Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

INFECTADOS PELA COVID NA BAHIA CAEM PARA 16,766; NO DOMINGO, 99 ÓBITOS

No topo de Bahia a Bahia já teve mais de 21 mil infectados. O número começa a cair. Mas, isso não significa baixar a guarda.
21/03/2021 às 19:40
      1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.698 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.786 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico deste domingo (21) também registra 99 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. 

  2. Dos 768.832 casos confirmados desde o início da pandemia, 737.967 já são considerados recuperados, 16.766 encontram-se ativos e 14.099 tiveram óbito confirmado.

  3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.094.100 casos descartados e 178.183 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 44.813 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  4. Hoje foram registradas 99 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 14.099, representando uma letalidade de 1,83%. Dentre os óbitos, 55,86% ocorreram no sexo masculino e 44,14% no sexo feminino. 

  5. Em relação ao quesito raça e cor, 55,02% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,18%, preta com 15,01%, amarela com 0,52%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,14% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 68,79%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,13%).
                                                     *****
  6. O Hospital Metropolitano (HM) inicia, neste sábado (20), o atendimento a pacientes com Covid-19, contando com infraestrutura completa e tecnologia de ponta. A partir das 16h, pacientes começaram a chegar no hospital regulados de outras unidades de saúde. 

  7. Os primeiros pacientes transferidos são de Salvador, Camaçari, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Vera Cruz, Candeias, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Ribeira do Pombal.

  8. Nesta fase inicial, o HM funcionará com 40 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 leitos clínicos da Unidade de Assistência Respiratória. A abertura dos leitos será feita de forma gradual. No total, serão 280 leitos distribuídos entre 100 de UTI e 180 de enfermaria, todos exclusivos para atender pacientes contaminados pelo novo coronavírus. A unidade será um grande reforço para a assistência a pacientes com Covid na Região Metropolitana de Salvador, mas poderá receber pacientes de toda a Bahia.
                                                    ******
  9. O Brasil registrou neste domingo 47.774 novos casos de covid-19 e 1.290 novas mortes, elevando a contagem total de contaminados pelo coronavírus no país a 11.998.233, segundo o Ministério da Saúde.

  10. A contagem total de vítimas fatais da doença no país atingiu 294.042, de acordo com os dados do governo federal. O Estado brasileiro mais afetado pelo coronavírus em números absolutos, São Paulo atingiu as marcas de 2.306.326 casos e 67.558 mortes.

  11. Segundo os números do Ministério da Saúde, Minas Gerais segue como o segundo Estado com maior número de infecções pelo coronavírus registradas, com 1.033.562 casos, mas o Rio de Janeiro é o segundo com mais óbitos contabilizados, com 35.131 mortes.
                                                     ***
  12. A Prefeitura inicia, nesta segunda-feira (22), a vacinação contra Covid-19 de enfermeiros autônomos em Salvador. Além destes profissionais, demais trabalhadores da saúde que atuam em serviços de saúde públicos e privados e que, por algum motivo, ainda não haviam tido acesso a primeira dose do imunizante também podem buscar um dos pontos de vacinação disponibilizados para a categoria. Ainda nesta segunda, prossegue a imunização dos idosos com idade igual ou superior a 72 anos.

  13. No caso dos autônomos (incluindo também os odontólogos, médicos e fisioterapeutas), para terem acesso às doses, é necessário estar com o nome cadastrado na lista disponibilizada no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br. No local de vacinação, serão exigidos os seguintes documentos: carteira do conselho de classe e cópia do último Imposto de Renda ou comprovante atualizado de pagamento do ISS, além de contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal.

   14. A primeira dose da vacina será aplicada nos enfermeiros em três pontos fixos, situados no Sindisaúde (Nazaré), Sindicato dos Enfermeiros (Amaralina) e Conselho Regional de Enfermagem (Barris), das 8h às 16h. Já a imunização dos autônomos acontece no mesmo horário, nas modalidades drive thru e ponto fixo, na Faculdade Bahiana de Medicina (Brotas) e Universidade Católica do Salvador (Pituaçu).

   15. Trabalhadores da saúde – A aplicação da primeira dose dos trabalhadores ligados aos estabelecimentos de saúde também continua, nesta segunda, para aqueles que possuem o nome cadastrado na lista disponível no site da SMS. É necessário portar a carteira do conselho de classe e apresentar cópia do último contracheque, ou contrato de trabalho pessoa jurídica ativo, ou última nota fiscal.

   16. Já as pessoas que atuam em áreas afins nos estabelecimentos de saúde, como higienizadores, devem apresentar documento de identificação com foto mais cópia do último contracheque ou última nota fiscal. A vacinação para este público acontece das 8h às 16h, nos pontos de drive-thru e fixos na Faculdade Bahiana de Medicina (Brotas) e Universidade Católica do Salvador (Pituaçu).
                                                        *****
  17. Salvador é uma das cidades participantes do Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, que será instituído oficialmente pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) amanhã (22), em Assembleia Geral virtual, às 15h. 

  18. O prefeito Bruno Reis será um dos participantes do evento, que será transmitido ao vivo pelo YouTube e terá a participação do governador do Piauí, Wellington Dias; do ministro do STF, Gilmar Mendes; do ex-presidente do STF, Ayres Britto; e da representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Socorro Gross Galiano, entre outras autoridades.

   19. Os últimos detalhes preparatórios para o Conectar foram discutidos em reunião remota, realizada neste domingo (22) pela comissão de vacinação da FNP. Além de Bruno Reis e do presidente da entidade, Jonas Donizzette, também estiveram presentes os prefeitos de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira; Porto Alegre (RS), Sebastião Melo; Cuiabá (MT), Emanuel Pinheiro; Manaus (AM), David Almeida; Belém (PA), Edmilson Rodrigues; Florianópolis (SC), Gean Loureiro; Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira; Petrolina (PE), Miguel Coelho; e o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento de Curitiba (PR), Vitor Puppi, representando o prefeito da cidade, Rafael Greca.

   20. Em menos de um mês, desde o início das primeiras tratativas, o Conectar será instituído para facilitar a compra direta dos fabricantes, pelos municípios brasileiros participantes, das doses da vacina contra a Covid-19. 

   21. O presidente da FNP ressaltou que, graças à mobilização dos municípios, o Ministério da Saúde já passou a orientar que as novas doses de vacinas contra a Covid-19 sejam integralmente utilizadas para imunização do maior número possível de pessoas, com reserva de apenas 10% para a 2ª dose.

   22. Além disso, após apelo da entidade, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, na sexta-feira (19), as medidas excepcionais para aumentar o acesso a oxigênio no sistema de saúde, no sentido de evitar um cenário ainda mais trágico.