Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

2 DE JULHO CHEGA COM PANDEMIA EM QUEDA E 11.777 INFECTADOS; 93 ÓBITOS

Veja a programação virtual a festa da Independência da Bahia
01/07/2021 às 13:05
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.438 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.912 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (1) também registra 93 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.128.432 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.092.550 já são considerados recuperados, 11.777 encontram-se ativos e 24.105 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.368.427 casos descartados e 234.015 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 50.865 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 24.105, representando uma letalidade de 2,14%. Dentre os óbitos, 55,78% ocorreram no sexo masculino e 44,22% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,97% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,28%, preta com 15,41%, amarela com 0,42%, indígena com 0,14% e não há informação em 6,79% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 60,53%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,86%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                             ****
5. A Prefeitura de Lauro de Freitas alterou algumas das medidas de enfrentamento à pandemia e prorrogou outras até o dia 12 de julho. Entre as determinações do novo decreto, a comercialização de bebidas alcoólicas, em todas as suas modalidades, foi autorizada conforme determinação do Decreto Estadual nº 20.570/21.

6. A restrição de locomoção noturna passa a valer no período das 22h às 5h da manhã do dia seguinte, modificando regras de decreto anterior.

7. O decreto Nº 4.850 mantém a proibição de eventos e atividades com a presença de público superior a 50 pessoas. Já a circulação dos meios de transporte municipais deverá encerrar suas atividades às 22h30 e retornar ao seu funcionamento às 05h.

8. Prestadores de serviço na modalidade delivery de alimentos e bebidas tem permissão de circulação até as 23h59, com tolerância de até 1h para o deslocamento até seus domicílios.

9. Permanece autorizado o funcionamento das lojas de varejo de rua, dentro de todos os protocolos do segmento, aos sábados, das 7h às 17h, além dos dias úteis nos horários já determinados. As lojas de materiais de construção estão autorizadas a funcionar também aos domingos, das 7h às 13h, conforme protocolos.

10. As medidas do novo decreto não se aplicam para o deslocamento de ida a serviços de saúde ou farmácia, compra de medicamentos, ou situações em que fique comprovada a urgência, bem como aos trabalhadores que atuam nas unidades de saúde e segurança.

11. Nesta sexta-feira (2) é celebrado o 198º aniversário da Independência do Brasil na Bahia. Para marcar a data, será realizada uma cerimônia simbólica no Largo da Lapinha que, este ano, vai homenagear os profissionais de saúde que estão atuando no combate à Covid-19 - pandemia que, por mais um ano, afasta as pessoas do tradicional cortejo nas ruas de Salvador.

12. A programação começa às 8h, com a realização do hasteamento das bandeiras, que contará com a presença do prefeito da capital, Bruno Reis; do governador da Bahia, Rui Costa; do deputado Adolfo Menezes, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia; e do o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Eduardo Morais de Castro. Por conta da pandemia de Covid-19, o acesso só será permitido a autoridades e imprensa.

13. Durante a cerimônia, os caboclos estarão posicionados do lado de fora, vestidos pelo artista plástico João Marcelo, de “Verde Esperança”. Ao final do ato solene, eles serão recolhidos. Na sequência, às 8h15, a Pira do Fogo Simbólico, aqui nomeada simbolicamente como a “Chama da Esperança”, será acesa por dois profissionais de saúde, em um gesto que representa a luta do povo da Bahia na batalha contra a pandemia.

14. Às 8h30, acontece uma coletiva de imprensa com as autoridades presentes. O ato final da cerimônia simbólica será às 8h50, com a deposição de flores aos heróis da independência no busto do General Labatut.  

15. Dando início às atrações artístico-culturais, a campanha #Meu02Julho foi iniciada nesta quinta-feira (1º). Através do perfil da FGM no Instagram (@fgmoficial) uma série de vídeos traz as memórias marcantes de personalidades de nossa cidade sobre o cortejo. O público também pode participar com seu vídeo através do site culturafgm. salvador. ba. gov. br . Cada novo vídeo será lançado ao longo da programação.

16. A série de atrações virtuais apresenta, sempre às 9h, o filme “Dois de Julho: Um Sonho de Liberdade” no projeto #ConexãoFGM. Dirigido por Yuri Rosat, o curta-metragem retrata a importância da Independência da Bahia na construção da identidade cultural do povo baiano. O documentário mostra como a história se manifesta através do protagonismo do povo e do seu desejo por liberdade. O filme será exibido no canal da FGM no YouTube.

17. Ainda no mesmo horário, o projeto “Brincando com o 2 de julho” traz ao público diversos jogos de tabuleiro para se divertir e aprender sobre essa data com amigos, familiares e colegas. Os jogos estarão disponíveis no site da FGM. Durante todos os dias, às 10h, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) lança em suas redes sociais (Facebook e Instagram) a exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil na Bahia”, uma ação que explora e traz curiosidades sobre as principais personalidades envolvidas nesse marco histórico.

18. Em seu canal do YouTube, o IGHBA ainda apresenta, às 16h, a live de lançamento do livro “O processo da Independência do Brasil no Recôncavo Baiano (Política, Guerra e Cultura) 1820-1823”, do historiador Manoel Passos Pereira. No livro, o autor compreende os episódios do 25 de Junho de 1822, em Cachoeira, e do 2 de Julho de 1823, em Salvador, como marcos inicial e final, respectivamente, da Guerra pela Independência do Brasil. A transmissão é apresentada pelo historiador Jaime Nascimento e conta com a participação do jornalista e pesquisador Jorge Ramos.

19. Para quem quiser conhecer sobre os territórios mais marcantes no processo de independência da Bahia, o historiador Ricardo George ministra a série Vídeo-aulas, no canal da FGM no YouTube, nos dias 01, 03 e 05, às 14h. Ele passeia pelo Recôncavo, pelo Subúrbio Ferroviário e pelos Quartéis e ruas de Salvador, a fim de compreender a importância desses territórios para a vitória de nosso povo contra os portugueses.

20. No dia 2 julho, o destaque fica para o Encontro de Filarmônicas, que acontece às 18h no canal da FGM no YouTube. Importante presença nos festejos da independência, 10 grupos de filarmônicas se apresentam de forma virtual. Com a curadoria do maestro Fred Dantas, o programa exibe a marcha de cada uma e, logo em seguida, bate um papo com seus coordenadores.

21. Para fechar as comemorações, no dia 5 de julho, às 18h30, acontece mais uma edição do projeto “Patrimônio é...”, desta vez com o tema: 2  de Julho e Territórios Virtuais de Memórias. São presenças confirmadas a desenvolvedora do aplicativo 02 de Julho GO, Jamile Coelho, a idealizadora do RPG 2 de Julho, Josenilda Mesquita e a professora Kerollen Hagnyss. Eles contam sobre a experiência de aliar os fatos históricos dessa importante data, com a ludicidade dos jogos de tabuleiros, videogames e aplicativos.