O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 20.205, representando uma letalidade de 2,08%
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 5.182 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 4.187 recuperados (+0,5%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (20) também registra 74 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 971.450 casos confirmados desde o início da pandemia, 932.687 já são considerados recuperados, 18.558 encontram-se ativos e 20.205 tiveram óbito confirmado.
2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.250.376 casos descartados e 215.699 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 48.536 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 20.205, representando uma letalidade de 2,08%. Dentre os óbitos, 55,66% ocorreram no sexo masculino e 44,34% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,82% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,05%, preta com 15,31%, amarela com 0,44%, indígena com 0,12% e não há informação em 7,26% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 63,37%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,50%).
4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
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5. Estar onde o cliente estiver é o objetivo do GPA. Por isso, o Grupo, que é líder no e-commerce alimentar do Brasil, se uniu ao iFood Mercado para aumentar as opções dos clientes que buscam fazer compras de supermercado de forma rápida e sem sair de casa. Ao todo, estarão contempladas, até o fim do mês de maio, mais de 200 lojas das redes Extra e Pão de Açúcar em todo o Brasil.
6. Para o GPA, a parceria tem como objetivo aumentar vendas e o GMV das operações online, além de potencializar a utilização dos principais ativos do Grupo, que são as lojas. As unidades estão localizadas em regiões altamente adensadas, bem localizadas e possuem uma infraestrutura preparada para auxiliar na operação desse tipo de compra, com estoque adequado e pessoal treinado.
7. "O foco do Grupo é maximizar a experiência de compra de uma cesta completa, com personalização, expansão operacional e geográfica e com foco na principal fortaleza, que é o amplo conhecimento e pioneirismo da venda de alimentos no Brasil. Em linha com esse cenário, o GPA acompanhou os movimentos de mudanças de comportamento dos consumidores e decidiu aprimorar sua estratégia digital com o objetivo de ampliar as opções de compra para seus clientes.
8. A parceria com o iFood tem uma importância muito estratégica dentro do modelo de negócio do GPA, que busca oferecer as mais variadas formas de entregas para as compras de supermercado de seus clientes, sempre de acordo com cada uma das jornadas e momentos de consumo”, explica Luiz Henrique Costa, Diretor Executivo de Operações do GPA.
9. A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, foi empossada como vice-presidenta da temática de gênero para a gestão 2021-2023, pela Frente Nacional de Prefeitos, nesta quinta-feira (18). A solenidade virtual ocorreu pelo canal da FNP no YouTube, logo após a 80ª Reunião Geral da entidade.
10. “Hoje, tive a honra de ser eleita vice-presidenta para políticas de gênero da FNP, para cuidar de questões relativas às mulheres, porque estamos vivendo uma crise econômica, sanitária e social muito grande que atinge a todos, mas em especial as mulheres, que são as que mais estão sofrendo com a pandemia”, relatou Moema.
11. De acordo com a prefeita, a pandemia reflete nas mais de oito milhões de mulheres desempregadas no país, além de impactar no aumento de violências contra as mulheres. “Assumir a temática de gênero será um desafio muito importante, já que somos 52% da população e hoje nós só representamos 12% dos municípios do Brasil, algo em torno de 658 prefeitas eleitas”, apontou”.
12. Saiu nesta quinta-feira (20) o resultado do sorteio de maio da Nota Premiada Bahia, que contemplou 91 moradores de 20 municípios do estado. O prêmio de R$ 100 mil foi para um participante da capital, que mora no bairro de São Marcos. Dos 90 prêmios de R$ 10 mil, 56 foram para Salvador e 34 para o interior.
13. A lista completa dos ganhadores pode ser consultada no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e ainda no Instagram @notapremiadabahia e nas redes sociais da Secretaria da Fazenda da Bahia: Instagram @sefazbahia, Facebook @sefaz.govba e Twitter @sefazba.
14. Entre os municípios do interior da Bahia que tiveram ganhadores, destaque para Feira de Santana, Jequié e Lauro de Freitas, cada um com quatro pessoas sorteadas no sorteio. Na sequência, Itabuna (3), Camaçari (3), Itanhém (2) e Vitória da Conquista (2). A lista é completada por doze municípios com um sorteado cada: Madre de Deus, Cachoeira, Maragogipe, Ubatã, Jacobina, Riachão das Neves, Euclides da Cunha, Palmas de Monte Alto, Barreiras, Ilhéus, Ipiaú e Santo Amaro.
15. Além dos 91 prêmios mensais, a campanha também realiza periodicamente sorteios especiais de R$ 1 milhão, que contemplam um único participante. O próximo sorteio especial está programado para o dia 30 de junho. Neste caso, serão considerados todos os bilhetes gerados entre 1° de março de 2019 e 31 de maio de 2021.
16. A Revista EXAME, em parceria com a consultoria ABC Associados, escolheu o Grupo Fleury, detentor da Diagnoson a+, na Bahia, como a primeira colocada na categoria Healthcare no ranking Melhores do ESG. Ao todo, 17 empresas de diferentes setores foram reconhecidas. A empresa de saúde também é a única empresa de saúde das Américas a integrar a seleta carteira do Índice de Sustentabilidade Dow Jones na categoria Mercados Emergentes.
17. Em 2020, as emissões de gases causadores de efeito estufa do Grupo foram reduzidas em 10,4% quando comparadas às do ano anterior. No segundo semestre de 2021, a empresa vai colocar em prática um projeto de utilização de energia solar para abastecer parte das 117 unidades do Grupo em São Paulo e Rio de Janeiro. Para isso, foram contratadas duas usinas de geração de energia solar, que serão plugadas às redes elétricas das concessionárias. A energia produzida se transformará em créditos, a serem abatidos das faturas de energia elétrica.
18. Com apoio institucional da Associação Baiana do Mercado Publicitário – ABMP, a campanha do Movimento pela Reforma Administrativa Eficiente (M-RAE) se espalha em Salvador através de outdoors, áudios, vídeos e anúncios impressos, no intuito de mobilizar a sociedade civil e incentivar a função social das empresas para que participem, ativamente, dos debates na tomada de decisões das gestões públicas.
19. Para Ana Coelho, presidente da ABMP, esta reforma pode trazer avanços significativos para o mercado como um todo. “A ABMP fez questão de apresentar e propor parcerias de mídia aos veículos baianos para ampliar os espaços de discussão e tivemos um retorno muito positivo. Com esta reforma, todo o mercado vai ser beneficiado, refletindo em mais empregos, venda e, consequentemente, receita para a gestão pública investir em melhorias na região”, opina.
20. Idealizado pela bicentenária Associação Comercial da Bahia – ACB, o movimento defende, por exemplo, qualidade igual na educação e saúde pública e privada, já que, segundo Paulo Cavalcanti, vice-presidente e coordenador do Núcleo Jurídico desta entidade, “a população paga duas vezes para ter educação e saúde, uma na mensalidade direta ao prestador privado e outra através dos impostos, sendo que estes não são repassados em serviços de qualidade como a população merece, independentemente de classe social”.