Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MESMO COM LOCKDOWN 143 MORREM DE COVID NA BAHIA; 1.000 NUMA SEMANA

O Prêmio IAF chega com a proposta de valorizar, promover e incentivar a discussão sobre a importância social dos tributos e o acompanhamento da qualidade dos gastos públicos
19/03/2021 às 11:53
       1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.448 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 4.073 recuperados (+0,6%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (19) também registra 143 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. 

   2. Dos 762.616 casos confirmados desde o início da pandemia, 730.577 já são considerados recuperados, 18.154 encontram-se ativos e 13.885 tiveram óbito confirmado.

  3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.089.257 casos descartados e 178.983 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 44.706 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  4. Hoje foram registradas 143 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 13.885, representando uma letalidade de 1,82%. Dentre os óbitos, 56,96% ocorreram no sexo masculino e 44,04% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,06% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,09%, preta com 14,99%, amarela com 0,52%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,21% dos óbitos. 

  5. O percentual de casos com comorbidade foi de 68,89%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,10%).
                                                       *******
  6. O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Bahiatursa), vai cadastrar profissionais do ramo de eventos e entretenimento a partir da próxima segunda-feira (22). O cadastro poderá ser feito até o dia 29 de março, no site do órgão (www.bahiatursa.ba.gov.br), via formulário online que será disponibilizado.

  7. A inciativa vai promover, por meio deste cadastramento, um panorama do perfil dos profissionais destes segmentos na Bahia, viabilizando a elaboração de políticas públicas para ampliar o desenvolvimento do setor.

  8. O cadastro abrange os trabalhadores da música, teatro, dança, corporativos, sonorização, iluminação, produção, técnica e segurança. Entre as áreas de atuação estão cerimonialista de eventos, cinegrafista de eventos, decoradores de eventos, figurinista, fotógrafos de eventos, roadie, musicista, produção de bandas e eventos, recepcionista de eventos, segurança de artista, bandas e eventos, técnico de iluminação, montagem, sonorização e cenotécnica.

   9. Volkswagen deixar de fabricar carros no Brasil.

  10. Onde andam os deputados bolsonaristas da Assembleia Legislativa da Bahuia. Estão mudos.

  11. O vereador Irmão Lázaro continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de um Hospital de Feira de Santana, devido a complicações causadas pela Covid-19. De acordo com o boletim médico desta sexta-feira (19), o quadro continua grave e muito delicado, hoje o paciente não apresentou nenhuma intercorrência, permanece estável e o seu quadro requer muito cuidado.

   12. O Prêmio IAF de Educação Fiscal é pioneiro na Bahia e chega com a proposta de valorizar, promover e incentivar a discussão sobre a importância social dos tributos e o acompanhamento da qualidade dos gastos públicos por meio de mecanismos de controle social.

  13. A iniciativa é promovida pelo Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF) e vai premiar os nove melhores projetos baianos, que abordem temas referentes à educação fiscal, com um valor total de R$ 30 mil. O preenchimento do formulário de inscrição, deve ser feito exclusivamente através do site www.premioiafeducacaofiscal.org.br até o dia 30 de setembro.

   14. O prêmio está dividido em quatro categorias: instituição, escolas, imprensa e tecnologia. Poderão ser inscritos projetos em desenvolvimento, que abranjam conceitos tributários básicos; função social dos tributos; atuação do Fisco no Estado da Bahia; combate à sonegação e corrupção fiscal; importância da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica; acompanhamento das contas públicas; controle social; transparência e qualidade dos gastos públicos; preservação do patrimônio público e combate ao vandalismo. Mais informações através do email: premioiaf@iaf.org.br e/ou whatzapp (71)98222-6818.

   15. O governador baiano Rui Costa é um dos signatários da nota pública divulgada pelo Consórcio dos Governadores do Nordeste, nesta sexta-feira (19), criticando o pedido do presidente da República para suspensão das medidas restritivas adotadas por três unidades da federação (Bahia, Rio Grande do Sul e Distrito Federal) para combater a disseminação do coronavírus. “Com muita surpresa, recebemos a notícia de que o presidente da República propôs ação judicial contramedidas preventivas decretadas por 3 governadores, entre os quais o da Bahia”, diz o texto.

   16. Todos os nove governadores nordestinos que assinam a nota reforçam ainda que as medidas visam evitar colapso do sistema hospitalar e foram editadas com amparo no artigo 23 da Constituição Federal, conforme jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).

  17. “Mais uma vez convidamos o presidente da República a somar forças na luta contra o coronavírus, que tem trazido tantas mortes e sofrimentos. E reiteramos que só existe uma formar de proteger a economia e os empregos: enfrentar e vencer a pandemia”, acrescenta o texto.

  18. Lembram também que já fizeram uma proposta de um Pacto Nacional pela Vida e pela Saúde e continuam aguardando a resposta do presidente da República. “Manifestamos a nossa solidariedade aos governadores atingidos pela inusitada ação judicial. Somos a favor da Vida, da Saúde e dos Empregos”.

  19. Além de Rui Costa e do presidente do Consórcio dos Governadores, Wellington Dias (Piauí), assinam a nota Renan Calheiros Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), Flávio Dino (Maranhão), João Azevedo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Belivaldo Chagas (Sergipe).