Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA ESTABILIZA COM 15.685 CASOS ATIVOS E PMS FECHA PRAIAS ATÉ 7/6

Total de óbitos na Bahia nesta quinta foi de 90 por Covid 19
03/06/2021 às 19:52
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.620 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 4.442 recuperados (+0,5%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (3) também registra 90 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.025.987 casos confirmados desde o início da pandemia, 988.790 já são considerados recuperados, 15.685 encontram-se ativos e 21.512 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.289.491 casos descartados e 234.390 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 49.337 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 21.512, representando uma letalidade de 2,10%. Dentre os óbitos, 55,70% ocorreram no sexo masculino e 44,30% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,79% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,11%, preta com 15,45%, amarela com 0,43%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,08% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 62,09%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,33%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                     *****
5. Uma nova remessa com 37.440 doses de vacinas contra Covid-19 foi recebida nesta quinta-feira (03), na Bahia, enviada pelo Ministério da Saúde. Os imunizantes foram produzidos pela Pfizer/BioNTech. O voo comercial trazendo a carga pousou no aeroporto de Salvador por volta das 15h. As vacinas serão distribuídas para os municípios baianos, onde serão destinadas para a primeira aplicação.

6. As vacinas serão conferidas pela equipe da coordenação de imunização do Estados e devem começar a ser distribuídas nesta sexta-feira (04). Com esta carga, a Bahia chega ao total de 6.813.150 doses de vacinas recebidas, sendo 3.035.800 da Coronavac, 3.566.750 da AstraZeneca/Oxford e 210.600 da Pfizer/BioNTech.

7. As praias de Salvador estão fechadas ao público a partir desta quinta-feira (3) e só voltarão a ser liberadas na segunda-feira (7) – exceto o Porto da Barra, que funciona a partir da terça (8). A medida, adotada pela Prefeitura e publicada em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) do último fim de semana (29 a 31), visa evitar aglomerações devido ao feriado de Corpus Christi, celebrado hoje.

8. Também a partir de hoje até o domingo (6), o toque de recolher estadual começa às 20h e prossegue até as 5h do dia seguinte na cidade. Está autorizado o funcionamento normal de estabelecimentos comerciais, a exemplo de shoppings, bares e restaurantes, seguindo os horários determinados pelo decreto municipal e com fechamento até as 19h30. A venda de bebidas alcoólicas na cidade (incluindo sistema de delivery), seguindo o decreto do governo do estado, está proibida a partir das 20h de amanhã (4) até as 5h da segunda-feira (7).

9. Em Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz, a restrição de locomoção noturna ocorrerá das 20h às 5h, entre esta quinta (3) e segunda-feira (7).

10. Fica vedada, em todo o território baiano, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), no período das 18h desta sexta (4) até as 5h de segunda-feira (7).

11. A circulação dos ferry boats será suspensa das 22h30 às 5h, até terça-feira (8), ficando vedado o funcionamento no sábado (5) e domingo (6). As lanchinhas não devem circular das 22h30 às 5h, até terça-feira (8), limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação no sábado (5) e domingo (6).

12. De sexta (4) a domingo (6), a circulação dos meios de transporte metropolitanos será suspensa das 20h30 às 5h. Também de sexta (4) a domingo (6), os ferry boats e as lanchinhas não devem circular das 20h30 às 5h.

13. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), abriu vagas para que as pessoas com a 2ª dose da Oxford, marcada no cartão de vacina ou descrita no site da SMS para data igual ou anterior a 6 de junho, possam agendar horário e local para receber o imunizante. A marcação é feita através do site Hora Marcada, no endereço www. vacinahoramarcada. saude. salvador. ba. gov. br.

14. As pessoas que realizarem o agendamento pela plataforma vão poder finalizar o esquema vacinal nesta sexta-feira (4). Os pontos de vacinação funcionarão, excepcionalmente, até as 12h. Mais de 5,3 mil pessoas estão com atraso para completar a imunização com a dose da Oxford em Salvador.

15. O feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira (03), foi marcado em Lauro de Freitas pelo sentimento de emoção e gratidão das 1.768 pessoas que receberam a primeira dose da imunização contra a covid-19. O município ampliou o público alvo e vacinou hoje moradores com idade igual ou superior a 57 anos e trabalhadores da educação pública ou privada que não compareceram a chamadas anteriores.

16. Nesta sexta-feira (4) a faixa etária será mantida, mas inclui os nascidos até 31 de maio de 1964, e trabalhadores da educação das redes pública e privada que ainda não se vacinaram. O pré-cadastro para farmacêuticos e trabalhadores em farmácia, no site da prefeitura, se encerra logo mais às 18h.

17. O sorriso no rosto do casal Sílvio e Vânia Ribeiro, de 57 anos, deixava claro que o momento tão esperado enfim havia chegado. "Só estaremos completamente felizes quando todos tiverem a mesma oportunidade", declarou Sílvio. Já para dona Vânia, os cuidados devem ser mantidos mesmo após a vacinação. "Com essa doença não podemos vacilar. Vamos ter os mesmos cuidados e lavar bem as mãos para evitar se contaminar", falou. 

18. Aguardando paciente sua vez, o professor de filosofia Coriolano Fernandes, 37 anos, colocava a leitura em dia. Ele conta que o hábito tem ajudado a passar pela pandemia e suas restrições de maneira mais serena. "A leitura é um hábito que trago comigo. É o meu momento de descontração e relaxamento", falou. Já para o professor de petróleo e gás Edgar Sanches, a vacinação é a maneira de tornar possível o retorno às aulas presenciais. "Não vejo a hora de estar em sala novamente", disse. 

19. Nos quatro pontos de vacinação -Ginásio de Esporte do Aracuí, Colégio 2 de Julho na Itinga, Escola Municipal Esfinge em Areia Branca e Terminal Rodoviário em Portão -  a procura pela vacina foi intensa, mas o tempo de espera para receber a dose não excedeu 30 minutos. 

20. No Aracuí a estratégia montada pela prefeitura colocou à disposição da população dois drives e um ponto exclusivo para vacinar pedestres. "Parabenizo a gestão pela a organização, Lauro de Freitas tem dado um bom exemplo na administração das vacinas, sem longas esperas", comentou Everaldo Sales, após ser vacinado.