Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NO TOTAL DA PANDEMIA, BAHIA REGISTRA 15.599 ÓBITOS; BRASIL 328.206

Mesmo com a fase vermelha (abertura do comércio em Salvador) as praias continuarão fechadas
02/04/2021 às 13:17
      1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.347 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.439 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (2) também registra 127 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 811.808 casos confirmados desde o início da pandemia, 780.270 já são considerados recuperados, 15.939 encontram-se ativos e 15.599 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.1303.45 casos descartados e 185.838 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira.

  3. Na Bahia, 45.666 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  4. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 15.599, representando uma letalidade de 1,92%. Dentre os óbitos, 55,39% ocorreram no sexo masculino e 44,61% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,77% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,49%, preta com 15,28%, amarela com 0,49%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,85% dos óbitos. 

  5. O percentual de casos com comorbidade foi de 67,11%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,97%).

  6. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

  7. O Brasil registrou nesta sexta-feira (2) mais 2.922 mortes por covid-19 em 24 horas, de acordo com o último boletim do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

  8. Segundo o Conass, o Brasil soma agora 328.206 vítimas desde o início da pandemia e 12.910.082 casos, após um acréscimo de 70.238 em um dia.

  9. Os números são inferiores aos de sexta-feira passada, quando haviam sido registrados 3.650 óbitos e 84.245 contágios, porém essa queda pode ser explicada pelo feriado, que comporta uma redução da força de trabalho nos laboratórios.
                                                           ******
  10. A Bahia tornou-se o estado com maior percentual de vacinação contra Covid-19 do Brasil, com 11,5% da sua população imunizada. Em duas semanas o estado pulou da 7ª para a 1ª posição no ranking nacional, apontam dados das secretarias estaduais de Saúde divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa. Já foram aplicadas mais de 1,6 milhão de primeiras doses e mais de 321 mil segundas doses no estado.

  11. Um dos motivos do aumento da imunização no estado foi a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa do Sistema Único de Saúde (SUS) formada pelos 417 municípios baianos e o estado, de que os municípios não devem armazenar vacina e que as doses devem ser aplicadas imediatamente após o recebimento. Por isso, novas remessas de vacina só são encaminhadas para as cidades que atingirem o percentual mínimo de vacinação de 85%.

  12. “Esse resultado é motivo de muita alegria e fruto de muito trabalho. Os gestores de saúde estão trabalhando incansavelmente para assegurar que as vacinas que chegam aos territórios sejam aplicadas no menor tempo possível, coordenando e mobilizando suas equipes de saúde, que seguem firmes na linha de frente contra a Covid-19. Não tem sido fácil, ainda mais com o número reduzido de vacinas que estamos recebendo, mas continuaremos fazendo o possível para imunizar e proteger a nossa população o mais rápido possível”, destacou a presidente do Cosems Bahia, Stela Souza, secretária de Saúde de Madre de Deus e diretora do Conselho Nacional das Secretarias de Saúde (Conasems).

  13. O apresentador do Globo Esporte Bahia, Danilo Ribeiro, precisou ser internado após complicações causadas pela Covid-19, descoberta recentemente. Ele esteve no programa até a edição do último dia 24 de março.

  14. Danilo deu entrada em uma unidade de saúde da capital baiana apresentando baixa saturação e 50% do pulmão comprometido. Ele chegou a ser colocado no oxigênio, com o intuito de melhorar a saturação e segue em tratamento.

  15. Antes do apresentador, outros funcionários da Rede Bahia também chegaram a ser diagnosticados com a doença. Já recuperados, o repórter Mauro Anchieta, a apresentadora Camila Marinho e a jornalista Luana Assiz também foram contaminados.

  16. Os servidores da Prefeitura de Lauro de Freitas, inclusive aqueles contratados por cooperativas que prestam serviço para a gestão municipal, já estão recebendo os seus salários desde a tarde desta quinta-feira (1). Os pagamentos poderiam ser feitos até a próxima quinta-feira (8), quinto dia útil do mês de abril; trata-se, portanto, de uma semana de antecipação.

  17. Grande parte dos servidores já recebeu no início da tarde de ontem o pagamento em suas contas, que estava programada para ser realizado para todos ainda nesta quinta-feira (1), fruto do esforço da gestão municipal diante da situação difícil que a maioria das famílias atravessa.

  18. De acordo com a prefeita Moema Gramacho, “mesmo com a queda na arrecadação da Prefeitura, em razão da pandemia do novo coronavírus, que tem causado prejuízos a diversos segmentos econômicos do município, o que afeta diretamente a receita do município, temos feito todo esforço para garantir o pagamento de salários de nossos servidores em dia, e manter funcionando os serviços que a Prefeitura presta à população”, ressaltou a gestora.

  19. Na última terça-feira (30), a Prefeitura também anunciou novas medidas adotadas para amenizar os prejuízos de diversos setores econômicos do município em função do agravamento da pandemia, como a prorrogação dos prazos para pagamento das cotas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de imóveis comerciais e da Taxa de Fiscalização do Funcionamento (TFF).

  20. As medidas, que também foram possíveis por conta da redução de despesas por parte da gestão municipal, também incluíram a prorrogação para 30 de junho do vencimento dos alvarás de funcionamento já concedidos em caráter provisório ou não, além da retirada de juros e multas resultantes de parcelas em atraso de acordos realizados por contribuintes com a gestão, inclusive no âmbito do Programa de Regularização de Débitos (PRD).