Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PRIVATIZA: GOVERNO DO PT FAZ MAIS UMA PPP EM HOSPITAL PÚBLICO NA BAHIA

99,9% dos cerca de 2,2 milhões de vacinados contra a Covid-19 não contraíram a doença após a imunização ou, se infectados, não precisaram de
26/04/2021 às 10:05
  1. Um levantamento feito pela Secretaria da Saúde do Estado, com base nos dados notificados no sistema Sivep-Gripe, até o dia 24 de abril deste ano, apontou que 99,9% dos cerca de 2,2 milhões de vacinados contra a Covid-19 não contraíram a doença após a imunização ou, se infectados, não precisaram de hospitalização por conta da doença.

2. Apenas 382 pacientes imunizados chegaram ao ponto de serem internados. Isto representa 2,14% das 17.786 notificações de internações por Covid-19 no período de 01 janeiro até 24 de abril. Destes 382 pacientes, 281 tinham tomado somente a primeira dose e 99 também a segunda. Em outras duas notificações, não constavam a informação de quantas doses tinham sido aplicadas.

3. Das 382 notificações, 172 foram de residentes em Salvador, 21 de Vitória da Conquista, 11 de Lauro de Freitas e os demais de outros 105 municípios.

4. Segundo o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, dados como estes reforçam a importância da vacinação para que haja uma queda sustentada do número de solicitações de internamento. “Já temos três meses de vacinação e podemos observar, por exemplo, uma queda na solicitação de UTIs para idosos acima de 70 anos, que é um público que está com a vacinação bem avançada”, afirma.

5. A diretora da Vigilância Epidemiológica, Márcia São Pedro, chama atenção que ainda que os números apontem a eficiência da estratégia de vacinação, continua sendo importante permanecer com as medidas de controle da pandemia. “Mesmo as pessoas que já foram imunizadas precisam continuar usando máscaras, manter o distanciamento social e evitar aglomerações” ressalta.
                                                     *****
6. Em resolução da CIB – Comissão Intergestores Bipartite realizada no último sábado, 24, ficou aprovada a inclusão da vacinação Covid-19 para as pessoas com transtornos intelectuais e de sofrimento psíquico (incluindo autismo grave), rodoviários e profissionais de limpeza urbana. Além disso, foi ampliada a faixa etária de trabalhadores da educação e forças de segurança.

7. As decisões em CIB, obtidas em reunião com seus devidos representantes legais, representam o consenso entre os 417 secretários municipais da Bahia e o Governo do Estado e são referendadas em critérios técnicos obtidos por meio de estudos científicos e observações médicas sobre quais grupos são mais vulneráveis à nova pandemia, de acordo com as ciências da saúde. Tais medidas têm como principal objetivo resguardar a missão do SUS e os direitos de seus segurados.

8. Ressalte-se ainda que as novas categorias só serão incluídas no calendário de municípios que já vacinaram todos com mais de 60 anos. Para serem imunizados, os portadores de TEA de grau severo devem apresentar relatório médico. A decisão da CIB será publicada no Diário Oficial na próxima terça-feira, 27.

9. Os detalhes da Parceria Público-Privada (PPP) para concessão administrativa do Hospital Metropolitano da Bahia, em Lauro de Freitas, foram apresentados por uma equipe técnica do Governo do Estado, nesta segunda-feira (26), em evento virtual transmitido pelas redes sociais. O leilão, previsto para ser realizado no dia 20 de maio, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), concederá ao solicitante vencedor o direito de implantar, gerir, operar e ampliar a unidade por um prazo de 20 anos.

10. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, destacou o pioneirismo da Bahia na implantação de parcerias com a iniciativa privada na área de saúde. “A Bahia foi o primeiro estado a implantar uma PPP deste tipo em todo o Brasil e agora, com o Hospital Metropolitano, chegaremos à nossa quarta parceria. É uma unidade de alta complexidade, construída num ponto estratégico da Região Metropolitana de Salvador, onde não existia uma assistência de alta complexidade. Com esse leilão, pretendemos atrair instituições que tenham uma grande experiência na gestão de hospitais de alta complexidade, tanto nas áreas cardiovascular, quanto neurológica, ortopédica e na área de transplantes”, afirmou.

11. Atualmente aberta de forma emergencial para atendimento de pacientes com diagnóstico de Covid-19, a unidade possui cerca de 28 mil metros quadrados de área construída e vai começar a operação, inicialmente, com 260 leitos, que serão ampliados pelo parceiro privado para 330, sendo 75 de UTI.

12. O hospital disponibiliza dez salas cirúrgicas, serviço de hemodinâmica, unidade de emergência 24 horas referenciada e serviços diagnósticos — laboratório, radiologia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e medicina nuclear. Foram investidos entre obras e equipamentos mais de R$ 173 milhões.

13. Os detalhes da Parceria Público-Privada (PPP) para concessão administrativa do Hospital Metropolitano da Bahia, em Lauro de Freitas, foram apresentados por uma equipe técnica do Governo do Estado, nesta segunda-feira (26), em evento virtual transmitido pelas redes sociais. O leilão, previsto para ser realizado no dia 20 de maio, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), concederá ao solicitante vencedor o direito de implantar, gerir, operar e ampliar a unidade por um prazo de 20 anos.

14. No evento desta segunda-feira (26), os interessados conheceram detalhes do Edital de Concorrência nº 08/2021, que trata da implantação, gestão, operação e ampliação do hospital. O investidor privado aportará recursos da ordem de R$ 88.914.751,73, contemplando ampliações estruturais e aquisições de equipamentos e mobiliário.

15. Os interessados devem ter experiência na gestão de hospitais de alta complexidade, com, no mínimo, 300 leitos de enfermaria e 30 leitos de UTI, possuindo serviço de urgência/emergência. Também deve realizar, na média mensal, o mínimo de 180 procedimentos de alta complexidade.

16. Para habilitação técnica-assistencial, a instituição interessada deve ter, no mínimo, Certificação Plena de Qualidade (ONA Nível 2) ou certificações concedidas pela Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA) ou pela The Joint Commission. Mais informações estão disponíveis no aqui.

17. O deputado federal, Alex Santana (PDT), fez parte da comitiva que acompanhou o presidente da República, Jair Bolsonaro, na viagem que ele fez até a cidade de Conceição do Jacuípe, no recôncavo da Bahia, nesta segunda-feira (26), para fazer a inauguração de 26 quilômetros de duplicação da BR-101, entre Feira de Santana (BA) e Divisa BA/SE.

18. Alex Santana destacou a importância do investimento na melhoria da malha viária no estado para facilitar o escoamento dos insumos produzidos em toda a Bahia. “Sem dúvida alguma essa reforma vai facilitar muito o tráfego no interior do estado, com melhor mobilidade e mais segurança para o transporte de insumos, materiais e pessoas. É o trabalho que vai favorecer a economia local e ajudar a construir uma Bahia ainda melhor”, comemorou.

19. Além do presidente Jair Bolsonaro, a solenidade contou com a presença dos ministros da Cidadania, João Roma, da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, bem como o deputado estadual Samuel Júnior, dentre outras autoridades.