Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VACINAÇÃO EM SALVADOR EMPACOU NOS 62 ANOS; BAHIA TEM 125 MORTES EM 24H

Brasil marca mais de 4.000 óbitos nesta quinta feira
08/04/2021 às 13:29
  1. O Brasil registrou 4.249 mortes nas últimas 24 horas por covid-19, elevando para 345.025 as vítimas da pandemia no país, informou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta quinta-feira (8).

2. O número é um recorde absoluto desde o início da pandemia, em fevereiro do ano passado. Esta é segunda vez que o país ultrapassa a marca de 4 mil óbitos diários. A primeira foi no último dia 6 de abril, quando 4.195 pessoas perderam a vida.

3. O dado também é um dos mais altos registrados no mundo. Conforme a Universidade Johns Hopkins, o recorde para 24 horas pertence aos Estados Unidos: foram 4.476 óbitos no dia 12 de janeiro.

4. A taxa de letalidade do coronavírus Sars-CoV-2 continua a subir e está em 2,6% na média nacional e a de mortalidade está em 164,2 a cada 100 mil habitantes. O Rio de Janeiro é o que possui a maior média na letalidade da doença (com 5,8%), seguido por Pernambuco (3,5%), Amazonas (3,4%) e São Paulo (3,1%).

5. O estado brasileiro com maior número de casos e de vítimas da doença é São Paulo, com mais de 80 mil mortes e mais de 2,5 milhões de contaminados. Na sequência aparecem Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina entre os mais afetados.

6. Segundo o portal covid-19 no Brasil (https://coronavirusbra1.github.io/), o território brasileiro tem 22.115.298 pessoas que receberam ao menos uma dose das duas vacinas aplicadas no país e 6.348.117 que foram totalmente imunizadas com as duas doses - o que representa 3% da população.
                                                  *****
7. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.451 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.330 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (8) também registra 125 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 828.466 casos confirmados desde o início da pandemia, 798.297 já são considerados recuperados, 13.937 encontram-se ativos e 16.232 tiveram óbito confirmado

8. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.143.644 casos descartados e 188.670 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 45.968 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

9. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 16.232, representando uma letalidade de 1,96%. Dentre os óbitos, 55,32% ocorreram no sexo masculino e 44,68% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,77% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,70%, preta com 15,23%, amarela com 0,47%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,69% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 66,52%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,79%).

10. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.  
                                              ******
11. A vacinação contra a Covid-19 em Salvador vai incluir mais três categorias profissionais nesta sexta-feira (9). Os agentes penitenciários, fiscais de medidas restritivas da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sedur) e profissionais da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) poderão receber a primeira dose, das 8h às 16h, nos postos indicados para estes grupos.

12. Para serem imunizados, estes profissionais precisam ter idade igual ou superior a 50 anos e estar em pleno exercício das atividades. Antes de se dirigir ao local de vacinação, é necessário verificar se o nome está na lista disponibilizada no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . No local, será exigida a apresentação de documento oficial de identificação com foto e também cópia do último contracheque.

13. Primeira dose para idosos – Nesta sexta (9) também será ampliada a faixa de escalonamento para os idosos com 62 anos ou mais. Pela manhã, das 8h às 12h, serão contemplados os membros da melhor idade nascidos entre 9 de abril de 1958 e 30 de janeiro de 1959. Já no turno vespertino, das 13h às 16h, será a vez dos idosos de 62 anos ou mais nascidos entre 1º de fevereiro e 9 de abril de 1959.

14. Agentes de segurança pública – Os policiais federais, militares, civis e rodoviários federais, bombeiros e guardas municipais, além de agentes da Transalvador com idade igual ou superior a 50 anos também serão vacinados com a primeira dose. É necessário estar em pleno exercício das atividades e ser lotado em Salvador.

15. Antes de se dirigir ao local de vacinação também deverão verificar se os nomes dos mesmos estão disponíveis na lista disponibilizada no site da SMS. Já no ato da vacina deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e também cópia do último contracheque.

16. Trabalhadores da saúde e autônomos – Segue também a aplicação da primeira dose dos trabalhadores da saúde e profissionais autônomos (médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliar e técnico de enfermagem, auxiliar e técnico de saúde bucal). Para terem acesso às doses precisam estar com o nome cadastrado na lista disponibilizada no site da SMS e apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia do contracheque ou do contrato social.

17. Já os autônomos (além do nome no site) precisam também apresentar carteira do conselho de classe, cópia do último Imposto de Renda ou do comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal.

 18. Paciente em hemodiálise – Os pacientes em hemodiálise também continuam sendo vacinados com a primeira dose nesta sexta-feira (9). Como os demais contemplados, precisam estar com o nome na lista disponível no site da SMS e, no ato da vacina, apresentar documento oficial de identificação com foto.

19; Segunda dose – A aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana tanto para idosos como para trabalhadores de saúde, das 8h às 16h. É preciso observar a data de retorno no site da SMS e no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação.