Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMERO DE MORTOS PELA COVID NA BAHIA SE APROXIMA DOS 19.000; HOJE, 82

Salvador já vacinou mais de 550 mil pessoas
04/05/2021 às 09:43
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.108 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 3.470 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (4) também registra 82 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 913.020 casos confirmados desde o início da pandemia, 878.399 já são considerados recuperados, 15.809 encontram-se ativos e 18.812 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.208.492 casos descartados e 198.505 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 47.499 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 18.812, representando uma letalidade de 2,06%. Dentre os óbitos, 55,53% ocorreram no sexo masculino e 44,47% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,61% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,98%, preta com 15,42%, amarela com 0,45%, indígena com 0,12% e não há informação em 7,42% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 64,30%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,56%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                 ****
5. O Brasil registrou 2.966 mortes e 77.359 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando os números totais de vítimas e contágios para 411.588 e 14.856.888, respectivamente, informou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta terça-feira (4).

6. Os dados representam uma queda em relação aos números de óbitos contabilizados na última terça-feira (27), quando foram 3.086 vidas perdidas em um dia, e um aumento na quantidade de casos, já que semana passada foram registradas 72.140 infecções diagnosticadas.

7. A taxa de letalidade continua em 2,8% a nível nacional. No entanto, o Rio de Janeiro é o estado com o maior índice no País, 6%, seguido de Pernambuco (3,5%), Amazonas (3,4%) e São Paulo (3,3%).

8. A média dos últimos sete dias de mortes está diminuindo levemente e está em 2.367. Já a de contágios apresentou um leve aumento, passando de 58.587 contaminações para 59.332.
                                                   ****
9. Salvador ultrapassa a marca de 550 mil pessoas que receberem a primeira dose da vacina contra Covid-19. Desse total, cerca de 250 mil pessoas que completaram o esquema vacinal com a administração das duas doses da vacina no município.

10. Os trabalhadores da saúde continuam como maior público imunizado até então com cerca de 167 mil pessoas vacinadas. As mulheres correspondem a 63% dos imunizados na cidade e as pessoas pretas ou pardas são 57% dos vacinados.

11. “Salvador é a capital brasileira mais eficaz na aplicação da vacina contra Covid-19. Temos cerca de 1,5 mil servidores atuando incessantemente na nossa cidade para garantir a celeridade do processo de imunização contra o coronavírus. Implantamos uma estrutura muito mais robusta que a divulgada no início da campanha justamente para que dar agilidade”, destacou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.

12. A aplicação da 2ª dose da CoronaVac será suspensa em Salvador a partir desta quarta-feira (5), por conta do desabastecimento do imunobiológico pelo Governo Federal. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aguarda o recebimento de novo lote para regularizar a situação na capital baiana e, assim, realizar o fechamento do esquema vacinal daqueles que já receberam a primeira dose.

13. A imunização domiciliar, através do Vacina Express, está mantida para a segunda dose da CoronaVac nesta quarta-feira (5). A segunda aplicação das doses da vacina Oxford também segue sem restrição para os indivíduos habilitados no município.

14. Para ajudar na compra de presente para o Dia das Mães, o Salvador Shopping promove nesta quinta-feira, 06 de maio, às 19h, a sua primeira live commerce. A ação une os formatos dos vídeos transmitidos ao vivo pela internet, as lives, dos canais de compra na televisão e a estrutura do comércio eletrônico para divulgar produtos, promover vendas e gerar maior interação com o consumidor. No momento da live, os clientes terão acesso a descontos de até 50%, brindes exclusivos das marcas e o benefício do frete grátis.

15. Na live, o internauta pode ver na tela a apresentadora exibindo os produtos e seus respectivos preços especiais. Caso tenha interesse, poderá tirar dúvidas no chat, adicionar o produto à sacola e realizar o pagamento, tudo sem deixar a transmissão. Serão ofertados os itens disponíveis para compra na plataforma digital Salvador Shopping Online: www.salvadorshoppingonline.com.br.  

16. São mais de 6 mil itens de categorias como moda, calçados, acessórios, tecnologia e bem-estar. Uma vantagem é realizar a compra de itens de diferentes lojas e receber todos na mesma entrega. Já a “função presente” é ideal para enviar uma homenagem para as mães sem sair de casa.

17.  Cremeb - Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia emitiu uma nota oficial reforçando as orientações para os médicos atestarem comorbidades através de plataforma digital desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde para cadastro dos pacientes da vacinação da Covid-19.

18. “Desenvolvemos uma tecnologia para tornar mais simples e eficaz o trabalho desenvolvido pelo médico durante a avaliação do paciente com comorbidade, justamente para valorizar essa categoria que tem desempenhado um papel de protagonismo no enfrentamento da pandemia”, destacou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.

19. Para garantir segurança e evitar fraudes no processo de imunização, a Prefeitura disponibilizou uma plataforma virtual (www.comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br) para viabilizar o cadastramento das pessoas com comorbidade residentes na capital baiana e que têm idade entre 18 e 59 anos. O acesso ao dispositivo é restrito ao médico que utiliza a mesmo login e senha da área restrita do site do Cremeb.

20. De acordo com o Cremeb, a iniciativa facilita o trabalho dos médicos, uma vez que a ferramenta suprime a necessidade de emissão de relatório. “Além de ser um ato solidário, o procedimento é seguro e muito simples. Ressaltamos ainda que esta iniciativa é uma valorização do Ato Médico, visando a saúde dos pacientes”, descreveu a nota.

30. Confira o passo a passo:

1-            Ir até o site https://comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br/comorbidades/FormPesquisaComprovanteComorbidades.aspx e verificar se o nome já consta na lista das pessoas elegíveis para vacinação;

 2-            Caso não esteja na lista, o portador da comorbidade deve procurar o médico onde é acompanhado – tanto da rede pública quanto da rede privava;

 3-            O médico vai analisar o relatório clínico do paciente e verificar se o mesmo está dentro das comorbidades elencadas pelo Plano Nacional de Imunização;

 4-            Caso esteja elegível, o médico incluirá o nome do paciente na lista de habilitados para campanha de vacinação contra Covid-19 através do portal www.comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br ;

 5-            O nome do paciente estará disponível no portal da SMS no dia subsequente ao cadastro efetuado pelo médico.