Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ESTADOS RECEBEM 3 MILHÕES DE DOSES DA VACINA JANSSEN DOADAS PELOS EUA

Número de infectados ativos na Bahia pela Covid segue em queda
26/06/2021 às 20:37
    1. O Brasil recebe o reforço de mais 3 milhões de doses da vacina Covid-19 da Janssen/Johnson & Johnson doadas pelo governo dos Estados Unidos. Parte da doação (pouco mais de 2 milhões de doses) chegou ao País sexta-feira (25), pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, estiveram no local para receber os imunizantes e reforçar a parceria entre os dois países no combate à pandemia.

  2. Queiroga destacou que o governo brasileiro tem trabalhado e está comprometido com os interesses e as relações bilaterais entre os dois países. “Essas vacinas fazem parte do esforço que estamos realizando para garantir a imunização da população brasileira. Até setembro, 160 milhões de brasileiros devem receber uma dose de esperança no braço. E com a doação do governo americano, iremos acelerar a esperança do nosso povo", destacou o ministro ao receber o lote dos imunizantes.

  3. A segunda remessa, com mais de 942 mil doses, chega ao Brasil neste sábado (26). As vacinas estão sendo trazidas ao País pela Azul Linhas Aéreas, que fez o transporte de forma gratuita. Nos próximos dias, as doses doadas pelo governo norte-americano serão distribuídas pelo Ministério da Saúde para todos os estados e DF.

  4. Por ser dose única, a doação norte-americana representa mais 3 milhões de brasileiros imunizados contra o coronavírus. Com isso, a campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde acelera ainda mais nos próximos dias.

  5. “A nossa colaboração com o Brasil na saúde pública tem uma longa história. E vamos continuar até o fim dessa situação. Nós estamos juntos com o Brasil e iremos somar todos os esforços para que possamos vencer essa pandemia. Lutaremos para fortalecer, ainda mais, a colaboração na área da saúde das nossas nações", reforçou Chapman.

  6. A relação bilateral e o compromisso no enfrentamento à pandemia entre os dois países foram essenciais no processo. O governo norte-americano anunciou a doação das vacinas ao Brasil no início do mês e, desde então, os ministérios da Saúde, das Relações Exteriores e a Embaixada dos Estados Unidos abriram diálogo para concretizar a entrega.

  7. Esse é o terceiro lote da vacina da Janssen que chega em terras brasileiras. O primeiro, com 1,5 milhão de doses, foi entregue na terça-feira (22/06). Outras 300 mil doses chegaram na quinta-feira (24/06). Imediatamente, o Ministério da Saúde coordenou o envio do imunizante para todos os estados e Distrito Federal. Essas unidades fazem parte de um contrato de 38 milhões de doses entre a farmacêutica e o Governo Federal. A negociação das doses gerou uma economia de R$ 480 milhões no preço inicial previsto.

  8. O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 129,5 milhões de doses de vacinas Covid-19. Somente nesta semana, foram enviadas a todos os estados e Distrito Federal mais de 7 milhões de doses dos imunizantes da Janssen, Pfizer e Coronavac, que é produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. Mais de 92 milhões de doses já foram aplicadas, sendo que mais de 40% da população-alvo de 160 milhões de brasileiros já recebeu a primeira dose da vacina.

  9 . SESAB: Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.016 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 3.453 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico deste sábado (26) também registra 49 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.117.408 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.078.703 já são considerados recuperados, 14.996 encontram-se ativos e 23.709 tiveram óbito confirmado.

  10. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.359.779 casos descartados e 230.607 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 50.699 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  11. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 23.709, representando uma letalidade de 2,12%. Dentre os óbitos, 55,78% ocorreram no sexo masculino e 44,22% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,97% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,24%, preta com 15,43%, amarela com 0,43%, indígena com 0,13% e não há informação em 6,79% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 60,80%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,92%).

  12. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

  13.  Lauro de Freitas: O município deu um novo passo na estratégia de vacinação contra a COVID-19, que agora contempla pessoas a partir de 46 anos, com dose única da Janssen. Neste domingo a vacinação estará suspensa, mas volta na segunda (28) para o público de 45 anos ou mais e segunda dose.

  14. Das 8 mil doses da Janssen recebidas na quinta-feira, 3.591 foram aplicadas nesta sexta e mais 3 mil hoje (sábado). A vacina considerada de terceira geração, utiliza a tecnologia de vetor viral, um vírus enfraquecido que transporta os genes virais para dentro das células, estimulando a resposta imunológica, tem eficácia de 66,9% contra infecções sintomáticas, de 76,7% contra doença grave e morte após 14 dias, e de 85,4% após 28 dias de imunização.

  15. Janssen, Astrazeneca, Coronavac ou Pfizer, o que importa mesmo é a picada no braço, como frisaram os irmãos Josenilton Araújo, 48, e Orlando Araujo, 49. “Diante de toda essa situação, esse dia é uma benção. É uma alegria danada ser vacinado e ainda mais sendo no mesmo dia que meu irmão”, destacou Orlando.

  16. Esperançosa, a gestora de RH, Débora Santana, 48, celebrou o momento ao lado do esposo, Ubiratan Passos, de 43. “Contar com o apoio de quem a gente ama é essencial. Estou muito feliz com essa vacina e com a esperança de que tudo vai melhorar”, disse Débora, que comentou estar ansiosa pela vez do marido. “Para a felicidade ficar completa”. 

  17. O vigilante Eduardo Cruz, 47, chegou cedo à Unime para tomar a vacina. Ele soube que estava apto através dos amigos e passou a noite na expectativa. “Eu confio demais nessa vacinação e que só ela pode nos livrar desse caos. Estava contando os dias para chegar a minha vez e graças a Deus chegou. Só tenho a agradecer”, contou. 

  18. Junho é o mês do forró. Mesmo com a passagem do São João, o ritmo ainda predomina nos pontos de vacinação. A trilha sonora deste sábado, no Ginásio de Esportes do Aracuí, ficou por conta da Dupla Nordestina. Com triângulo e zabumba, os artistas deixaram a espera pela vacina mais animada.