quarta-feira, 22 de setembro de 2021
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DA COVID NA BAHIA VOLTA A CAIR NÚMERO DE INFECTADOS: 11.307

Sefaz-BA) alerta ainda que os proprietários de veículos com placas de final 5 e 6 têm também até os dias 29 e 30 de julho respectivamente, para pagar o IPVA
05/07/2021 às 12:24
   MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.210 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.866 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (5) também registra 53 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.138.377 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.102.758 já são considerados recuperados, 11.307 encontram-se ativos e 24.312 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.377.269 casos descartados e 231.600 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 51.004 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 24.312, representando uma letalidade de 2,14%. Dentre os óbitos, 55,76% ocorreram no sexo masculino e 44,24% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,03% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,28%, preta com 15,37%, amarela com 0,42%, indígena com 0,14% e não há informação em 6,76% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 60,43%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,80%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus. 
                                                  *****
5. “O papel da mulher no mundo corporativo e a busca do equilíbrio com a maternidade” será o tema principal do IVI Mulher, encontro digital promovido pelo IVI Salvador, que será realizado no próximo dia 07 de julho, às 19 horas. O evento, gratuito, trará depoimentos de diferentes mulheres, sobre a temática central e vai ainda esclarecer dúvidas do público. Para participar, é necessário se inscrever através do https://ivi.net.br/ivi-mulher/.

6. O encontro será mediado pela jornalista, influenciadora digital e mãe Acácia Lirya. Além dela, três outras mulheres vão repassar ao público seus depoimentos, suas experiências de vida e falar sobre essa relação cada vez mais debatida, entre a transformação no mundo corporativo e como isso afeta a maternidade; e vice versa. Serão elas a ginecologista e Diretora Médica do IVI Salvador, Dra. Genevieve Coelho, a estilista Irá Salles e especialista em mercado financeiro Bianca Sampaio.

7. Os proprietários de veículos com placas de final 9 e 0 são os últimos que ainda podem aproveitar o desconto de 5% no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021, em cota única. Os prazos se encerram nos próximos dias 29 e 30 de julho, respectivamente. As datas podem ser consultadas na tabela do IPVA 2021 do Estado da Bahia.

8. A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) alerta ainda que os proprietários de veículos com placas de final 5 e 6 têm também até os dias 29 e 30 de julho, respectivamente, para pagar o IPVA em cota única e sem desconto. Caso o proprietário não regularize o imposto e o licenciamento, o automóvel ficará com a documentação irregular. As placas de final 1, 2, 3 e 4 já perderam o prazo para quitação do imposto.

9. O contribuinte pode fazer o pagamento em uma agência, um caixa eletrônico ou um aplicativo do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam. Para quem estiver elegível, o desconto de 5% no IPVA é calculado automaticamente no momento da transação.

10. De janeiro ao início de julho deste ano, 560 equipamentos de som foram apreendidos pela Operação Sílere, realizada de forma integrada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e polícias Civil e Militar. Nesse período, 18.943 denúncias foram feitas pela população soteropolitana através do Fala Salvador 156. Itapuã, Paripe, Pernambués e Liberdade são os bairros com maior incidência de reclamações.

11. Segundo a subcoordenadora de fiscalização sonora, Márcia Cardim, os equipamentos apreendidos são encaminhados para depósitos da Prefeitura e o infrator tem um prazo de dez dias para apresentar defesa.  “Existe uma comissão julgadora de auto de infração que vai analisar, sendo procedente, será taxado o valor do auto. A partir daí, o infrator efetua o pagamento do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e o equipamento sonoro é liberado para retirada”, explicou. 

12. A multa varia de R$1.068 a R$168 mil, a depender dos índices sonoros encontrados no momento da ação. Conforme a lei, os equipamentos que são resgatados pelos proprietários, no prazo de 60 dias, podem ser destruídos, leiloados ou doados pelo município.

13. A quarta edição do projeto “Centro Histórico em Ação - Diálogos”, que acontece na próxima quinta-feira, dia 08, a partir das 16h, no canal do YouTube do Instituto ACM (www.youtube.com/acminstiuto) terá como tema  “Os desafios da ocupação urbana e de moradia no Centro Histórico de Salvador”. 

14. O objetivo do encontro virtual é conhecer e discutir os planos e programas das instância de governo locais capazes de tornar o maior complexo arquitetônico da América Latina mais dinâmico, vivo e sustentável. Como contribuição, no Diálogos  serão apresentados cases de sucesso de outras cidades que tornaram seus Centros mais atrativos com as ocupações, sejam elas de moradia, de comércio ou de cultura.

15. O urbanista e arquiteto maranhense, José Antônio Viana Lopes, irá apresentar o Programa NOSSO CENTRO, criado pelo Governo do Maranhão em 2019, que tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural ao mesmo tempo em que promove o centro da cidade de São Luís como espaço democrático. O NOSSO CENTRO vem realizando intervenções nas áreas de tombamento estadual, federal e na zona central da cidade, com obras do Governo do Maranhão e ações em parcerias com a Prefeitura, IPHAN, a iniciativa privada e a sociedade como um todo.

16. Com isso, busca criar grandes polos de atuação: habitacional; comercial e gastronômico; cultural, artístico e de lazer; institucional; e tecnológico; além de atividades transversais de infraestrutura e segurança. Os investimentos e ações realizadas estimularam um crescente sentimento de pertencimento da população pelo centro antigo da cidade. Sentimento que é reforçado a cada manifestação e evento cultural promovido no Centro Histórico.

17. Com o objetivo de dar voz às crianças, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realiza mais um evento tendo os pequenos como público-alvo. No próximo sábado (10), estudantes de cinco escolas públicas e privadas participam do 1º Fórum Embaixadores(as) de Educação para o Trânsito. O evento acontece das 9h às 12h, será totalmente virtual e poderá ser assistido por todos os convidados pelas unidades de ensino.

18. No fórum, cinco estudantes de escolas diferentes – um a cada dia – vão ter oportunidade de fazer apresentações falando sobre inquietações e aspirações voltadas à educação para o trânsito. As crianças foram indicadas pelos próprios professores. Ao final do evento, cada uma delas receberá uma medalha e serão condecoradas com o título de “Embaixador(a) da Educação para o Trânsito”.

19. “A criança é o maior propulsor de informações aos pais. Por isso investimos em ações desse tipo, como o Fórum e o projeto Condutores do Futuro. Acredito que, por meio da educação, podemos mudar comportamentos e ter resultados duradouros no trânsito”, afirma o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.

20. O serviço social do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) procura por parentes ou amigos do paciente Elias Neris Gonçalves Lopes, admitido na emergência adulto da instituição no último dia 27 de maio. Socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), quando estava no bairro de Saramandaia, o homem veio a óbito no dia 28 de maio.

21. As equipes do hospital, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP) e com lideranças comunitárias da região onde o paciente foi encontrado, já realizaram diversas tentativas de encontrar seus familiares, mas, até o momento, sem êxito. Quem souber informações sobre ele – a fim de colaborar para os trâmites de liberação do corpo e sepultamento – pode entrar em contato com a coordenação de serviço social do HGRS, pelo telefone (71) 3117-7750 ou 7751.