Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FRENTE NACIONAL DE PREFEITOS SE ARTICULA PARA COMPRAR VACINAS

Secretário da Saúde, Fávio Vilas Boas, vai para semi-UTI no Aliança
27/02/2021 às 20:04
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 6.520 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,0%) e 5.672 recuperados (+0,9%). Este foi o maior incremento de novos casos em 2021 e segundo maior da pandemia. Dos 680.904 casos confirmados desde o início da pandemia, 648.593 já são considerados recuperados e 20.582 encontram-se ativos.

   2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.033.493 casos descartados e 159.580 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (27). Na Bahia, 42.876 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

   3. Hoje foram registradas 104 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 11.729, representando uma letalidade de 1,72%. Dentre os óbitos, 56,60% ocorreram no sexo masculino e 43,40% no sexo feminino. 

  4. relação ao quesito raça e cor, 55,13% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,54%, preta com 14,67%, amarela com 0,55%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,96% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,41%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,32%).
                                                     *****
  5. O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, segue internado há oito dias no Hospital Aliança, em Salvador, em virtude da Covid-19. Foi transferido da UTI para a semi-intensiva, em curva de melhora. Segue realizando intensa fisioterapia respiratória, com um quadro clínico estável, sem febre, com oxigênio em baixo fluxo e sem nenhum outro sintoma relevante. 

  6. Ele é assistido pelo pneumologista Sérgio Jezler e pelo infectologista Roberto Badaró. Permanece em uso de medicamentos e ainda não há previsão de alta.
                                                       *****
  7. O drive-thru e posto fixo instalados na Faculdade Bahiana de Medicina, em Brotas, funcionará das 08 às 14 horas nesse domingo (28).

  8. Os pontos são voltados para a aplicação da primeira dose dos trabalhadores de saúde que não estão cadastrados no site da Secretaria Municipal da Saúde.

  9. Além desses dois locais, um posto fixo instalado na Faculdade Católica de Pituaçu funcionará para atendimento exclusivo desse público nesse domingo das 08 ás 16 horas.

  10. Para ter acesso a dose do imunizante, o trabalhador da saúde que não estiver com o nome cadastrado, deverá se dirigir aos locais indicados portando os seguintes documentos: as duas declarações disponibilizadas no site da SMS com preenchimento obrigatório do CNES, documento de identificação com foto, CPF e cópia do contracheque ou nota fiscal, ou carteira de trabalho atualizada. No caso de pessoa jurídica será aceito o contrato de prestação de serviço, no lugar do contracheque.

  11. O prefeito Bruno Reis participou, neste sábado (27), de uma reunião virtual entre os integrantes da Comissão de Vacinas da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para debater a instituição do consórcio de municípios para a compra dos imunizantes. A intenção da entidade é pactuar, com gestores das médias e grandes cidades, o início e o cronograma da construção desta estratégia, já a partir desta segunda-feira (1º).

  12. Atualmente, há dez vacinas aprovadas e mais de 230 em fase de testes no mundo. Por enquanto, deverá ser formado um grupo de trabalho com representantes de cidades que já estão em tratativas para a compra de vacinas. Essa ação aconteceria em paralelo à constituição do consórcio, que deve acontecer ainda em março. Além de vacinas, o consórcio também vai ser desenhado para a compra de equipamentos, medicamentos e insumos.

   13. Para o prefeito Bruno Reis, com a criação de um consórcio de municípios, será possível comprar as vacinas em quantidade maior. A ação, inclusive, considera a recente decisão do Supremo e do projeto de lei a ser aprovado na Câmara, que permite a estados e municípios a aquisição de doses diretamente dos fabricantes.

   14. “Salvador já possui três protocolos assinados, com a Pfizer, Sinovac e Oxford/AstraZeneca, aguardando somente essa possibilidade de compra. Já há outros prefeitos baianos entrando em contato com o mesmo desejo de comprar vacinas. O objetivo maior é de salvar vidas e entendemos que é muito mais barato investir em vacina do que montar estrutura”, declarou Bruno Reis.

  15. Na opinião do presidente da FNP, Jonas Donizette, o que hoje é uma pandemia pode virar uma endemia. “O coronavírus é uma realidade e pode ser que tenhamos que vacinar a população com alguma frequência. Então, a constituição desse consórcio não é tardia. Estamos liderando essa ação pensando não só na urgência, mas também no futuro”, falou.

   16. Também participaram da reunião os prefeitos de Cuiabá (MT), Emanuel Pinheiro; de Manaus (AM), David Almeida; de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo; de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira; de Petrolina (PE), Miguel Coelho; do secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento de Curitiba (PR), Vitor Puppi, representando o prefeito Rafael Greca; além do secretário-executivo da FNP, Gilberto Perre.