Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITO DE FEIRA CRITICA GOVERNO RUI E DIZ QUE FEIRA ESTÁ COM MEDO

Em vídeo, prefeito diz que falta segurança na cidade
30/05/2021 às 10:23
  1. O prefeito Colbert Filho (MDB) voltou a criticar a segurança pública em Feira de Santana, em vídeo divulgado neste domingo à noite onde afirma que “Feira está com medo”.

2. Ele diz que “a população pobre de Feira está sendo exterminada, enquanto isso lideranças políticas do governo do estado em Feira são cegas ,surdas e mudas, fazem de conta que está tudo normal”.

3. No vídeo o Prefeito cita estatísticas de homicídios nos meses de abril e maio e refere-se também a ‘brigas de facções’.

4. Em entrevista ao Acorda Cidade, Colbert informou que esteve no Ministério da Justiça, buscando ações mais fortes com relação à inteligência, investigações da Polícia Federal e integração dos sistemas de segurança pública.

5. “Essa semana estaremos inaugurando nosso Centro de Controle de Operações, com participação da Polícia Civil, Militar, Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal. Mas, outras ações estão sendo encaminhadas. Estive no Ministério da Educação para buscar intervenções, precisamos construir novas creches, precisamos de mais ônibus do Ministério da Educação. Fui ao Ministério da Saúde, pois estamos precisando de mais recursos para pagar o Hospital de Campanha, novas ambulâncias para o Samu. Trabalhei no Ministério da Integração a questão das estradas da nossa zona rural, como Jaguara e Tiquaruçu, com os acessos que ainda precisam ser feitos”, relatou.

6. Segundo Colbert, com a queda na arrecadação, o governo municipal está com dificuldade de conseguir recursos para investimentos nessas áreas. “Então fui na porta de Brasília, que é onde a gente pode conseguir mais”, afirmou.

7. 7. Profissionais da área de comunicação do município de Lauro de Freitas podem realizar o pré-cadastro para vacinação contra a Covid-19 até as 18h deste domingo (30), no site da Prefeitura Municipal (https://covid.laurodefreitas.ba.gov.br/). A identificação prévia servirá para levantar quantos profissionais precisam ser vacinados.

8. O pré-cadastro é bem simples, basta acessar o site, escolher a opção “Cadastro de Cidadão” e preencher os campos com dados pessoais. Na segunda etapa será necessário inserir informações de endereço e, para finalizar, concordar com os termos de dados fornecidos.

9. Para a vacinação será necessário levar registro profissional ou carta da empresa onde trabalha ou MEI, além de CPF ou cartão SUS e comprovante de residência. O pré-cadastro da Prefeitura de Lauro de Freitas se baseia nas decisões tomadas pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que inclui profissionais de comunicação entre os grupos prioritários de imunização, destacados como trabalhadores da linha de frente no combate à pandemia.

10. A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) identificou na tarde deste domingo (30), uma falha pontual no sistema de leitura e processamento das bases de dados da Covid-19, dos governos federal, estadual e municipais. Após a atualização no sistema do Ministério da Saúde na última sexta-feira (28), ocorreu equivocadamente o acréscimo de 3.094 casos no boletim de ontem (29), abrangendo 77 municípios.

12. Técnicos da instituição trabalham para corrigir a falha, garantindo assim, que a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) continue a apresentar dados confiáveis e precisos no monitoramento dos casos suspeitos e positivos da Covid-19 no estado.

13. Mesmo diante da identificação dessa falha pontual, o painel de dados epidemiológicos (bi.saude.ba.gov.br/transparencia/) está parcialmente atualizado, a exemplo do número de óbitos e ocupação de leitos. A previsão da Prodeb é que até as 22 horas deste domingo, o problema tenha sido corrigido.

14. A Prefeitura de Itacaré estará lançando nesta terça-feira, dia 1º, o Programa Junho Verde, com um mês inteiro de atividades e ações voltadas para a preservação do meio ambiente. O objetivo é conscientizar os moradores e turistas sobre a importância da conservação da natureza, patrimônio e beleza que fazem de Itacaré um dos lugares mais visitados do Brasil.

15. O lançamento será na terça-feira, às 9 horas da manhã, com uma live transmitida ao vivo pelo canal Youtube itacareoficial, contando com a presença do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, que estará explicando detalhes do Junho Verde, além dos outros programas ambientais que serão apresentados e que vão transformar a cidade verdadeiramente em um destino completo sustentável. 

16. O evento terá ainda a participação dos músicos Marlon Moreira e Miguel Neto e dos secretários municipais Ed Camargo, Marcos Luedy e Eliane Camargo, que estarão apresentando a programação e destacando a importância do envolvimento de todos nesse projeto.

17. Nesta segunda-feira (31), às 10h, o governador Rui Costa inaugura uma nova maternidade no Subúrbio Ferroviário de Salvador, nomeada em homenagem à enfermeira Maria da Conceição de Jesus. Para a estruturação da unidade, onde funcionava o Hospital João Batista Caribé, na Avenida Afrânio Peixoto (Avenida Suburbana), foram investidos cerca de R$ 41 milhões.

18. A nova unidade conta com 90 leitos, sendo 10 de UTI Neonatal, 15 de cuidados intermediários, 10 de Gestação de Alto Risco, 25 de Obstetrícia Clínica, 25 de Obstetrícia Cirúrgica e 5 no Centro de Parto Normal Peri-hospitalar. Todos eles estruturados para oferecer condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos especializados para o parto de risco habitual e da gestação de alto risco.

19. A instituição do Regime de Previdência Complementar (RPC) foi o tema central do evento virtual promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), nesta quinta-feira (27), com a participação do secretário de Administração do Estado da Bahia, Edelvino Góes, e do diretor presidente da PrevNordeste, Jeremias Xavier de Moura.

20. Marcada pela troca de informações sobre o Regime de Previdência Complementar (RPC) e a obrigatoriedade de sua implantação nos municípios brasileiros, a videoconferência foi moderada pelo secretário-executivo da entidade, Gilberto Perre, e teve a participação de mais de 110 representantes municipais.

21. O objetivo é fomentar a implantação do RPC de forma célere, à luz das mudanças legislativas trazidas pela Emenda Constitucional nº 103/2019, que determina a instituição do Regime de Previdência Complementar para servidores públicos ocupantes de cargo efetivo até novembro de 2021.