Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL BATE RECORDE DE MORTES PELA COVID: 4.185; BAHIA 122 ÓBITOS

Salvador segue vacinando pessoas com 62 anos
06/04/2021 às 10:08
   1.O Brasil registrou 4.195 mortes nas últimas 24 horas por covid-19, elevando para 336.947 as vítimas da pandemia no país, informou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta terça-feira (6).

  2. O número é um recorde absoluto desde o início da pandemia, em fevereiro do ano passado, e conta com o represamento de dados que sempre ocorre nos fins de semana, quando as secretarias estaduais trabalham em capacidade reduzida de notificação.

  3. O dado também é um dos mais altos registrados no mundo. Conforme a Universidade Johns Hopkins, o recorde para 24 horas pertence aos Estados Unidos: foram 4.476 óbitos no dia 12 de janeiro.

  4. A taxa de letalidade do coronavírus Sars-CoV-2 continua a subir e está em 2,6% na média nacional e a de mortalidade está em 160,3 a cada 100 mil habitantes. O Rio de Janeiro é o que possui a maior média na letalidade da doença (com 5,8%), seguido por Pernambuco (3,5%), Amazonas (3,4%) e São Paulo (3,1%).

  5. O Brasil registrou 4.195 mortes nas últimas 24 horas por covid-19, elevando para 336.947 as vítimas da pandemia no país, informou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta terça-feira (6).
                                             *****
  6. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.581 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.805 recuperados (+0,5%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (6) também registra 122 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 821.303 casos confirmados desde o início da pandemia, 791.525 já são considerados recuperados, 13.860 encontramse ativos e 15.918 tiveram óbito confirmado.
                                             *****
  7. A vacinação contra a Covid-19 segue com aplicação da primeira dose nesta quarta-feira (07), das 08h às 16h, para idosos com idade igual ou superior a 62 anos nascidos entre 07 de abril 1958 e janeiro de 1959. 

  8. Terão acesso também ao imunizante os agentes de segurança pública, trabalhadores da saúde e autônomos, pacientes em hemodiálise, além do Vacina Express. 

  9. A estratégia será realizada após a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) repassar 44 mil unidades do imunizante para aplicação da segunda dose sendo que, desse total, 10 mil serão utilizadas como primeira dose. A reposição será feita após o Ministério da Saúde enviar novo lote nos próximos dias. O secretário municipal, Leo Prates, afirma que as segundas doses estão garantidas para toda a população que já foi imunizada e não há motivos preocupação. 

  10. Os policiais federais, militares, civis e rodoviários federais, bombeiros, guardas municipais, além de agentes da Transalvador com idade igual ou superior a 50 anos podem buscar um dos pontos de vacinação. É necessário estar em pleno exercício das atividades e ser lotados em Salvador. 

  11. Antes de se dirigir ao local de vacinação também deverão verificar se os nomes dos mesmos estão disponíveis na lista disponibilizada no site da Secretaria Municipal da Saúde (www. saude. salvador. ba. gov. br). Já no ato da vacina deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e também cópia do último contracheque.

  12. segue também a aplicação da primeira dose dos trabalhadores da saúde e profissionais autônomos (médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliar e técnico de enfermagem, auxiliar e técnico de saúde bucal). Para terem acesso às doses precisam estar com o nome cadastrado na lista disponibilizada no site www. saude. salvador. ba. gov. br e apresentar documento oficial de identificação com foto e levar cópia do contracheque ou cópia do contrato social. 

  13. Já os autônomos (além do nome no site) precisam também apresentar carteira do conselho de classe mais cópia do último Imposto de Renda, ou cópia do comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de Pessoa Jurídica ativo ou última nota fiscal.

  14. Os pacientes em hemodiálise também continuam sendo vacinados com a primeira dose nesta quarta-feira (07). Como os demais contemplados, precisam estar com o nome na lista disponível no site da www. saude. salvador. ba. gov. br e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto.

  15. A aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana tanto para idosos como para trabalhadores de saúde. Basta ser observada a data de retorno no site da SMS e no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação. Vale lembrar que aqueles idosos que foram imunizados através do Vacina Express não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

  16. VACINA EXPRESS: Idosos com 62 anos ou mais também poderão fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do Vacina Express (vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br). São ofertadas por dia 200 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção. 

  17. Vale lembrar que aqueles idosos que foram imunizados em casa não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

1ª dose idosos (08h às 16h) 

Idosos com idade igual ou superior a 62 anos nascidos entre 07 de abril 1958 e janeiro de 1959

Drivers:

PAF Ondina
Arena Fonte Nova 
Atacadão Atakarejo Subúrbio
5º Centro
Parque de Exposições
Centro de Convenções 
FBDC Cabula
Unijorge Paralela
Vila Militar (Dendezeiros) 

Pontos fixos

USF Vista Alegre
UBS Nelson Pihaui Dourado
USF Resgate
USF Federação
USF Santa Luzia
USF Plataforma
USF Cajazeiras X
Unijorge Paralela
5º Centro
Colégio da Polícia Militar (Dendezeiros)

2ª dose IDOSOS (08h às 16h)

Drivers:

FTC Paralela
Barradão
USF San Martim III 

Pontos fixos:

Barradão
FTC Paralela
USF Colinas de Periperi

1ª dose dos trabalhadores saúde e autônomos; agentes de Segurança Pública - (08h às 16h)

Drivers

FBDC Brotas 
Universidade Católica de Salvador - Campus Pituaçu 
Pontos fixos

FBDC Brotas 
Universidade Católica de Salvador - Campus Pituaçu 

Pacientes em hemodiálise (08h às 16h)

Drivers

FBDC Brotas 
Universidade Católica de Salvador - Campus Pituaçu 

Pontos fixos

FBDC Brotas 
Universidade Católica de Salvador - Campus Pituaçu 

2ª dose TRABALHADORES DA SAÚDE: (08h às 16h)

Drivers:

FTC Paralela
Barradão
USF San Martim III 

Pontos fixos

Barradão
FTC Paralela
USF Colinas de Periperi
                                                           *****

  18. A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) vai retomar o atendimento presencial ao cidadão nesta quarta-feira (7), cumprindo todas as medidas de segurança contra o coronavírus. No entanto, o cidadão pode continuar a priorizar os serviços on-line, no site www. sefaz. salvador. ba. gov. br , ou pelo e-mail atendemergencial@ sefaz. salvador. ba. gov. br , para evitar aglomerações.

  19. O atendimento na sede do órgão, localizada na Rua das Vassouras, s/n, acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, mediante todos os protocolos de prevenção e proteção contra a Covid-19. É necessário que o cidadão esteja usando máscara para ter acesso às dependências. Também será aferida a temperatura nos acessos a esses espaços e será obrigatório o distanciamento de 1,5 m entre contribuintes e servidores.

   20. A Sefaz disponibilizará, ainda, álcool em gel 70% em local visível e de fácil acesso. A recomendação é de que evitem levar acompanhantes, exceto nos casos de idosos, deficientes e/ou pessoas com dificuldade de locomoção.

   21. “Estaremos trabalhando com senhas e capacidade limitada de atendimento, por isso, sempre que possível, pedimos que os contribuintes priorizem os serviços pelo site ou e-mail”, sugere a coordenadora do atendimento da Sefaz, Ana Luzia Caldas Maurício.

  22. Ambiente digital – A Sefaz oferece cerca de 36 serviços on-line, entre eles a segunda via de DAM e de IPTU, ISS (Imposto Sobre Serviços), TFF (Taxa de Fiscalização e Funcionamento); emissão de alvarás; certidões negativas de débitos, consulta a processos; desbloqueio de senha web, certidão de Inventário, emissão de Nota Fiscal Eletrônica e parcelamentos administrativos de débitos. Também está disponível o Pague Fácil, ferramenta que permite uma visualização rápida e intuitiva de todos os débitos com o fisco municipal e possibilita quitar tudo por meio de um único DAM.

  23. No site também são realizados parcelamentos e consultas processuais. De forma exclusiva pelo ambiente digital, podem realizar emissão de Nota Fiscal Avulsa, Certidão Positiva e Positiva com Efeito Negativo, 2º via de tributos municipais, desbloqueio de senha Web, atualização de e-mail/senha web e consulta do andamento do cadastro sincronizado (Sefaz Municipal)

  24. “Fizemos um portal em tempo recorde, entregamos novos serviços e o deixamos ainda mais amigável e intuitivo, para evitar que as pessoas precisem se deslocar e arriscar suas vidas e de suas famílias nesse momento tão delicado” afirma a secretária da Fazenda, Giovanna Victer.