Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR VACINA IDOSOS A PARTIR DE 75 ANOS NESTA SEGUNDA PELA TARDE

Osa idosos com mais de 76 anos serão vacinados também nesta segunda-feira, 15
14/03/2021 às 10:16
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.916 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.356 recuperados (+0,5%). O boletim epidemiológico deste domingo (14) também registra 80 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 743.064 casos confirmados desde o início da pandemia, 709.351 já são considerados recuperados, 20.474 encontramse ativos e 13.239 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.074.217 casos descartados e 172.030 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. 

   3. Na Bahia, 44.336 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  4. Hoje foram registradas 80 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 13.239, representando uma letalidade de 1,78%. Dentre os óbitos, 56,02% ocorreram no sexo masculino e 43,98% no sexo feminino. 

  5. Em relação ao quesito raça e cor, 54,95% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,96%, preta com 14,95%, amarela com 0,51%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,48% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 69,35%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,21%).

  6. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

   7. Às 15h deste domingo, 495 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 255 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

  8. Com 685.477 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 261.256 receberam também a segunda dose, até as 15 horas deste sábado, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

  9. Tem se observado volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses. O Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5 ml de um único frasco-ampola. Desta forma, poderá ser observado que alguns municípios possuem taxa de vacinação superior a 100%.
                                                     *******
  10. A Fundação Fabamed será a organização social responsável pelo gerenciamento do Hospital Riverside, em Lauro de Freitas, que é dedicado ao atendimento de pacientes com o diagnóstico do coronavírus (Covid-19). A unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) possui 110 leitos, sendo dez de Terapia Intensiva. Para iniciar o funcionamento da unidade, a entidade abriu 211 vagas e os interessados devem enviar o currículo para o email pessoal@fabamed.org.br.

   11. Ao todo são vagas de nível fundamental, médio e superior, a exemplo de Técnico de Enfermagem, Enfermeiro, Médico, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Engenheiro Clínico, Maqueiro, Motorista, Roupeiro, Recepcionista, Auxiliar Administrativo, dentre outros.

  12. O antigo Hotel Riverside, em Lauro de Freitas, foi adquirido pelo Governo do Estado em 2019 e passou por adequações estruturais para ser transformado em uma unidade hospitalar.

  13. A Fundação Fabamed é uma organização social sem fins lucrativos criada em 2001 e desde então, adota as melhores práticas no gerenciamento de pessoas, serviços, hospitais e demais equipamentos de saúde. Atualmente a instituição é responsável pelo gerenciamento de unidades estaduais e municipais, tanto na capital, quanto no interior.
                                                       ******
  14. A Prefeitura vai iniciar, nesta segunda-feira (15), a vacinação contra Covid-19 em mais uma faixa etária em Salvador: os idosos a partir de 75 anos. A estratégia para este público acontece à tarde, das 13h às 16h, para os nascidos entre 15 de março e setembro de 1945. Pela manhã, serão vacinados os idosos com 76 anos ou mais, nascidos entre outubro de 1944 a 15 de março de 1945.

   15. A aplicação da primeira dose para este público acontece nos drive-thrus na Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova (Nazaré), Atacadão Atakarejo – Fazenda Coutos, 5º Centro de Saúde (Barris), Parque de Exposições (Paralela), Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências – Cabula e Vila Militar – Dendezeiros.

   16. Quem não possui carro, pode seguir para um dos pontos fixos, situados na USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Resgate, USF Federação, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, 5º Centro de Saúde (Barris) e Colégio da Policia Militar (CPM) – Dendezeiros.

   17. Trabalhadores da saúde, médicos e fisioterapeutas autônomos – A imunização dos fisioterapeutas e médicos autônomos, além de trabalhadores da saúde, prossegue normalmente, das 8h às 16h. Para terem acesso à primeira dose, estes profissionais precisam estar com o nome cadastrado na lista disponibilizada no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br .

   18. A vacinação acontece em esquema drive-thru e ponto fixo na Faculdade Bahiana de Medicina – Brotas e na Universidade Católica do Salvador (Ucsal), em Pituaçu. No local, os médicos e fisioterapeutas devem apresentar os seguintes documentos: carteira do conselho de classe mais cópia do último Imposto de Renda, ou comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de Pessoa Jurídica ativo ou última nota fiscal.

   19. Já os trabalhadores da saúde deverão apresentar a carteira do conselho de classe e cópia do último contracheque, ou contrato de trabalho pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal. As pessoas que atuam em áreas afins nos estabelecimentos de saúde, como higienizadores, devem apresentar documento de identificação com foto e cópia do último contracheque ou última nota fiscal.

   20; A aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana tanto para idosos como para trabalhadores de saúde, das 8h às 16h. É preciso observar a data de retorno no site da SMS ou no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação. Os idosos podem seguir para os mesmos pontos onde está sendo aplicada a primeira dose para o público de 75 e 76 anos.

   21. Já os trabalhadores da saúde podem ser vacinados nos drives situados na Unijorge – Campus Paralela, USF San Martin III e Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio). Os pontos fixos estão localizados na USF Eduardo Mamede (Mussurunga), UBS Castelo Branco, USF Colinas de Periperi, CSU Pernambués e Unijorge – Campus Paralela.

   22. Os idosos com 75 anos ou mais também poderão fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do Vacina Express, pelo site vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br . São ofertadas por dia 200 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.

   23. Os idosos que foram imunizados em casa não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

   24. Filômetro – Para evitar filas, o cidadão a ser imunizado pode utilizar o Filômetro para saber quais os pontos de vacinação com maior ou menor movimentação. As informações estão disponíveis no site filometro. saude. salvador. ba. gov. br .
                                                         *******