Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LEI DO BICO SECO JÁ ESTÁ VALENDO; COVID MATA MAIS 115 NA BAHIA EM 24H

Bahia já teve mais de 1 milhão de pessoas com a Covid e 965.804 foram curadas
29/05/2021 às 08:45
  1. A Bahia ultrapassou, nesta sexta-feira (28), a marca de um milhão de casos confirmados de Covid-19. Com as 4.060 confirmações das últimas 24h, o Estado alcançou 1.003.523 casos do novo coronavírus. A taxa de crescimentos das últimas 24h foi de +0,4%. O boletim epidemiológico desta sexta-feira também registra 5.546 recuperados (+0,6%) e 115 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.003.523 casos confirmados desde o início da pandemia, 965.804 já são considerados recuperados, 16.748 encontram-se ativos e 20.971 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.267.035 casos descartados e 223.306 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 49.075 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 20.971, representando uma letalidade de 2,09%. Dentre os óbitos, 55,74% ocorreram no sexo masculino e 44,26% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,82% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,07%, preta com 15,42%, amarela com 0,43%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,13% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 62,70%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,45%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                   ****
5. A partir desta sexta-feira (28), o Hospital Regional de Guanambi ampliará em até 33% o quantitativo de cirurgias, com a inauguração do novo centro cirúrgico e a implantação do serviço de neurocirurgia. Além disso, a unidade passa a contar com seis leitos de PPP (pré parto, parto e pós parto) e cinco leitos do tipo UCINCa, que é uma Unidade de Cuidados Intermediários Canguru, onde o recém-nascido fica alojado juntamente com a mãe, recebendo assistência de forma especializada e humanizada. Representando o governador Rui Costa, o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, fez a inauguração das novas áreas e serviços.

6. Para se ter a dimensão da importância do novo serviço, o secretário explica que “de janeiro a maio deste ano, a Central Estadual de Regulação transferiu 93 pacientes da região de Guanambi que precisavam de avaliação e internação neurocirúrgica para outras localidades, como Vitória da Conquista, Salvador, Ilhéus e Itabuna. Agora está disponível esse recurso para todos os pacientes no hospital regional, evitando assim, o deslocamento aéreo ou terrestre para outras regiões”, afirma Vilas-Boas, ao pontuar que esta é mais uma demonstração do compromisso do governador Rui Costa de ampliar e descentralizar a assistência à saúde.

7. Outra boa notícia para a região é o fortalecimento da rede materno-infantil. Além da implantação de seis leitos de PPP e cinco leitos do tipo UCINCa, o secretário anunciou a licitação da reforma e ampliação da maternidade regional de Guanambi e a construção de um Centro de Parto Natural (CPN). A estimativa é investir mais de R$ 13 milhões entre obras e equipamentos na maternidade e na construção do CPN. Após as intervenções, o Hospital Regional de Guanambi totalizará 150 leitos, sendo 45 leitos entre UTI adulto, neonatal e cuidados intermediários.

8. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promove, nesta próxima segunda-feira (31), às 19h, a aula inaugural do Programa Qualifica Mais - Emprega Mais, no canal do YouTube Educação Bahia (https://bit.ly/2SAehbF). Foram ofertadas 699 vagas de cursos on-line de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Eixo Informação e Comunicação, em Salvador, com o objetivo de promover a formação em cursos de qualificação profissional dos jovens para o mundo do trabalho e a continuação dos seus estudos.

9. Os cursos do Qualifica Mais - Emprega Mais foram ofertados em parceria da SEC com o Ministério da Educação (MEC). A seleção e a matrícula dos estudantes contemplados foram realizadas pelo MEC. As unidades de ensino ofertantes dos cursos on-line são: o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Formação e Eventos Isaías Alves, com 160 vagas para Programador de Sistemas e 160 vagas para Programador Web; o CEEP Empreende Bahia, com 122 vagas para Programador de Sistemas e 123 vagas para Programador Web; CEEP Newton Sucupira, com 40 vagas para Programador de Sistemas e 40 vagas para Programador Web; e o Colégio Estadual Góes Calmon, com 54 vagas para Programador de Dispositivos Móveis.

10. O Qualifica Mais - Emprega Mais visa conectar os estudantes às vagas de emprego nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), por meio da oferta de qualificação profissional de qualidade e da disponibilização de conteúdos voltados para a formação profissional e inserção no mundo do trabalho.

11. O aumento no número de casos ativos de Covid-19 em Salvador vem preocupando as autoridades. O crescimento acendeu o sinal amarelo no sistema de saúde e serve como um alerta sobre a necessidade de manter os cuidados. Mesmo com a imunização dada pela primeira e segunda dose das vacinas, é preciso seguir os protocolos como uso de máscara, do álcool em gel e manter o distanciamento social pois, mesmo vacinado, ainda é possível se contaminar.

12. Nesta sexta-feira (28) pela manhã, o percentual da ocupação de leitos era de 79%, com mais de 206 mil casos confirmados no município. Na lista dos bairros com maior número de contaminação, a Pituba lidera com mais de 6,5 mil casos, seguido de Pernambués, Brotas, Itapuã e Fazenda Grande do Retiro. Nestes últimos quatro bairros, as medidas restritivas permanecem, com pontos de testagem e distribuição de máscaras para a população.

13. A infectologista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Adielma Nizarala, comenta sobre uma possível terceira onda, que pode ser inevitável. “Podemos reduzir a quantidade de casos através da não aglomeração, do uso adequado de máscara, distanciamento social e medidas de higiene, mas isso infelizmente não está acontecendo”, desabafa.

14. Uma coisa que tem preocupado, segundo a médica, são casos de pessoas que, após a primeira dose da vacina, abandonaram o uso de máscara e adotaram a rotina pré-pandemia, sendo que este ainda não é o momento para isso. Ela alerta que, mesmo com as duas doses, a vacina não confere 100% de imunidade contra a doença – as doses apenas ajudam para que a contaminação não evolua para casos gravíssimos e até óbito.

15. Sobre a disponibilidade de leitos na capital baiana, Adielma lembra que o fato do município ter um número finito de possibilidade de leitos é real. “Quanto menos pessoas tiverem o vírus, menor o número de pacientes com casos graves. Hoje temos uma taxa de 3% de mortalidade, e a melhor forma que temos de fazer a prevenção é não pegar. Sem a vacina, não sabemos se o caso pode evoluir para mais grave”.

16. Hoje, Salvador já conta com mais de 750 mil cidadãos vacinados, por idade, comorbidade ou profissão. A supervisora de indústria farmacêutica Nathali Sampaio já recebeu a primeira dose da vacina de Oxford e conta que, mesmo assim, mantém os protocolos sanitários no dia a dia.

17. Aos 36 anos de idade, ela relata que quando pode, mantém o home office e, se houver necessidade de ir à rua, ela usa duas máscaras para proteção, além de sempre ter o álcool gel em mãos e manter o distanciamento. “Não é por ter tomado a vacina que ela vai resolver o problema. Eu redobrei os cuidados, pois acredito que mesmo a gente estando vacinada com a primeira dose, ainda podemos pegar a doença”.

18. A profissional diz que procura cuidar não só de si, mas do próximo, pois percebe que o grau de contaminação está maior no momento. Perguntada sobre os protocolos após a segunda dose, ela é firme na resposta: “Vou manter os cuidados, devido ao ritmo lento da vacinação”, finaliza.

19. O bairro de Sussuarana, em Salvador, receberá um investimentos da ordem de  R$ 22 milhões do Governo do Estado na construção de uma unidade escolar em Tempo Integral. Além de 35 salas de aula, laboratórios, auditório, biblioteca e demais áreas de apoio, a nova escola terá um complexo poliesportivo educacional, com campo de futebol com grama sintética, quadra poliesportiva coberta, vestiários e áreas de convivência. 

20. As máquinas já estão em operação na obra, executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER). A construção da nova escola faz parte do projeto de requalificação da rede física escolar, que está sendo executado pelo Governo do Estado e que prevê a entrega de 60 novas escolas na Bahia, até 2022.

21. A nova unidade deve atender a 1.400 estudantes. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a iniciativa. "Esta obra atende a uma reivindicação da comunidade por uma escola estadual no bairro e esta unidade terá um moderno projeto de engenharia e ainda será agregado um complexo poliesportivo educacional, para que durante todo o dia os estudantes tenham acesso a diversos recursos e equipamentos para fortalecer a aprendizagem", afirmou, ao destacar que várias reuniões foram realizadas com representantes da comunidade de Sussuarana  para o diálogo e a escuta sobre o projeto que melhor atenda aos anseios da coletividade.