bairro de Costa Azul, em Salvador. Na ocasião, a população recebe também a Praça Zulmira Barros, em Recanto Feliz, localidade do mesmo bairro.

21. Estas obras estão contempladas na segunda etapa do projeto que já beneficiou 718 famílias com novas moradas. Com investimento de R$24 milhões, as obras incluem outras melhorias, como redes de água e esgoto, paisagismo e reforma de praças.