Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL TEM RECORDE MORTES PELA COVID: 3.650; BAHIA TAMBÉM 155 OBITOS

Número de infectados na Bahia está estável com pouco mais de 14 mil.Já chegou a ter 21 mil
26/03/2021 às 11:35
   1. Nesta sexta-feira (26) foram registrados 155 óbitos por Covid-19, o maior número desde o início da pandemia em um boletim epidemiológico sobre a doença. Anteriormente este recorde havia sido no dia 18 de março, quando houve registro de 153 mortes. Apesar de os óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados hoje.

2. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 14.786, representando uma letalidade de 1,88%. Dentre os óbitos, 55,79% ocorreram no sexo masculino e 44,21% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,94% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,32%, preta com 15,17%, amarela com 0,51%, indígena com 0,14% e não há informação em 7,92% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 68,08%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,02%).
                                                  *****

  4. Em um esforço contínuo para reduzir a pressão na rede assistencial que atende pacientes com diagnóstico de Covid-19, a Bahia soma atualmente mais de 3 mil leitos ativos dedicados à doença. Apenas neste ano, houve um incremento de 996 novos leitos, sendo 441 de UTI.

   5. De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, mesmo com o empenho do Estado e municípios, a colaboração da população é essencial para redução das taxas de ocupação. “O governador Rui Costa autorizou a abertura do máximo de leitos possíveis, mas há um limite. Enquanto a taxa de transmissão do coronavírus permanecer alta, a necessidade por leitos vai seguir crescendo”, alerta o gestor.

   6. Entre janeiro e março deste ano, foram abertos novos leitos nos municípios de Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Seabra, Alagoinhas, Guanambi, Caetité, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Senhor do Bonfim, Jacobina, Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa, Jequié e Porto Seguro. O número de leitos ativos e a ocupação estão detalhados no Business Intelligence.
                                                   *****
  7. O Brasil registrou mais 3.650 mortes e 84.245 casos na pandemia de covid-19, elevando os totais de vítimas e contágios a 307.112 e 12.404.414, respectivamente, informou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta sexta-feira (26).

  8. Este é o maior número de vítimas em um dia contabilizado desde o início da pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2, em março de 2020. Contudo, o boletim não inclui as informações do estado do Ceará, que manteve os números de ontem por problemas técnicos no acesso à base de dados.
                                                  *****
     9. Com o crescimento de denúncias sobre o descumprimento dos protocolos sanitários para conter a disseminação do coronavírus em clínicas de imagem em Salvador, a Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, iniciará nesta sexta-feira (26), uma força-tarefa para fiscalizar esse tipo de estabelecimento.

   10.  As clínicas fazem parte do elenco de serviços essenciais na cidade com autorização para funcionamento, desde então, tem sido alvo de queixa de usuários nos canais de atendimento da Prefeitura.

   11. “Vamos fechar o cerco para não permitir de hipótese alguma, uma atividade necessária acabar se tornando um espaço para contribuir com o aumento do número de casos da COVID-19. O momento é de sensibilidade por conta das unidades de saúde lotadas, é preciso que cada proprietário dessas clínicas realize as adequações para manter a segurança de trabalhadores e pacientes”, disse Raoni Rodrigues, subcoordenador da Vigilância Sanitária.

   12. Em caso de irregularidades constatadas, o cidadão pode ligar para a Ouvidoria da Prefeitura através do 156 ou no Disque Coronavirus pelo 160.

   13. Os contribuintes soteropolitanos já podem acessar o Pague Fácil, uma ferramenta web criada pela Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) para tornar mais prática a vida dos cidadãos e ajudá-los a manter os pagamentos com a Prefeitura sempre em dia. O serviço digital permite uma visualização rápida e intuitiva dos débitos com o fisco municipal e possibilita quitar tudo de forma fácil, por meio de um único Documento de Arrecadação Municipal (DAM); e com consulta pelo CPF ou CNPJ, sem precisar da Inscrição Imobiliária do imóvel, no caso de pagamentos do IPTU. 

   14. Para ter acesso ao Pague Fácil, basta se inscrever uma única vez no e-Sefaz, no site www. sefaz. salvador. ba. gov. br . No ambiente virtual, após fazer a consulta e seleção dos débitos, o pagamento pode ser feito por meio on-line (Internet Banking).

   15. Até então, os contribuintes não tinham uma ferramenta pela qual pudessem visualizar, em uma só tela, a situação dos seus débitos com a Fazenda municipal. Além disso, aqueles com impostos atrasados, como IPTU ou TFF, precisavam imprimir os boletos, mês a mês, para efetuar os pagamentos.  

  16. Segundo a secretária da Sefaz, Giovanna Victer, a pasta tem empreendido todos os esforços possíveis e investido em tecnologia para facilitar a vida de quem busca os serviços da secretaria, especialmente nesse momento de pandemia. “O Pague Fácil visa facilitar a vida de quem deseja pagar. Tudo que o município deseja em um momento em que as perdas são muitas e os gastos maiores ainda”, diz. 

   17. A Prefeitura investe R$65 milhões, todos os meses, de recursos da arrecadação, em custos da pandemia. “Trabalhamos em busca da transparência, justiça fiscal e isonomia. Mas o momento exige uma atenção especial e não mediremos esforços. Em tempo recorde, colocamos o site novo no ar, com novos serviços e os antigos ainda mais visíveis, e continuaremos fazendo o possível para garantir o máximo de facilidade e transparência para quem busca os serviços da Fazenda”, garante a secretária.

  18. Os 30 novos agentes de trânsito e transporte nomeados pela Prefeitura em fevereiro deste ano iniciaram, nesta sexta-feira (26), o curso de formação para o exercício da função. A capacitação ocorre no auditório da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), e o objetivo do treinamento é capacitar os novos colaboradores, com noções de legislação, educação de trânsito e psicologia aplicada.

   19. O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, ressaltou a importância da capacitação. "É um curso regulamentado pelo Denatran, com as principais noções legislativas e de segurança no trânsito. É claro que nada substitui a experiência em campo que eles vão ter logo na sequência do treinamento, porém, durante o tempo de formação, eles terão informações essenciais para o início da trajetória profissional," afirmou.

   20; A capacitação tem duração de 272 horas, com previsão de conclusão para o dia 18 de maio. Dividido em módulos, o treinamento inclui a apresentação da legislação de pessoal, direitos, deveres e benefícios do servidor, noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito, legislação de trânsito, papel educador do agente, operação e fiscalização de trânsito, manual brasileiro de fiscalização de trânsito, AIT eletrônico, Decreto Municipal do Singuarda e APP Zona Azul, operação e fiscalização de trânsito, operação de rádio frequência, língua portuguesa, prática operacional, ética e cidadania e psicologia aplicada.