Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VACINAÇÃO CONTRA COVID EM SALVADOR TRAVOU NA CASA DOS 60 ANOS DE IDADE

Grupos prioritários furam a fila da vacina no país e os normais são prejudicados
25/04/2021 às 19:57
   1. A vacinação vinha bem em Salvador e já tinha atingido a casa das pessoas com 60 anos de idade. Agora, a cada momento uma categoria entra no 'fura-fila' e a vacinação para o público em geral que já devia ter atingido a casa dos 50 anos a 60 anos está paralisada. 

  2. Salvador - segundo a SMS - já vacinou 500.000 na primeira dose da Covid, mas os números são imprecisos em relação aos habitantes de Salvador e de outros municípios.

  3. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.319 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.370 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico deste sábado (24) também registra 104 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 880.803 casos confirmados desde o início da pandemia, 847.324 já são considerados recuperados, 15.571 encontram-se ativos e 17.908 tiveram óbito confirmado.

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.185.418 casos descartados e 195.190 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (24).

  5. Na Bahia, 46.902 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 17.908, representando uma letalidade de 2,03%. Dentre os óbitos, 55,42% ocorreram no sexo masculino e 44,58% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,69% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,84%, preta com 15,42%, amarela com 0,46%, indígena com 0,12% e não há informação em 7,47% dos óbitos. 

  7. O percentual de casos com comorbidade foi de 65,16%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,65%).
                                                    ******

  8. A Comissão Intergestores Bipartite da Bahia – CIB – na condição de instância maior de pactuação do SUS no Estado, vem contestar o teor da matéria publicada no jornal Correio da Bahia, neste sábado (24), com o título “A Torre de Babel da Vacina”.

  9. Representando o pensamento consensual dos 417 secretários municipais e do governo estadual, a Comissão tem estado à frente da difícil missão de selecionar grupos prioritários dentro de grupos prioritários, para aplicação da escassas doses da vacina contra a Covid-19. O princípio elementar que guia as decisões da CIB é e sempre foi técnico, em essência, baseado nas ciências da saúde. 

  10. A CIB sempre se moveu pelo interesse maior do usuário do sistema de saúde, jamais permitindo-se permear por quaisquer pressões, sejam elas de ordem social, econômica ou política.

  11. Vale ressaltar que as resoluções da CIB são obtidas exclusivamente mediante consenso, em reuniões que envolvem todos os seus integrantes. Assim, a Comissão manifesta a sua indignação com os termos inadequados utilizados na referida matéria, assim como os exemplos escolhidos para ilustrar interesses de grupos específicos e o teor geral que insinua a existência de privilégios.

   12. Na condição de guardiães do SUS na Bahia, os integrantes da CIB reiteram seu compromisso com o trabalho isento, imparcial e honesto, na defesa da saúde pública baiana.

  13. Trechos da matéria do Correio: Quando perguntado o motivo de ter sido vacinado mesmo sem estar na linha de frente no combate da covid-19, um fisioterapeuta de 24 anos gaguejou, admitiu que não precisaria estar no grupo prioritário, mas se defendeu. 

  14. “Minha profissão está dentro do grupo com prioridade e sou um profissional de saúde. Você, no meu lugar, não se vacinaria?”, questionou o cidadão, que preferiu o anonimato. De fato, é uma tentação em tempos de pandemia. Errado, não está. Porém, é justo? 

  15. Organizar o grupo prioritário para a vacinação da covid-19 é como construir uma Torre de Babel. Um brega. Nem todo mundo fala a mesma língua e cada seguimento constrói suas próprias argumentações para chegar até o céu, neste caso na agulhada imunizadora. É como o ditado popular: farinha pouca, meu pirão primeiro. 

  16. A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que profissionais da saúde sejam prioridades, divididos em risco alto, médio e baixo.  É justamente esta divisão que deixa brechas, pois a OMS não especifica as ocupações, deixando isso para as particularidades de cada país, estado ou município. 

  17. Na Bahia, os coveiros foram vacinados no primeiro grupo, pois foi entendido que o seguimento faz  parte dos profissionais de saúde com risco alto, já que enterram vítimas da covid-19. Até aí, tudo bem. Contudo, outras ocupações foram beneficiadas pelo plano de vacinação, principalmente os autônomos que não estão necessariamente no combate ao coronavírus. Dentistas,  farmacêuticos, doulas, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos foram algumas profissões que entraram nesta fila de agentes de saúde, não necessariamente expostos diretamente ao coronavírus.

  18.  O fisioterapeuta citado no início da reportagem recebeu a dose da vacina no dia 13 de março, bem antes de pessoas com comorbidade grave, como pacientes com HIV, que ainda não foram imunizados no país.  

  19. Os soropositivos  fazem parte do grupo de risco e comorbidade da OMS, mas ainda esperam sua vez na fila. “O Plano Nacional de Imunização prevê que as pessoas com HIV e Aids sejam vacinadas na Fase 

  20. Agora, acredito que a partir de maio, por determinação da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), seja iniciada a vacinação de pessoas com HIV e Aids acima de 18 anos”, prevê a coordenadora do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia (GAPA), Gladys Almeida.

  21. Segundo o plano nacional de vacinação, estima-se que 77,2 milhões de pessoas estejam inseridos nos grupos prioritários. Ultrapassa um terço da população brasileira (210 milhões). A escolha dos primeiros da fila da vacinação tem suas particularidades em cada país, mas segue as orientações da OMS, que possui três pilares: reduzir a carga de mortalidade e morbidade causada pela covid-19, reduzir o transtorno social e econômico, além de proteger o funcionamento contínuo dos serviços essenciais. 

  22. O ex-presidente da Petrobrás José Sérgio Gabrielli foi um dos homenageados no ato realizado pelo PT de Salvador nesta sexta-feira (23). O encontro virtual, que reuniu parlamentares, lideranças sindicais e partidárias e militância, também declarou apoio ao líder sindicalista e coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar. 

  23. A iniciativa foi uma resposta do partido diante das acusações no caso Pasadena e a perseguição ao movimento sindical petroleiro que luta contra a privatização da Refinaria Landulfo Alves (RLAM).

  24. Para o PT, tanto a inclusão de José Sérgio Gabrielli na lista de condenados no processo de aquisição da refinaria Pasedena, em 2006, no Texas, Estados Unidos, pelo TCU, como a intimidação aos trabalhadores/as da RLAM, perseguindo o líder sindical Deyvid Bacelar, por denunciarem as irregularidades da venda da refinaria em São Francisco do Conde, fazem parte das ações do Governo Bolsonaro para estabelecer o seu calendário de privatizações no Brasil, especialmente do Sistema Petrobrás.