Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMERO MORTOS VOLTA A AUMENTAR NA BAHIA PELA COVID: 121 OBITOS EM 24H

Governador Rui vai a Lauro de Freitas na sexta-feira para inaugurar obra
13/05/2021 às 09:16
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.140 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.383 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (13) também registra 121 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. 

2. Dos 944.724 casos confirmados desde o início da pandemia, 908.210 já são considerados recuperados, 16.890 encontram-se ativos e 19.624 tiveram óbito confirmado.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.231.911 casos descartados e 207.472 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. 

4. Na Bahia, 48.100 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

5. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 19.624, representando uma letalidade de 2,08%. Dentre os óbitos, 55,64% ocorreram no sexo masculino e 44,36% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,74% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,01%, preta com 15,37%, amarela com 0,44%, indígena com 0,12% e não há informação em 7,31% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 63,76%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,56%).

6. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                               ******
7. “No dia dedicado à Nossa Senhora de Fátima, vim rezar pela memória de mais de 480 mil brasileiros mortos e pela boa saúde dos demais”, diz Menezes

8. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, deputado Adolfo Menezes participou, nesta quinta-feira (13.05), da cerimônia de reinauguração dos sinos da Igreja Senhor do Bomfim, um dos principais cartões postais da capital baiana. Depois de três décadas parados, os quatro sinos da Basílica do Bomfim voltaram a badalar juntos. A missa foi celebrada pelo Padre Edson.

9. “Vim prestigiar este belo projeto do secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, que já devolveu o toque dos sinos em nove igrejas de Salvador. Aproveitei, neste dia dedicado à Nossa Senhora de Fátima, e rezei pela memória de mais de 480 mil brasileiros que morreram pela Covid-19, e também pela boa saúde de todos os demais baianos e brasileiros”, declarou o chefe do Legislativo estadual.

10. Na cerimônia, Adolfo Menezes estava em companhia do vice-governador João Leão, da deputada Fabíola Mansur (PSB), e dos secretários de Turismo, Fausto Franco; Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal; Infraestrutura, Marcus Cavalcanti; e Saúde, Fábio Vilas- Boas, entre outras autoridades.

11. A Polícia Militar da Bahia, através do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e das Companhias Independentes de Policiamento Tático(CIPT) Rondesp Atlântico/BTS/Central e RMS  vai iniciar as Operações Intensificação Tática e Grifo, que irá intensificar o policiamento ostensivo em diversas regiões de Salvador.

12. O lançamento ocorrerá na próxima sexta-feira (14), às 9h, na Praça Tricolor Claudio Veiga (antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia), na Boca do Rio. E contará com a presença do comandante geral da PMBA, coronel Coutinho.

13. O objetivo é incrementar o policiamento motorizado, realizado pela Companhia de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo), e pelas Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp em horários e dias pré-estabelecidos, através de um planejamento estratégico e técnico em áreas que necessitam de reforço policial.

14. “As operações visam fortalecer ainda mais a redução do número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), e Crimes Violentos contra o patrimônio (CVP), que tiveram queda nos primeiros meses de 2021, vamos intensificar o policiamento com equipes da Patamo e das Companhias Independentes para coibir esses crimes e ampliar a segurança de todos”, anuncia o coronel Coutinho.

15. Nesta sexta-feira (14), às 9h, o governador Rui Costa estará em Lauro de Freitas para a entrega do Reservatório de Amortecimento 05, no Parque da Mata. O reservatório, com volume aproximado de armazenamento de água de 125.642 m³, integra o Projeto de Projeto de Macrodrenagem dos rios Ipitanga e Joanes.

16. O trabalho é coordenado pela Conder, companhia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), e abrange também o município de Salvador.

17. Além da construção do reservatório, foi executado o espaço denominado Parque da Mata, concebido com o intuito de proporcionar um espaço de lazer para a comunidade.

18. Com concepção inovadora, o trabalho de macrodrenagem dos dois rios visa diminuir significativamente os alagamentos em Lauro de Freitas e alguns bairros de Salvador, melhorando a vida de milhares de pessoas.