Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL E BAHIA REGISTRAM SEGUNDO MAIOR NÚMERO DE ÓBITOS: 2.648 E 130

Apesar de 130 mortos hoje, na Bahia, de várias datas número de infectados ativos está caindo e são 17.693 (já chegou a ter quase 22.000)
17/03/2021 às 19:13
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.749 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 4.300 recuperados (+0,6%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (17) também registra 130 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 753.584 casos confirmados desde o início da pandemia, 722.302 já são considerados recuperados, 17.693 encontram-se ativos e 13.589 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.082.228 casos descartados e 176.195 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. 

  3. Na Bahia, 44.540 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  4. Hoje foram registradas 130 mortes, sendo o segundo maior número de óbitos em 24h. O maior número foi registrado em 26 de fevereiro de 2021, quando foram contabilizados 137 óbitos. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 13.589, representando uma letalidade de 1.80%. 

  5. Dentre os óbitos, 55,98% ocorreram no sexo masculino e 44,02% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,98% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,09%, preta com 14,97%, amarela com 0,52%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,31% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 69,12%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,07%).

  6. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.]
                                                     ******** 

   7. O Brasil registrou nesta quarta-feira um novo recorde diário de casos de covid-19, ao contabilizar 90.303 novas infecções, informou o Ministério da Saúde, cuja contagem total de contaminados pelo coronavírus saltou para 11.693.838.

   8. A marca do dia supera os 87.843 casos registrados em 7 de janeiro, máxima anterior para um único dia no país.

   9. Além disso, também foram notificados nesta quarta 2.648 novos óbitos em decorrência da covid-19 no Brasil, o que representa a segunda maior cifra para 24 horas desde o início da pandemia, ficando abaixo somente das 2.841 mortes reportadas na véspera.

  10. Com isso, a contagem total de vítimas fatais da doença no país atingiu 284.775, de acordo com os dados do governo federal.


  11. Foram abertos nesta quarta-feira (17), no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, mais 10 leitos de UTI para atendimento a pacientes infectados pelo coronavírus. A unidade conta agora com 39 leitos de UTI, 26 clínicos e oito unidades de assistência respiratória (UAR) dedicados ao combate à Covid-19.

  12. De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o Governo do Estado tem feito esforços diários para a abertura de novos leitos clínicos e de terapia intensiva, a fim de mitigar os efeitos da pandemia.

  13.  “É importante lembrar que a abertura de novos leitos não reduz a contaminação pelo coronavírus. Se a taxa de transmissão permanecer alta, a necessidade por leitos vai seguir crescendo. Precisamos da ajuda de toda a população, com uso de máscara, distanciamento social e higiene frequente das mãos”, alerta o secretário.

   14. A macrorregião Sul possui 334 leitos ativos para tratamento da Covid-19, sendo 148 de UTI. Os municípios que ofertam leitos exclusivos para esta patologia são Ilhéus, Camacan, Itabuna, Jequié e Valença.
                                                      *******
  15. O presidente da Fundação João Fernandes da Cunha, Silvoney Sales, terá uma audiência com o secretário estadual de Relações Institucionais, Jonival Lucas, nesta sexta-feira, 19, às 10 horas.

  16. A audiência tem como objetivo esclarecer de que forma o governo estadual pode colaborar com a Fundação JFC, instituição que tem serviços prestados ao público nos âmbitos educacionais e culturais.
Devido à pandemia da Covid-19, a audiência será realizada por videoconferência por meio do link: htttps://abre.ai/audienciaserin

  17. O vereador Irmão Lázaro continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de um Hospital de Feira de Santana, devido a complicações causadas pela Covid-19. O boletim médico desta quarta-feira (17) informa que seu quadro é estável, com leves melhoras. Suas funções renais e cardíacas permanecem normais, e seu quadro respiratório delicado dependendo da ajuda do ventilador mecânico.

  18. Para garantir o cumprimento dos decretos contra o coronavírus em Salvador, a Prefeitura criou uma força-tarefa, liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e com apoio da Polícia Militar (PM-BA), que iniciou os trabalhos no dia 18 de março do ano passado. Um ano depois, já foram realizadas 366 mil ações fiscais, sendo mais de 357 mil vistorias, 8.400 interdições, 100 cassações de alvará e aproximadamente 700 aglomerações foram dispersadas.

   19. A equipe reúne 120 fiscais da Sedur e policiais militares que se revezam em três turnos para fiscalizar todos os bairros da capital baiana. Os agentes são munidos com informações estratégicas, levantadas pelo sistema de inteligência do órgão, que faz um mapeamento para identificar os locais com o maior número de irregularidades, além das denúncias do Disque Coronavírus 160. Com esses dados, são traçados roteiros diários de fiscalização.

   20. Há um ano, os fiscais percorrem os 170 bairros de Salvador para fazer valer os decretos que tem como objetivo reduzir a disseminação da Covid-19 e, sobretudo, salvar vidas. Apesar do trabalho ostensivo, as equipes se deparam diariamente com irregularidades.

  21.  Os estabelecimentos que mais infringem as regras são os bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias. Entre os bairros que lideram o ranking de descumprimento dos decretos estão Cajazeiras, Pernambués, São Marcos, Itapuã, Fazenda Grande do Retiro e Boca do Rio

  22. O diretor de fiscalização da Sedur, Átila Brandão Júnior, afirma que a força-tarefa tem atuado de forma incansável nesses 365 dias e lembra que precisamos unir esforços nesse combate contra um inimigo invisível – o coronavírus. “Estamos nas ruas exercendo o nosso papel e dando o nosso melhor para salvaguardar vidas. Precisamos que as pessoas continuem colaborando porque, só assim, conseguiremos superar esse momento”, afirma.

   23. Brandão admite que essa tem sido uma batalha difícil, mas carrega uma mensagem de esperança. “Já vencemos a primeira onda e vamos vencer a segunda. Precisamos nos manter firmes para ter a nossa cidade de volta com a alegria e a paz restabelecida e, acima de tudo, a saúde do nosso povo”, conclui.

   24. Toque de recolher – A partir do mês de fevereiro, Salvador adotou medidas mais restritivas para ajudar a conter o número de casos da doença na cidade. Entre os dias 19 de fevereiro e a terça-feira (16), já foram realizadas mais de 28 mil vistorias, 373 interdições e cerca de 100 aglomerações foram dispersadas