Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MUTIRÃO DA VACINAÇÃO 2ª DOSE ATENDE 50 MIL PESSOAS NO FINAL DE SEMANA

SESAB registra + 63 óbitos pela covid na Bahia, em 24 horas
16/05/2021 às 10:39
   
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.554 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 3.322 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico deste domingo (16) também registra 63 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 955.350 casos confirmados desde o início da pandemia, 918.580 já são considerados recuperados, 16.876 encontram-se ativos e 19.894 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.238.635 casos descartados e 209.940 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (16). Na Bahia, 48.273 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 19.894, representando uma letalidade de 2,08%. Dentre os óbitos, 55,68% ocorreram no sexo masculino e 44,32% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,80% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,00%, preta com 15,36%, amarela com 0,44%, indígena com 0,12% e não há informação em 7,28% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 63,68%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,54%).

4. A Prefeitura de Salvador estima que foram vacinadas 50 mil pessoas no mutirão da segunda dose em Salvador neste final de semana praticamente zerando esta demanda. 

5. Presidente de comissão nacional de vacinação espera que, o mais tardar no ano que vem, país terá que fazer nova campanha para reforçar imunização.  As autoridades de saúde da Alemanha já contam que, o mais tardar no próximo ano, deverá ser necessária uma campanha nacional para a aplicação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19.

6. A previsão foi feita, em entrevista publicada neste domingo (16/05), pelo presidente da Comissão Permanente de Vacinação (Stiko), Thomas Mertens. Embora ainda não haja confirmação oficial a esse respeito, ele garantiu que as atuais doses aplicadas não serão as últimas.

7. "O vírus não vai nos deixar. As vacinas atuais não serão, portanto, as últimas", disse Mertens aos jornais do grupo midiático Funke. "Basicamente, temos que estar preparados para o fato de que, possivelmente no próximo ano, todos terão que reforçar sua proteção vacinal".

8. Mertens alertou ainda para o fato de poder ser necessária, com urgência, uma terceira dose caso surjam variantes para as quais as vacinas sejam ineficazes.

9. O governador Rui Costa entrega, na segunda-feira (17), às 8h30, a obra de estabilização da encosta localizada na Rua Maria Isabel, no bairro de Boa Vista do Lobato, em Salvador.

10. O trabalho coordenado pela Conder, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), recebeu investimento de mais de R$ 7 milhões.

11. O projeto contempla três áreas distintas e consiste em estabilização de encosta com concreto projetado, solo grampeado, cortina atirantada e drenagem.

12. A TV Educa Bahia apresentou neste fim de semana uma programação diversificada, que alia educação, cultura e aprendizagem. Durante todos os dias, a TV Aberta (canais: http://bit.ly/sintonizeEducaBahia) transmite videoaulas dos diferentes componentes curriculares e programas, em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, que prometem levar o telespectador a grandes aventuras no mundo do conhecimento.

13. No sábado (15), foram exibidos curtas, seriados e documentários. Destaque para o filme “Frequência comunitária”, do diretor Renan Sales. O curta-metragem mostra a importância da comunicação dentro de comunidades periféricas, colocando em pauta seus desafios e barreiras com os poderes públicos para captar recursos e produzir conteúdos. No mesmo dia, a série “Natureza forte” mostra um grupo de pescadoras do município de Remanso, que se organizou para fortalecer a pescaria artesanal.

14. No domingo (16), o programa "Agbara Dudu" exibiu o episódio “Mãe Senhora, Iyá Omi Oxum Muiwa”. Nele, em formato documental, é exibida uma festa para Oxum, em que a sacerdotisa Mãe Senhora destaca as estratégias criadas para driblar as perseguições religiosas e o racismo. 

15. O programa "Turma da Robótica" apresentou um projeto de estudantes que desenvolvem um inovador coletor menstrual, que pode ser usado em missões espaciais, e recebe a visita de uma médica, ex-aluna da escola, que vai desafiá-los a construir um novo robô. Também serão apresentados programas como “Astrolab”, “Geração futura – faça você mesmo”, “E Aí, cientistas?”, "Bia Desenha”, “Mundo.Doc”, e “Pequenos Grandes Talentos”.

16. O final de semana também trouxe aulas do Ensino Médio, que acontecem de 8h às 10h30 (1° ano); das 10h30 às 13h (2° ano); e das 14h50 às 17h30 (3° ano). Para os estudantes do Ensino Fundamental, são transmitidas aulas da faixa "Vamos Aprender". O 4 ° e 5° ano têm programação das 13h às 13h30; o 6° e 7° ano, das 13h30 às 14h10; e o 8° e 9° ano, das 14h10 às 14h50.

17. O atendimento do SAC na região Oeste do Estado fica suspenso de 17 a 24 de maio. Em cumprimento a decreto estadual, as unidades situadas em Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Cocos, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória ficam fechadas durante esse período e o atendimento ao público será retomando a partir do dia 25 de maio. A medida do Governo da Bahia tem o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 na região.

18. Vale lembrar que o atendimento em toda a Rede SAC é 100% por agendamento, através do SAC Digital. Para agendar, é só baixar o aplicativo ou acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).  

19.  A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados ao se dirigem ao SAC. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool a 70%; reforço na higienização das dependências, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente. Além disso, o atendimento é individual, sem acompanhantes, exceto em casos excepcionais.

20.No mutirão da vacinação segunda dose, em Salador, quem não marcou hora enfrentou uma fila de até 8 horas de espera. Fica a lição: marque a hora na próxima e não perca tempo.