Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SESAB AFIRMA QUE NÚMERO INFECTADOS CRESCE PARA 14.154 COM 119 ÓBITOS

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 22.822, representando uma letalidade de 2,12%.
16/06/2021 às 10:40
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 5.885 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 5.162 recuperados (+0,5%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (16) também registra 119 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.077.784 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.040.809 já são considerados recuperados, 14.153 encontram-se ativos e 22.822 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.322.982 casos descartados e 237.815 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 50.013 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 22.822, representando uma letalidade de 2,12%. Dentre os óbitos, 55,80% ocorreram no sexo masculino e 44,20% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,83% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,20%, preta com 15,49%, amarela com 0,43%, indígena com 0,14% e não há informação em 6,91% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 61,27%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,10%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                       *****
5. A Prefeitura de Lauro de Freitas dá seguimento à vacinação da 1ª dose contra a Covid-19 nesta quinta-feira (17), para grupos que realizaram o pré-cadastro. São eles: os mototaxistas com certificado de curso de qualificação, pessoas com comorbidades, que possuem orientação médica para receberem a vacina Pfizer, e os profissionais da Educação Física com Cref ativo no município.

6. A imunização desses grupos será realizada na sede da Unime, na Avenida Luiz Tarquínio, nº 600, das 8h às 13h. Além dos documentos próprios de cada categoria, como certificado de curso, Cref e relatório médico, é preciso levar documento original com foto, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

7. Na quinta não há aprazamento para a segunda dose de nenhuma das vacinas já aplicadas no município.

8. O contribuinte que precisar solicitar a Nota Fiscal de Prestação de Serviços Avulsa pode fazê-lo de forma ágil e simplificada. Mais simples e prático, o novo portal desenvolvido pela Secretaria da Fazenda de Salvador (Sefaz) entrou em vigor na segunda-feira (11) e economizará tempo dos empreendedores com deslocamento à sede do órgão, no Centro da cidade, ou a um dos postos da pasta no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SACs) e nas unidades da Prefeitura-Bairro.

9. Inicialmente implantada apenas de forma presencial, com cadastro e emissão realizados nos postos de atendimento da Sefaz, a Nota Avulsa foi aperfeiçoada para emissão web. O objetivo é criar mais um serviço disponível pela internet, de fácil acesso e sem necessidade de atendimento presencial, com o intuito de seguir as recomendações sanitárias para evitar aglomerações durante a pandemia de Covid-19.

10. O documento pode ser retirado pelo profissional autônomo que ainda não possui inscrição no município, mas tem necessidade de emitir uma nota fiscal. Com a mudança, o serviço se torna menos burocrático e pode ser feito totalmente on-line. Apesar disso, o e-mail atendemergencial@ sefaz. salvador. ba. gov. br continua disponível para o contribuinte que precisar tirar dúvidas, assim como o atendimento presencial.

11. Antes de emitir a nota, é preciso que o contribuinte realize o cadastro do sistema Nota Salvador, pelo link senhaweb. salvador. ba. gov. br e aguarde que a senha seja liberada. A liberação pode ser efetuada presencialmente na sede da Sefaz, nos postos da secretaria e ainda pelo e-mail atendemergencial@ sefaz. salvador. ba. gov. br .

12. Com a efetivação do cadastro e liberação da senha, a pessoa física estará apta a acessar o sistema Nota Salvador e emitir a Nota Fiscal Avulsa pelo Portal Nota Salvador, no endereço www. nota. salvador. ba. gov. br , ou pelo site da Sefaz , no www. sefaz. salvador. ba. gov. br . O contribuinte pessoa física já que possui cadastro no sistema Nota Salvador, mas não lembra da senha, pode recuperar o acesso pelo link senhaweb. salvador. ba. gov. br/ login/ lostpassword.

13. A Nota Avulsa só pode ser emitida por pessoa física que não esteja inscrita na Sefaz como autônoma. Aqueles profissionais regularmente cadastrados na secretaria com inscrição municipal (CGA) devem emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) no sistema Nota Salvador, pelo nfse. salvador. ba. gov. br .

14. O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), teve hoje (16), em Brasília (DF), uma audiência com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM). Também participaram do encontro o ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, e o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, Júnior Borges (DEM). 

15. Os parlamentares estão articulando na capital do país apoios pela manutenção do Regime Especial da Indústria Química (REIQ). Ontem, eles tiveram uma audiência com o ministro João Roma com a finalidade de estabelecer uma interlocução junto ao Governo Federal em prol desta causa.

16. O REIQ é um instrumento criado pela Lei nº12.859/13, com o objetivo de garantir maior competitividade ao setor químico brasileiro por meio da desoneração das alíquotas de PIS/Cofins incidentes sobre a compra de matérias-primas básicas petroquímicas da primeira e da segunda geração. Entretanto, a Medida Provisória 1.034/2021, do Governo Federal, propõe a extinção do REIQ.

17. “Continuamos em busca de fortalecer ainda mais a luta contra a revogação do REIQ. O senador Rodrigo Pacheco se mostrou disposto a discutir com os demais pares da Casa a manutenção dos benefícios assegurados para a indústria química do nosso país”, frisou Geraldo Júnior. Durante a pandemia, o presidente do Legislativo Municipal de Salvador tem trabalhado em prol da economia e para minimizar danos em diversos segmentos empresariais e de trabalhadores.

18. O deputado estadual Pedro Tavares (DEM), apresentou projeto de lei, na Assembleia Legislativa da Bahia, em que propõe que a BA-263, interligando os municípios de Itapetinga, Itambé e Vitória da Conquista passe a se denominar Rodovia Deputada Virgínia Hagge. A proposição tem o objetivo de homenagear a ex-deputada, que completou um ano de falecida, na última segunda-feira (14/06).

19. “Será uma forma de homenagearmos essa grande cidadã baiana, pelos serviços prestados e pelo legado de dignidade, lealdade, seriedade e trabalho em favor do nosso estado. Temos certeza que o líder do Governo e o líder da Oposição irão dispensar as formalidades para aprovarmos a homenagem à grande amiga Virgínia, que sempre foi muito querida na Casa Legislativa, sendo conhecida por todos pelas suas convicções políticas e simpatia, o que a tornava uma deputada carismática e sempre atenta as demandas”, afirmou.

20. Pedagoga de formação, Virgínia Alice Almeida Hagge faleceu aos 57 anos. Foi deputada estadual, durante a 16ª legislatura entre os anos de 2007 a 2011. Ainda muito jovem vivenciou a política, tendo como inspiração maior o seu pai, o ex-deputado Michel Hagge, que também foi prefeito de Itapetinga. No município, Virgínia foi eleita vereadora pelo antigo PMDB. 

21. Ocupou também os cargos de Secretária de Cultura e chefia de gabinete da Prefeitura. Atendendo aos anseios de representar Itapetinga e região no Parlamento Estadual, Virgínia abdicou da cadeira na Câmara Municipal, onde foi presidente da Mesa Diretora, para assumir o mandato parlamentar no Legislativo Baiano. O filho de Virgínia, Rodrigo Hagge segue o seu legado ao exercer o segundo mandato como prefeito da cidade de Itapetinga.