Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

RESCE NÚMERO ÓBITOS DIÁRIOS NA PANDEMIA DA COVID NA BAHIA: 130, HOJE Brasil registrou 2.13

Brasil registrou 2.130 mortes por Covid-19 nas últimas 24 hora
27/05/2021 às 08:43
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.099 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.809 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (27) também registra 130 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 999.463 casos confirmados desde o início da pandemia, 960.258 já são considerados recuperados, 18.349 encontram-se ativos e 20.856 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.269.363 casos descartados e 224.207 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 48.939 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 20.856, representando uma letalidade de 2,09%. Dentre os óbitos, 55,74% ocorreram no sexo masculino e 44,26% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,82% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,04%, preta com 15,42%, amarela com 0,43%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,16% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 62,85%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,44%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                    *****
5. Os alunos de 12 a 17 anos da Escola Municipal Santa Rita, em Luiz Anselmo, poderão participar da Oficina de Produção Audiovisual na Prática. A atividade vai acontecer no dia 5 de junho, às 8h, através do Zoom. A intenção é apresentar aos jovens como funciona as atividades de produção audiovisual e proporcionar reflexão crítica sobre a linguagem em vídeo.

6. Para participar da oficina, o estudante deve entrar em contato com o representante da escola e realizar as inscrições até o próximo dia 3. A oficina é promovida pela Nina Produções Artísticas e tem apoio da Fundação Gregório De Mattos (FGM), com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, da Secretaria da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo.

7. Durante as aulas, os participantes vão aprender, de forma criativa e com ferramentas simples, como se deve criar um roteiro, produzir e finalizar um projeto audiovisual. Além disso, todos terão acesso a uma atividade complementar, que será a Oficina Extra de Edição de Vídeo em celulares.

8. De acordo com a produtora e idealizadora do projeto, Alessandra Novaes, mais conhecida como Nina Novaes, a oficina tem como objetivo proporcionar o primeiro contato com o audiovisual com um olhar cultural inclusivo, unificando a vida em comunidade e no ambiente escolar.

9. O percentual de investimento em Saúde, de 31,10% no primeiro quadrimestre de 2021 em relação às metas fiscais de receitas e despesas do município de Lauro de Freitas, chamou a atenção para o compromisso da Administração Municipal com o enfrentamento da pandemia. O resultado foi apresentado nesta quinta-feira (27), durante audiência pública transmitida ao vivo na página do Facebook da Prefeitura, com participação da Câmara de Vereadores.  

10. Segundo o secretário Municipal da Fazenda, Luiz Cláudio Guimarães, a aplicação em Saúde, mais que o dobro do mínimo constitucional de 15%, demonstra o grande esforço da gestão. “Só em relação aos investimentos com a Covid-19, tivemos uma aplicação direta do tesouro municipal de um montante de mais de R$9 milhões. A pandemia provocou aumento de despesas e, infelizmente, percebemos que o Governo Federal não tem feito o repasse como deveria para dar sustentabilidade aos municípios”, considerou.  

11. A arrecadação de receitas correntes, no período de janeiro a abril do exercício 2021, atingiu 38% da estimativa anual. Um percentual acima do previsto se comparado ao quadro de divisão por três quadrimestres do ano, que daria 33,33% por período. O destaque desse resultado fiscal foi evidenciado na performance das receitas tributárias, relacionadas aos impostos, taxas e contribuição, que teve um montante de 45% do esperado.

12. O efeito positivo da também chamada de receitas próprias decorre do resultado de pagamentos de cotas únicas do IPTU, natural neste primeiro quadrimestre, e devido a pujança econômica do município, que mesmo diante da pandemia não parou, e ao controle da gestão nas finanças, conforme pontuado pelo secretário da SEFAZ.  

13. O governo baiano encaminha nesta quinta-feira (27), para a Assembleia Legislativa do Estado (Alba), uma Proposta de Emenda da Constituição (PEC) que prevê ajustes técnicos e de ordem legal no texto da Emenda Constitucional n° 26, da Reforma da Previdência Estadual. A nova proposta não prevê mudanças nas regras dos benefícios previdenciários, mas apenas alterações textuais com o objetivo de tornar o conteúdo da legislação mais claro e de fácil aplicação.

14. "Nosso objetivo foi aperfeiçoar o texto constitucional e dar segurança e celeridade aos cálculos dos proventos", explica o superintendente de Previdência do Estado, Eduardo Matta, ao reiterar que a nova PEC "não prevê modificações nas regras previdenciárias em vigor relativas, por exemplo, a idade, tempo de contribuição, cálculo de proventos, regras de transição ou alíquotas".

15. Segundo o superintendente, um dos ajustes propostos diz respeito ao cálculo da média das gratificações variáveis para servidores que se aposentam com  integralidade - ou seja, com direito a ter seu benefício calculado com base na remuneração do cargo efetivo. 

16. Com o texto da emenda atualmente em vigor, este cálculo é feito com base na  média de todo o tempo em que o servidor recebeu a gratificação. "Com a alteração, passará a ser observada apenas a média dos últimos 10 anos, o que facilitará bastante o cálculo e a concessão do benefício", explica o superintendente.

17. O Brasil registrou 2.130 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta quinta-feira (27) 456.753 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.766 --a menor desde o dia 12 de março (quando estava em 1.761). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -8% e indica tendência de estabilidade nos óbitos decorrentes do vírus.

18. É o 9º dia seguido de estabilidade nessa comparação. Isso significa que, apesar de voltarmos a ter a média abaixo da marca de 1,8 mil, o ritmo atual tem se assemelhado mais a um platô do que a uma queda na curva.

19. Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quarta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

20. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 16.341.112 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 65.672 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 63.222 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +2% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade também nos diagnósticos.