Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMERO DE INFECTADOS PELA PANDEMIA NA BAHIA VOLTA A CAIR: 10.834

Dos 1.164.162 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.128.354 já são considerados recuperados, 10.834 encontram-se ativos e 24.974 tiveram óbito confirmado.
14/07/2021 às 09:10
   
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.230 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.387 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (14) também registra 64 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.164.162 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.128.354 já são considerados recuperados, 10.834 encontram-se ativos e 24.974 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.404.531 casos descartados e 232.013 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 51.378 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 24.974, representando uma letalidade de 2,15%. Dentre os óbitos, 55,76% ocorreram no sexo masculino e 44,24% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,95% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,46%, preta com 15,31%, amarela com 0,41%, indígena com 0,14% e não há informação em 6,73% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 60,12%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,69%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                               *****
5. A recuperação da BA-698, trecho que interliga a BR-101 até a sede do município de Mucuri, no extremo sul da Bahia, foi finalizada e já ajuda a região no desenvolvimento com escoamento de produção, segurança no tráfego e no transporte de pacientes. Quem celebra a conclusão da obra é o deputado estadual Marcelinho Veiga (PSB), autor da indicação atendida pelo governo Rui Costa (PT), por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra).

6. De acordo com o projeto, foram asfaltados 36 quilômetros de estrada, impulsionando a economia dos municípios da região e permitindo desenvolvimento da agricultura e pecuária. “Não só ajuda no crescimento econômico como também garante segurança das pessoas que trafegam pela BA-698. Agora, a população da região pode se locomover mais rapidamente, diminuindo o tempo de viagem para os municípios vizinhos”, sintetiza Marcelinho Veiga.

7. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), realiza um mutirão de vacinação contra a gripe até o próximo dia 21. A ação, que acontece na sede da Limpurb e garagens de empresas terceirizadas, das 9h às 16h, tem a expectativa de imunizar mais de 4,5 mil servidores e agentes de limpeza.

8. Segundo o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, o mutirão pretende aumentar o número de imunizados na cidade e reduzir o número de casos e internações, decorrentes das infecções dos vírus Influenza A, H1N1, H3N2 e Influenza B.

9. “A vacina contra a gripe está para todos. O movimento que a Limpurb faz é motivar a população a tomar o imunizante. Com a vacinação é possível reduzir as taxas de ocupação nos leitos dos hospitais. Queremos proteger nossa sociedade e manter o sistema de saúde focado no combate ao coronavírus”, pontua Gordilho.

10. A agente de limpeza Marli dos Santos, de 50 anos, destacou a importância de estar imunizada contra doenças virais. “É um alívio, por mais cuidado que a gente tenha, a vacina nos traz segurança. Depois de tomar as doses contra a Covid, agora tivemos acesso à vacina da gripe. Então está ótimo, com saúde vamos trabalhar ainda mais felizes”, disse.

11. A partir de agora, os empreendedores de Lauro de Freitas poderão contar com as linhas de capital de giro CredBahia e CredMais. Nesta quarta-feira (14), dezesseis servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação (SMDE) participaram de uma capacitação para atuarem como agentes dos microcréditos. 

12. Os financiamentos disponibilizados pelo Desenbahia são destinados a autônomos, micro, pequeno e médio empreendedores. O serviço está ativo e disponível no SAC Empresarial localizado no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (Calf). “Neste momento de pandemia, estamos atentos às necessidades dos empresários. Por isso, ações como essas são tão estratégicas e assertivas para manter o mercado aquecido”, afirmou o superintendente da Indústria Comércio e Serviços, Tufi Júnior. 

13. Os servidores farão o atendimento inicial ao empresário, irão levantar os dados necessários para a análise e viabilidade da concessão do financiamento. A concessão do primeiro empréstimo pelo CredBahia pode chegar a até 50 mil reais, destinados tanto para capital de giro quanto para investimento fixo com taxa única de juros de 2%. “Nosso objetivo é potencializar, principalmente, as áreas de negócios do entretenimento que foram as mais afetadas pela pandemia”, salientou.

14. Após quase 16 anos como Gerente de Suprimentos do icônico Belmond Copacabana Palace, Eduarda Ketzer assume a Gerência de Alimentos e Bebidas do Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande. A mudança foi uma das que ocorreram após a chegada do espanhol Alejandro Geis, em fevereiro, para o cargo de Gerente-Geral do hotel, pertencente à GJP Hotels & Resorts.

15. Com carreira consolidada na área hoteleira, com passagem também pelo Unique Garden (SP) e Grand Hyatt (RJ), Eduarda chega a Salvador para liderar a equipe de Alimentos & Bebidas do Wish Hotel da Bahia, com a proposta de destacar ainda mais sua gastronomia e de fazê-lo cada vez mais presente no dia a dia do baiano.

16. "Queremos que o público local esteja mais conectado com o Hotel da Bahia, que é um Patrimônio Artístico e Cultural do Estado, e que se sinta cada vez mais à vontade para visitar nossos espaços, como o Lobby Bar e nossos restaurantes", destaca Eduarda, que, assim como toda a equipe, busca reinserir o hotel no roteiro gastronômico e social da cidade de Salvador.