Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA SE ESTABILIZA NA BAHIA E INFECTADOS CAEM UM POUCO PARA 17.462

Na terça-feira tem mutirão de vacinação: veja locais
24/05/2021 às 09:34
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.380 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 2.750 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (24) também registra 71 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 984.967 casos confirmados desde o início da pandemia, 947.006 já são considerados recuperados, 17.462 encontram-se ativos e 20.499 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.259.590 casos descartados e 218.054 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 48.728 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 20.499, representando uma letalidade de 2,08%. Dentre os óbitos, 55,70% ocorreram no sexo masculino e 44,30% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,93% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,98%, preta com 15,34%, amarela com 0,44%, indígena com 0,12% e não há informação em 7,19% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 63,12%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,53%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                   *****
5. As mais de 18 mil pessoas que precisam tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 poderão, nesta terça-feira (25), aproveitar o mutirão promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Serão atendidas as pessoas com data de retorno indicado no cartão de vacinação até dia 28 de maio.

6. A segunda dose da vacina CoronaVac será aplicada, das 8h às 16h, nos pontos drive-thru e fixo: Unijorge Paralela, Universidade Católica do Salvador – Campus Pituaçu, 5º Centro de Saúde – Barris e Faculdade Bahiana – Unidade Brotas. Também haverá vacinação nos postos fixos da USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado – Águas Claras, UBS Eduardo Mamede – Mussurunga, Colégio da Polícia Militar – Dendezeiros e UBS Ramiro de Azevedo – Campo da Pólvora.

7. No caso da segunda dose da vacina Oxford, a aplicação acontecerá, também das 8h às 16h, nos drives situados no Centro de Convenções de Salvador – Boca do Rio, Arena Fonte Nova – Nazaré, Parque de Exposições – Paralela, Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos, Faculdade Bahiana – Cabula, Barradão – Canabrava, Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Faculdade Universo – Campus Avenida ACM, Shopping Bela Vista e USF San Martim III.

8. Quem não possui carro, pode comparecer a um dos seguintes pontos fixos: USF Curralinho, Barradão – Canabrava, USF Federação, USF Fernando Filgueiras – Cabula IV, USF Teotônio Vilela II – Nova Brasília de Valéria, Parque de Exposições – Paralela, USF Resgate, USF Vale do Matatu, USF Cajazeiras X, USF Colinas de Periperi, USF Vila Nova de Pituaçu, USF Plataforma, USF João Roma Filho – Jardim Nova Esperança.

9. O mutirão também vai atender ao público através de agendamento, disponibilizado nesta segunda-feira (24) através da plataforma Hora Marcada, no site vacinahoramarcada. saude. salvador. ba. gov. br .

10.  A vacinação com a primeira dose está suspensa em Salvador. A imunização para os demais públicos será retomada após a chegada de doses na capital baiana. 

11. Com a chegada das estações mais frias, aumenta a probabilidade de as pessoas contraírem doenças respiratórias ou terem agravadas as enfermidades desse tipo já adquiridas. Neste período que a população enfrenta ainda a pandemia de Covid-19, os cuidados devem ser ainda maiores para evitar agravamento dos casos.

12. A infectologista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Adielma Nizarala, lembra que, nas estações de chuva, as pessoas costumam ficar aglomeradas em espaços fechados e úmidos. “Isso desencadeia mais facilmente a transmissão de gripes e resfriados e intensifica os sintomas de rinite e sinusite, alergias que também reagem às mudanças bruscas de temperatura, comuns no período”, explicou a médica.

13. Adielma recomenda, portanto, que o contato prolongado com muitas pessoas em locais fechados seja evitado. A limpeza dos ambientes de casa e do trabalho também deve ser reforçada, para que se reduza a atuação dos agentes indutores de alergias, como ácaros, fungos e pelos de animais.

14. “Estimamos, no entanto, a redução dos casos de doenças respiratórias sazonais neste ano, por conta do uso mais frequente de máscaras, que as pessoas adotaram em função da pandemia”, pondera a infectologista.

15. Vacina contra gripe — A especialista ressaltou, ainda, a importância da vacinação contra a gripe. “A campanha contra a Influenza continua e é importante tomar a vacina, não apenas para evitar a contaminação por essa doença, especialmente neste período, como também para que possamos diferenciar com rapidez os diagnósticos de Covid e de H1N1.”

16. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue em Salvador nos 109 postos de saúde, das 8h às 16h. Já na segunda etapa, contempla crianças com idade entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada, além dos idosos com idade igual ou superior a 60 anos. Já o drive-thru do Shopping Barra atende exclusivamente a professores e idosos com idade igual ou superior a 60 anos.

17. Os grupos prioritários que já receberam a vacina contra a Covid-19 precisam se atentar ao intervalo de 14 dias para a aplicação do imunizante contra a gripe, para que a vacina consiga gerar resultados e para que possíveis efeitos pós-vacinais dos imunizantes não se sobreponham. A lista completa dos postos de vacina contra a gripe está disponível no site da SMS, no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br .

18. Identificação – Como as doenças respiratórias apresentam sinais comuns, é importante distingui-las para a realização do tratamento adequado. A Covid-19 tem como primeiros sintomas a febre repentina acima de 38ºC, tosse seca ou com produção de catarro, fadiga, dores musculares, de cabeça, na garganta e calafrios. Menos frequentes são diarreia, vômitos, perda de olfato (anosmia) e de apetite.

20. A dificuldade de respirar, falta de ar e aperto no peito exigem realização rápida de teste e assistência médico-hospitalar. A doença pode ainda gerar complicações que põem a vida em risco, como pneumonia, que afeta um ou os dois pulmões, insuficiências respiratórias, renais e cardiopatias.

21. Rinite é uma doença inflamatória das mucosas do nariz, que pode ser alérgica ou não. Os sintomas, parecidos nos dois casos, são edema da mucosa com obstrução nasal, coriza, sequência de espirro, coceira no nariz, na garganta, no céu-da-boca e nos olhos.

22. Já sinusite é a inflamação da região da face ao redor do nariz, como as maçãs do rosto e os olhos. A versão aguda da sinusite gera dor de cabeça forte, obstrução nasal com secreção amarela, esverdeada ou sanguinolenta, que dificulta a respiração, além de febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite. A sinusite crônica apresenta os mesmos sintomas, com menos intensidade.

23. A gripe, enfim, atinge as vias respiratórias e ocorre quando organismo é infectado pelo vírus Influenza. Causa febre alta (mais de 38 °C), dores de cabeça e no corpo, mal estar e fraqueza, tosse, dor de garganta e coriza. Já os resfriados, menos graves, são ocasionados majoritariamente por rinovírus.