Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA TEM QUADRO ESTABILIDADE NA PANDEMIA COM 1.917 CASOS E 78 ÓBITOS

Bahia já recebeu do Ministério da Saúde 6 milhões de vacinas contra covid
17/05/2021 às 10:41
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.917 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.476 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (17) também registra 78 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 957.267 casos confirmados desde o início da pandemia, 921.056 já são considerados recuperados, 16.239 encontram-se ativos e 19.972 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.239.831 casos descartados e 209.520 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. 

3. Na Bahia, 48.311 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

4. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 19.972, representando uma letalidade de 2,09%. Dentre os óbitos, 55,68% ocorreram no sexo masculino e 44,32% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,79% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,01%, preta com 15,36%, amarela com 0,44%, indígena com 0,12% e não há informação em 7,29% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 63,62%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,55%).

5. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

6. (BRASIL) -O Brasil registrou 1.039 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta segunda-feira (17) 436.862 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.918 --maior que a da véspera. Houve aumento na média pelo 2º dia seguido, depois de um período de 15 dias em queda. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -19%, indicando tendência de queda nos óbitos decorrentes do vírus.

7. Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta segunda. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

8. O Brasil completa agora 117 dias com a média móvel de mortes acima da marca de 1 mil. De março até o dia 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média acima da marca de 2 mil. Completamos agora uma semana com indicativo de queda na curva de mortes (na comparação com duas semanas atrás) --algo que foi registrado pela última vez em novembro do ano passado.

9. Mais 297.300 mil doses de vacina contra Covid-19 chegarão à Bahia nesta terça-feira (18). O voo comercial trazendo a nova remessa tem previsão de pouso no aeroporto de Salvador à 0h45. Do total de doses, 246.300 mil foram produzidas pela Fiocruz e 51.000 mil pelo Butantan. Todas as vacinas serão destinadas para a segunda aplicação, completando o esquema vacinal de quem já recebeu a primeira dose.

10. Todos os municípios estão aptos a receberem os imunobiológicos. As vacinas serão enviadas para o interior da Bahia em aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador (CMG), após a organização das doses feita pela equipe da coordenação de imunização do estado. Elas serão encaminhadas para as centrais regionais no interior da Bahia e depois despachadas para os municípios.

11. Com esta carga, a Bahia totalizará 5.980.740 doses de imunizantes recebidos, sendo 3.035.800 da Coronavac, 2.849.000 AstraZeneca/Oxford e 95.940 da Pfizer.

12. Após carreata dos trabalhadores de educação da rede municipal de ensino, nesta segunda-feira (17), com destino à Secretaria Municipal de Educação, a APLB Sindicato protocolou no órgão dois documentos reafirmando o estado de greve da categoria e a revogação do decreto 33811/2021 que obriga a retomada das aulas presenciais, além de repudiar a desativação da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

13. E solicitar que se torne sem efeito o ofício enviado pela secretaria, às Gerências e Coordenadorias Regionais de Educação, ameaçando cortar 2/3 dos salários dos profissionais. Apesar de mais de meia hora de espera, o secretário Marcelo Oliveira recusou receber a categoria.

14. A Prefeitura alega que a APLB cria 'fake-news' sobre o tema e, ao que tudo indica, cortou relações com a entidade.

15. A partir desta segunda feira (17), a Prefeitura passa a integrar a RedeSim, uma rede de sistemas informatizados para o registro e legalização de empresas no âmbito da União, Estados e Municípios. Essa integração ocorre também no Sistema de Registro Integrado (Regin), sistema da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb). 

16. O avanço vai proporcionar ao empreendedor maior celeridade na abertura, alterações e baixas de empresas em Salvador, bem como a unificação de dados nos cadastros de todos os entes envolvidos.

17. "Mobilizamos nossas equipes e nos adequamos ao que existe de mais moderno, tornando mais célere a abertura de empresas em Salvador, o que é também uma forma de estimular a economia. A RedeSim unifica serviços da Sefaz, Sedur, Junta Comercial e Receita Federal e representa uma economia de tempo e de dinheiro para o novo empreendedor", afirma a secretária municipal da Fazenda (Sefaz), Giovanna Victer.

 18. "Esse trabalho faz parte de um conjunto de ações que a Prefeitura vem desenvolvendo para a melhoria do ambiente de negócios na cidade. A Semdec, Sefaz e Sedur têm atuado juntas neste mesmo propósito", completa a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes.

 19. Para agilizar ainda mais esse processo de abertura da empresa, a Prefeitura unificou a Taxa de Licença e Localização (TLL) com a Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF), para pagamento em um DAM (Documento de Arrecadação Municipal) único, e prorrogou o vencimento para 60 dias a partir do lançamento da inscrição municipal (CGA). Assim, o empresário não precisa mais pagar antecipadamente a TLL para ter o Termo de Viabilidade e Localização (TVL) emitido.

20. Facilitando ainda mais a legalização da empresa, a Sefaz e a Sedur integraram seus sistemas (TVL, Cadastro Imobiliário e Cadastro Mobiliário), simplificando o processo de atualização cadastral. Por exemplo, quando o contribuinte atualizar o seu TVL na Sedur, o cadastro na Sefaz e o Alvará de Funcionamento serão automaticamente atualizados.

 21. “A Sedur, em conjunto com outros órgãos, está empenhada em desburocratizar todos os serviços de licenciamento. O próximo passo será a solicitação de Viabilidade de Localização, através do Sistema RedeSim, previsto para julho”, destaca o secretário da Sedur, João Xavier.