Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA ULTRAPASSA A MARCA DE 18.000 PESSOAS MORTAS PELA PANDEMIA COVID

Os políticos de esquerda e os tais militantes do PT nada falam da PPP do Hospital Metropolitano na Bolsa de Valores de SP, na segunda feira
27/04/2021 às 19:58
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.241 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.183 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico deste domingo (25) também registra 95 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 884.044 casos confirmados desde o início da pandemia, 850.507 já são considerados recuperados, 15.534 encontram-se ativos e 18.003 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.187.345 casos descartados e 193.045 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (25). Na Bahia, 46.960 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 18.003, representando uma letalidade de 2,04%. Dentre os óbitos, 55,44% ocorreram no sexo masculino e 44,56% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,67% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,87%, preta com 15,43%, amarela com 0,46%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,45% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 65,06%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,65%).
                                                     ******
4. O Governo da Bahia e a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) convidam a imprensa para acompanhar nesta segunda-feira (26), às 14h, pela TV B3 e pelo canal do Governo da Bahia no Youtube, o roadshow da Parceria Público-Privada (PPP) para concessão administrativa do Hospital Metropolitano da Bahia. O leilão, previsto para o dia 20 de maio, na B3, concederá à iniciativa privada o direito de implantar, gerir, operar e ampliar o hospital por 20 anos.

5. Sob o comando do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, uma equipe do Estado irá apresentar a mais nova PPP baiana. Durante uma hora e meia, palestrantes farão considerações sobre o projeto, apresentarão experiências de Parcerias Pública-Privadas na área da Saúde na Bahia, farão a apresentação do projeto, modelagem assistencial e investimento, apresentação da modelagem econômico-financeira, apresentação do Fundo Garantidor Baiano e aspectos gerais da licitação e do contrato. Ao final, Rui Costa, Governador do Estado da Bahia fará as considerações finais.

6. A unidade, com cerca de 28 mil metros quadrados de área construída, foi erguida em Lauro de Freitas, município localizado na Região Metropolitana de Salvador, e iniciará a operação inicialmente com 260 leitos, que serão ampliados para 330, sendo 75 de UTI, pelo parceiro privado. 

7. O hospital conta ainda com dez salas cirúrgicas, serviço de hemodinâmica, unidade de emergência 24 horas referenciada e serviços diagnósticos — laboratório, radiologia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e medicina nuclear. O Governo da Bahia investiu entre obras e equipamentos, mais de R$ 173 milhões.

8. Será a quarta Parceria Público-Privada (PPP) na área da saúde na Bahia e a maior unidade de atendimento hospitalar do Brasil nesta modalidade. Um dos destaques do projeto é a Unidade de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral (UAVC), que atenderá pacientes com casos isquêmicos, hemorrágicos ou acometidos por ataque isquêmico transitório na fase aguda, ofertando tratamento trombolítico venoso, reabilitação precoce e investigação etiológica completa.

9. A professora Maria Aleide Mota Pereira não segurou a emoção ao receber a primeira dose da vacina Oxford/Astrazeneca contra a COVID-19. Ela faz parte dos 161 profissionais da educação vacinados em Lauro de Freitas neste sábado (24). “Para mim hoje é um momento histórico, estamos vivendo dias muito difíceis, com muita gente morrendo, então só Deus para dizer o que estou sentindo agora. Tive muito medo de não estar aqui hoje, mas deu tudo certo”.

10. Idosos com 60 anos ou mais também foram vacinados contra a COVID-19 no município neste sábado. No total, 213 pessoas receberam a primeira dose da vacina e outras 217 a segunda dose do imunizante. A inclusão dos profissionais da educação partiu de uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa da Secretaria Estadual da Saúde (SESAB) que reúne representantes dos 417 municípios do Estado.

11. A vacinação está suspensa neste domingo (25) para todos os públicos. Na segunda (26), das 8h às 12h haverá aplicação da primeira dose apenas para profissionais da Educação com idade entre 55 e 59 anos, nos drive-thrus do Ginásio do Aracui, na Quadra da Escola Dois de Julho, na Itinga, Terminal de Portão e Escola Esfinge, em Areia Branca. À tarde, das 14h às 16, os drives do Aracui e da Itinga estarão abertos para aplicação da segunda dose.

12. “As pessoas ficam esperançosas ao receber a vacina, e nada mais justo que vacinar também os profissionais da educação. Assim que chegamos ao final da primeira etapa com idosos com 60 anos, destinamos uma parte da vacina para este público, além de outros que temos incluído, como policiais militares e guardas municipais. 

13. O Ministério da Saúde tem enviado poucas doses, então estamos nos valendo do que temos, sempre analisando a demanda do público prioritário e de outros que possam ser incluídos”, declarou o secretário municipal de Saúde, Augusto César Pereira.

14. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas (ASPROLF), Valdir Silva, também destacou a importância da vacinação dos profissionais da área. “Quero parabenizar a CIB, a Prefeitura de Lauro de Freitas e o Governo do Estado por tomarem a atitude de vacinar os profissionais da educação. Essa decisão merece todo o nosso respeito, porque se depender do governo federal nós não temos perspectiva nem esperança”.

15.Vacinado com a segunda dose da Coronavac neste sábado (24), Francisco Pereira Araújo está se sentindo mais seguro. “Com a segunda dose fico mais tranquilo, mas o principal não é só tomar a vacina, é ter cuidado e evitar aglomerações. Continuo trabalhando porque a gente não vai conseguir sobreviver com este auxílio do governo federal, porque é muito pouco, mas uso máscara o tempo todo, nem gripe normal eu pego mais por causa desses cuidados”.

16. Os pacientes em hemodiálise que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Salvador, devem se atentar à data para completar o esquema com a segunda dose. A informação está contida no cartão de vacinação do imunizado.

17. A Secretaria Municipal da Saúde orienta que esse grupo prioritário já avança para o prazo de retorno. Pontos de imunização da segunda dose nesta segunda-feira (26) 13H às 17H:

18. Drivers: FTC Paralela; Faculdade Universo (Campus ACM), Barradão, Centro de Convenções, PAF Ondina, USF San Martim III e Shopping Bela Vista.

19. Pontos Fixos: Barradão; FTC Paralela; Clube dos Oficiais (Dendezeiros); UBS Ramiro de Azevedo; UBS Colinas de Periperi; USF Yolanda Pires (Faz. Grande I); USF Nova Esperança; USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança); USF Vila Nova de Pituaçu; USF Recanto da Lagoa.

20. HORA MARCADA. Além dos idosos e trabalhadores da saúde, os pacientes em hemodiálise também podem acessar a segunda dose através do site ‘Hora Marcada’ (www.vacinahoramarcada.saude.salvador.ba.gov.br.), onde é possível agendar data e hora para a vacinação em 21 locais. O serviço funciona de segunda à sexta-feira (exceto feriados).

Drive: Universidade Maurício de Nassau – Campus Pituba

Pontos Fixos:

DISTRITO SANITÁRIO BARRA RIO VERMELHO
- USF DA FEDERAÇÃO

DISTRITO SANITÁRIO DA BOCA DO RIO
- USF PARQUE DE PITUAÇU

DISTRITO SANITÁRIO BROTAS
- UBS MARIO ANDREA
- UBS MANOEL VITORINO

DISTRITO SANITÁRIO CABULA/BEIRU
- UBS CSU PERNAMBUÉS
- UBS EUNISIO COELHO TEIXEIRA
- USF FERNANDO FILGUEIRAS
- USF MATA ESCURA

DISTRITO SANITÁRIO DE CAJAZEIRAS
- USF CAJAZEIRAS V

DISTRITO SANITÁRIO DO CENTRO HISTÓRICO
- UBS PERICLES ESTEVES CARDOSO
- USF DONA IRACI ISABEL DA SILVA - GAMBOA

DISTRITO SANITÁRIO ITAPAGIPE
- JOANES CENTRO OESTE

DISTRITO SANITÁRIO DE ITAPUÃ
- USF PROFESSOR EDUARDO MAMEDE
- USF ALTO DO COQUEIRINHO

DISTRITO SANITÁRIO DA LIBERDADE
- UBS PROFESSOR BEZERRA LOPES

DISTRITO SANITÁRIO DE PAU DA LIMA
- UBS CASTELO BRANCO

DISTRITO SANITÁRIO SÃO CAETANO/VALÉRIA
- UBS MARECHAL RONDOM
- USF ANTONIO LAZZAROTTO

DISTRITO SANITÁRIO SUBURBIO FERROVIÁRIO
- USF TUBARÃO
- USF FAZENDA COUTOS III