Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMERO INFECTADOS PELA COVID NA BAHIA DIMINUI PARA 19.356 E 101 ÓBITOS

Começou a jornada pedagógica na rede do ensino médio na Bahia
08/03/2021 às 19:33
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.413 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.897 recuperados (+0,4%). Dos 715.418 casos confirmados desde o início da pandemia, 683.429 já são considerados recuperados, 19.357 encontram-se ativos e 12.632 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.054.697 casos descartados e 166.218 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (8) Na Bahia, 43.712 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  3. Hoje foram registradas 102 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 12.632, representando uma letalidade de 1,77%. Dentre os óbitos, 56,17% ocorreram no sexo masculino e 43,83% no sexo feminino. 

  4. Em relação ao quesito raça e cor, 54,96% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,79%, preta com 14,90%, amarela com 0,54%, indígena com 0,15% e não há informação em 8,67% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 69,93%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,28%).

   5. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                     ******
  6. O projeto de lei que autoriza o ingresso de Salvador no consórcio público municipal, organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para compra de doses da vacina contra a Covid-19, foi encaminhado pelo prefeito Bruno Reis à Câmara de Vereadores em cerimônia simbólica realizada nesta segunda-feira (8), no Palácio Thomé de Souza. Estiveram presentes na ocasião o presidente da casa legislativa, Geraldo Júnior; a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; e o líder do Governo na Câmara, Paulo Magalhães Jr.

   7. O prefeito ressaltou que o ingresso de Salvador neste consórcio vai facilitar a compra dos imunizantes em grande quantidade pelos municípios, já que o governo federal tem apresentado dificuldades na aquisição das doses. 

   8. “Estamos pedindo autorização à Câmara Municipal para a Prefeitura de Salvador ingressar formalmente em um consórcio formado com todos os prefeitos do Brasil, para que possamos ter condições de adquirir vacinas de forma própria pelos municípios e, assim, ampliar o processo de vacinação em Salvador”, declarou Bruno Reis.

   9. O boletim médico do vereador Irmão Lázaro desta segunda-feira (8), informa que ele está reagindo bem aos cuidados e procedimentos adotados e segue apresentando melhoras pequenas, mas progressivas. O parlamentar continua intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19, de um Hospital de Feira de Santana.

  10. Uma estrutura montada de forma pioneira pela Prefeitura de Salvador deve ser replicada em outras cidades do país. As tendas de suporte ventilatório instaladas em anexo às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Valéria e Barris asseguram assistência avançada à vida aos pacientes Covid-19 em estado grave.

   11. A estrutura de leitos instalados nessas unidades é semelhante aos de terapia intensiva (UTI). Cerca de R$700 mil são investidos mensalmente com recursos próprios da Prefeitura para operacionalização das tendas. Até o momento, 87 pacientes foram acolhidos nas duas unidades implantadas na capital baiana.

   12. “Já recebemos o contato de diversos secretários de saúde espalhados pelo país que têm o desejo de replicar esse modelo em suas respectivas cidades. É Salvador mais uma vez exportando tecnologia assistencial nessa pandemia”, destacou o secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.

   13. Cada tenda de suporte ventilatório conta com dez leitos. As unidades funcionam sob demanda regulada, 24 horas todos os dias da semana, e está apta para receber pessoas que estão em atendimento na sala vermelha do gripário, na UPA ou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dispondo de atendimento qualificado para quem precisa receber reforço de oxigênio ou intubação. 

   14. Em média, 70 profissionais entre médicos diaristas, médicos plantonistas, enfermeiros, fisioterapeutas na modalidade intensivista. Além disso, conta com assistente social, farmacêutico, nutricionista, coordenador de enfermagem, coordenador médico, supervisor administrativo, técnico de enfermagem, técnico de radiologia e demais trabalhadores da saúde.

   15. O serviço possui ampla variedade de equipamentos médico hospitalares, mobiliários e insumos condizentes com a necessidade da assistência semelhante aos leitos de UTI.

  16. Professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da rede estadual de ensino estão participando a todo vapor da Jornada Pedagógica Paulo Freire, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), iniciada nesta segunda-feira (8) e que segue até sexta (12). 

  17. Assim como ocorreu na pré-jornada pedagógica, todas as unidades escolares estão engajadas em um trabalho coletivo no âmbito da escola, com o objetivo de planejar o ano letivo 2020/21, que começa com o ensino 100% remoto, em 15 de março. As reuniões relativas ao chamado "Tempo escola" estão ocorrendo no período da tarde e da noite, por meio da plataforma Google Meet, após os educadores participarem das demais atividades, como lives, palestras e oficinas.

   18. A equipe do Colégio Estadual Mestre Moa do Katendê, em Salvador, já está toda envolvida através de discussões e orientações, conforme relatou a professora de Ciências, Rosa Magalhães. "Meu planejamento está sendo pautado em aulas síncronas e assíncronas, utilizando os recursos disponíveis, como o Google Forms, Google Clasroom e WhatsApp. 

   19. Para quem não tem acesso à internet, disponibilizaremos o material impresso. Estamos buscando todos os recursos possíveis para atender aos nossos estudantes da melhor maneira e possibilitar a aprendizagem de forma significativa", revelou.

   20. A diretora Lilianne Castro, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Rio Corrente, localizado em Santa Maria da Vitória, destacou como a equipe está organizando a dinâmica de planejamento. 

  21. "Acompanhamos, diariamente, a programação ofertada pela SEC no youtube no período da manhã. Em seguida, dispensamos um tempo assíncrono para que os nossos professores possam se dedicar às leituras de materiais necessários para o seu planejamento e, por fim, nos reunimos virtualmente nos turnos vespertino e noturno, a fim de nos dedicarmos à realização de oficinas temáticas e ao momento 'mão na massa', voltado à realidade da escola. Contamos também com a realização de oficina sobre 'Uso das tecnologias - Google na sala de aula", ministrada pelo professor Thiago Santos", destacou.

   22. Ambev anuncia 160 vagas exclusivas para formação de mulheres na Academia da Cerveja
Iniciativa liderada pela Academia da Cerveja, junto com a Ambev, faz parte da campanha #CervejeiraSouEu para ressignificar a profissão e contribuir para transformar um mercado ainda considerado masculinizado

   23. Em mais um passo pela democratização do conhecimento cervejeiro e ampliação de oportunidades para formação e profissionalização de mulheres no mercado nacional, a Academia da Cerveja anuncia, nesta segunda-feira (8), 160 vagas para um curso exclusivo de formação de mulheres, em apoio direto ao movimento #CervejeiraSouEu, recém-lançado pela Ambev. 

  24. A ação inédita da companhia tem reivindicando o uso correto da palavra ‘cervejeira’ e busca combater a associação indevida entre profissão e gênero, ainda muito comum no mercado cervejeiro. Em mobilização no Twitter na última semana, mulheres apoiaram o movimento pela equidade de gênero e reconhecimento das profissionais dentro e fora das cervejarias.

  25. “A campanha #CervejeiraSouEu cumpre um papel muito importante para alcançar cada vez mais pessoas, mas, mais do que isso, é necessário promover mudanças reais, efetivas e combativas, incentivando outras cervejarias e escolas cervejeiras a fazerem o mesmo.

  26. Estamos destinando essas vagas em um curso exclusivo como uma maneira de garantir que as mulheres se sintam acolhidas na Academia da Cerveja e tenham plena certeza de que há muitas oportunidades a serem construídas em conjunto, interna ou externamente”, explica Laura Aguiar, Mestre-Cervejeira e Head de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev.

  27. Todas as mulheres interessadas em conhecer mais profundamente sobre o universo cervejeiro ou aquelas que desejam se aperfeiçoar em módulos específicos poderão realizar a inscrição por meio do site da Academia da Cerveja ou pelos links: turma 1, turma 2 e turma 3.