Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

INFECTADOS PELA COVID TEM NOVA QUEDA 11.334; PROGRAMAÇÃO AO 2 DE JULHO

Dos 1.124.994 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.089.638 já são considerados recuperados, 11.344 encontram-se ativos e 24.012 tiveram óbito confirmado.
30/06/2021 às 13:03
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.683 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 2.389 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (30) também registra 106 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.124.994 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.089.638 já são considerados recuperados, 11.344 encontram-se ativos e 24.012 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.366.173 casos descartados e 232.967 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 50.817 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 24.012, representando uma letalidade de 2,13%. Dentre os óbitos, 55,78% ocorreram no sexo masculino e 44,22% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,99% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,25%, preta com 15,41%, amarela com 0,42%, indígena com 0,14% e não há informação em 6,79% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 60,57%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,86%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                  *****
5. Sob o tema “A Chama da Esperança”, as comemorações pelo Dois de Julho – Independência do Brasil na Bahia começam de maneira virtual nesta quinta-feira (1º), às 9h, com o projeto #Meu2deJulho. A atividade terá a participação de personalidades contando uma memória marcante do cortejo.

6. Até o próximo dia 5, as atrações artístico-culturais promovidas pela Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), serão realizadas com acesso gratuito e aberto ao público através do canal da FGM no YouTube. “Esse é o segundo ano de Dois de Julho virtual e acreditamos que terá um impacto ainda maior. É como manter viva a nossa tradição neste momento de enfrentamento à Covid-19”, destaca a gerente de Patrimônio Cultural da Fundação, Gabriela Mello.

7. Dentre os atrativos estão os jogos, disponibilizados para que toda a família possa compartilhar de forma divertida a história da data magna da Bahia. Os registros podem ser feitos por meio da hashtag #meu2de julho, onde cada pessoa pode enviar suas memórias afetivas sobre o cortejo. Inclusive, a roda de conversa “Patrimônio É...” traz como tema os jogos virtuais sobre o Dois de Julho.

8. Segundo Eduardo Morais de Castro, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), as expectativas para a festa são sempre “alvissareiras", apesar da pandemia. "Por uma questão de precaução, ainda não será possível ter as manifestações de rua, nesta que é uma das mais significativas festas populares da Bahia e, acima de tudo, espontânea. Então neste momento, tudo pode aguardar em prol da comunidade’, diz.

9. "Quanto aos preparativos, é preciso ressaltar o trabalho precioso da Fundação Gregório de Mattos, que faz tudo com muito carinho e cuidado. Ano que vem antecede o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, e acreditamos que vamos comemorar à altura, inclusive junto à celebração dos 100 anos do prédio do IGHB”, completa.

'0. Programação completa:

01 de julho
09h - Projeto #Meu2deJulho, com a participação de personalidades contando uma memória marcante do Cortejo.
09h – Projeto Brincando com o 2 de Julho
09h – Projeto #ConexãoFGM - Filme “Dois de Julho - Um sonho de Liberdade”
10h - Lançamento da exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil na Bahia”
14h – Série Vídeo-aulas | Territórios | Aula 01: O centro Ferve: Quartéis e ruas (Forte de São Pedro, Aflitos, Campo Grande e Gamboa: O levante e o motim pelas ruas/ Cidade Alta e Cidade Baixa: Praça Tomé de Souza e Partido da Praia)
17h - Lançamento do livro "O Recôncavo e a Guerra da Independência" (Edufba), do historiador Manoel Passos, em live transmitida pelo canal www.youtube.com/ighbba.

 
10.  02 de julho

 - Cerimônia Cívica
8h - Hasteamento das bandeiras – Saída dos Caboclos do Pavilhão
8h15 - Acendimento da Pira do Fogo Simbólico
8h30 - Coletiva de Imprensa
8h50 - Deposição de flores aos Heróis da Independência no busto do general Labatut
- Programação artístico-cultural
09h – Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
09h – Projeto Brincando com o 2 de Julho
09h – Projeto #ConexãoFGM
10h - Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”,
14h - #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
18h - Encontro de Filarmônicas

 11• 03 de julho
09h – Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
09h – Projeto Brincando com o 2 de Julho
09h – Projeto #ConexãoFGM
10h - Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”,
14h – Série Vídeo-aula | Territórios | Aula 02: O Recôncavo, a Ilha e outros territórios de Independência na Bahia

12• 04 de julho

09h – Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
09h – Projeto Brincando com o 2 de Julho
09h – Projeto #ConexãoFGM
10h - Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”,
14h – Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram

13• 05 de julho
09h- Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
09h – Projeto Brincando com o 2 de Julho
09h – Projeto #ConexãoFGM
10h - Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”,
14h – Série Vídeo-aula | Territórios | Aula 03: Subúrbio e as rotas da Independência
18h30 - Patrimônio É…Tema: 02 de Julho e Territórios virtuais de memórias” com as participações de Jamile Coelho (Aplicativo 2 de Julho GO), Josenilda Mesquita (RPG 2 de Julho), Felipe Pereira (2 de Julho Tower Defense) e a professora Kerollen Hagnyss.
                                                ******
14. Diante da impossibilidade do tradicional desfile pelas ruas do Centro Histórico de Salvador, a Academia de Ciências da Bahia comemorará o Dois de Julho, marco das lutas pela Independência do Brasil na Bahia, de forma virtual.  Será um grande encontro na rede, no dia 2 de julho, a partir das 9 horas, reunindo instituições como Universidade Federal da Bahia e outras universidades, entidades federais e estaduais, além de nomes de destaque das ciências na Bahia.

15. “O 2 de Julho simboliza a verdadeira Independência do país. Nesse sentido, a ACB resolveu, mais uma vez, liderar uma manifestação neste dia. O nosso objetivo é despertar e reforçar na população o “valor da ciência”, observa Jailson Andrade, presidente da Academia de Ciências da Bahia.

16 A comemoração do 2 de Julho será marcada por um ampla programação, aberta ao público, com diversos pronunciamentos e debates, em que serão abordados temas como o próprio significado histórico, político e social da data, além de questões relacionadas com a pesquisa e o desenvolvimento científico. A programação completa será brevemente divulgada. O “cortejo virtual” será realizado no canal do Youtube da Academia de Ciências da Bahia.

17. Em mais uma ação voltada para advogados, advogadas e dependentes a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) inicia na próxima segunda (05/07) nova campanha de vacinação contra a gripe H1N1. A ação vai beneficiar associados em Salvador e nas 36 subseções da OAB-BA no interior do Estado com 20 mil doses do imunizante. Mas atenção! Quem já se vacinou em abril deste ano não deve se vacinar de novo, pois a imunização tem validade de um ano. Confira abaixo a relação das subseções atendidas nessa primeira etapa.

18. O cadastro para vacinação em Salvador segue durante o mês de julho e para a primeira etapa, abrangendo oito subseções relacionadas abaixo, pode ser realizado até o dia 03 de julho no site www.caab.org.br. No mesmo passo a passo do site o associado encontra um link em vermelho com as informações para cadastramento de dependentes.

20. Em Salvador a vacinação será realizada no Centro de Cultura João Mangabeira (CCJM), ao lado do Fórum Ruy Barbosa, a partir das 9h e o estacionamento está liberado e é gratuito. O atendimento será durante o mês de julho de acordo com a data de agendamento e o turno escolhido pelo associado.

21. “Em abril, quando realizamos outra etapa de vacinação, imunizamos apenas advogados e advogadas. Na pesquisa de satisfação que realizamos a classe informou do desejo de também imunizar a família. Outro bem importante para a Caixa de Assistência que trabalhou para a aquisição dessas 20 mil doses que também beneficiarão os dependentes dos nossos associados”, disse o presidente da CAAB, Luiz Coutinho.

22. Para garantir o cumprimento das medidas restritivas determinadas pelas autoridades sanitárias, com o objetivo de evitar a proliferação do novo coronavírus e garantir o distanciamento social, só será atendido quem realizou o cadastro previamente, obedecendo o dia e turno para o qual solicitou a imunização. “Dessa forma poderemos vacinar sem correr o risco de aglomerar, o que garante a segurança de todos”, ressaltou o presidente da CAAB.

23. Nessa campanha, a CAAB optou por realizar a imunização durante todo o mês de julho, para que advogados e advogadas possam observar também o calendário de vacinação das autoridades sanitárias para a vacina contra a covid-19. Isso porque é necessário dar um intervalo de 14 dias entre uma vacina e outra.

24. Portanto, se a pessoa tomou a vacina contra a covid-19, é preciso esperar 14 dias para se vacinar contra a H1N1. É importante lembrar que esse intervalo é necessário tanto para quem tomou a primeira dose, quanto para quem tomou a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus.

25. Na situação contrária o prazo entre uma e outra é o mesmo. Ou seja, se a pessoa tomar a vacina contra a gripe influenza, mas ainda não foi imunizada contra a covid-19, deve dar um prazo de 14 dias para receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus.

26. Daí a importância de ficar atento para a estratégia de vacinação contra a covid-19 em cada município, observando as faixas etárias contempladas ao longo do mês de julho.

27. Nas subseções o cronograma para imunização nessa primeira etapa é seguinte:

Paulo Afonso (05/07) a partir das 9h, na sede da subseção, na Rua Bahia nº 290, Oliveira Lopes.

Juazeiro (05/07) a partir das 14h, na sede da subseção de Juazeiro, na Rua Equador Nº 48, Bairro Maria Goretti.

Jacobina (06/07) a partir das 14h, na sede da subseção de Jacobina, na Margem Rio do Ouro, s/n, Centro, Fórum Dr. Jorge Calmon.

Campo Formoso (06/07) a partir das 14h, na sede da subseção de Campo Formoso, Rua Antônio Teixeira Palha, s/nº, Centro Cultural.

Senhor do Bonfim (06/07) a partir das 9h `s 12h, na sede da subseção de Senhor do Bonfim, na Avenida Roberto Santos, 452, Centro.

Irecê (07/07) a partir das 9h, na sede da subseção de Irecê, Rua Mateus Nunes Dourado, nº 114, Coopirece.

Feira de Santana (07, 08 e 09/07) a partir das 9h, na sede da subseção de Feira de Santana, Rua Cel. Álvaro Simões, nº 74, Centro.

Alagoinhas (08/07) a partir das 14h, na sede da subseção de Alagoinhas, Rua Terminal Rodoviário, nº 69, Alagoinhas Velha.