Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NOVO RECORDE DE MORTES PELA COVID NA BAHIA NESTA SEXTA: 137 ÓBITOS

O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, e o vereador irmão Lázaro, acometidos pela Covid seguem em UTI
26/02/2021 às 18:59
1. Nesta sexta-feira (26) foram registrados 137 óbitos, o maior número desde o início da pandemia em um boletim epidemiológico sobre a Covid-19. Apesar dos óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados hoje. Esse número supera o ocorrido ontem (25), quando foram contabilizados 100 óbitos. O número de hoje demonstra o crescimento de casos graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs.

  2. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

  3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 11.625, representando uma letalidade de 1,72%. Dentre os óbitos, 56,65% ocorreram no sexo masculino e 43,35% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,16% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,46%, preta com 14,68%, amarela com 0,56%, indígena com 0,15% e não há informação em 9,00% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,38%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,38%).
                                                         *****
  4. O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, segue internado no Hospital Aliança, em Salvador, desde a última sexta-feira (19) em virtude da Covid-19. Segue estável, sem febre, com oxigênio em baixo fluxo e todos os sinais de inflamação controlados. 

   5. O gestor está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a fim de proporcionar fisioterapia respiratória mais intensa. Ele é assistido pelo pneumologista Sérgio Jezler e pelo infectologista Roberto Badaró. Permanece em uso de medicamentos e ainda não há previsão de alta.
                                                         ******
  6. O vereador Irmão Lázaro se encontra internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um Hospital de Feira de Santana devido a complicações causadas pela Covid-19. Segundo boletim médico da tarde desta sexta-feira (26) ele apresenta um quadro de saúde estável e já com alguns sinais de melhora.
                                                          ******
  7. A Bahia negocia com o Fundo Soberano Russo a compra de cerca de 2 milhões de doses da vacina Sputnik V, o suficiente para concluir a primeira fase da vacinação que reúne idosos e profissionais de saúde. “A meta é receber essa quantidade num prazo de 60 a 90 dias a partir do fechamento do contrato, o que pode acontecer já na semana que vem”, afirmou o governador Rui Costa, que participou de uma reunião virtual com os russos nesta sexta-feira (26).

  8. De acordo com Rui, além dessas doses, a Bahia negocia um volume maior que seria dividido com os estados do Nordeste. “Eles ficaram de avaliar e responder na semana que vem sobre a quantidade que conseguem enviar para a Bahia e o Nordeste. Vamos querer o máximo possível. Inicialmente, contamos com esses 2 milhões que fecham a fase 1 da vacinação”, informou o governador.

  9. A autorização para que Estados e Municípios adquiram as próprias doses de vacina foi dada esta semana por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A partir da autorização, a Bahia passou a buscar alternativas para imunizar a população, como a vacina desenvolvida na Índia e a terceira a ser aprovada na China, cujos laboratórios também estão sendo contactados.

  10. “Estamos na luta buscando todas as opções de vacina possíveis, mas, até termos um número maior de doses, peço a ajuda dos baianos para que usem máscara e respeitem o isolamento social”, acrescentou Rui.
                                                          *******
  11. O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende as aulas presenciais nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. O decreto nº 19.586, que venceria no próximo domingo (28), passa a valer até 14 de março de 2021. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (27).

  12. O decreto também suspende as atividades de recadastramento de servidores inativos e pensionistas que fazem aniversário nos meses de janeiro, fevereiro e março. A suspensão do recadastramento tem como principal objetivo preservar idosos e pessoas em grupos de risco, mais vulneráveis ao novo coronavírus, evitando o deslocamento a uma unidade da Rede SAC para validar seus dados cadastrais junto à Previdência Estadual.

  13. A Prefeitura de Salvador ampliará o número de drive-thrus e postos fixos para a administração da segunda dose do CoronaVac aos trabalhadores de saúde neste sábado (27) e domingo (28). Os drives funcionarão na Faculdade Unijorge, na Paralela; na USF San Martim III; e no Centro de Convenções, na Boca do Rio. 

  14. Outros sete postos fixos funcionarão na USF Eduardo Mamede, USF Péricles Laranjeiras, Centro de Saúde Castelo Branco, USF Colinas de Periperi, CMEI Sementes do Amanhã (fica ao lado da USF San Martim III), CSU Pernambués e na Unijorge, da Paralela.

  15. Todos os postos funcionarão das 08 às 17 horas.

  16. 1ª DOSE IDOSOS - Três drives e seis salas de vacina estão disponíveis para vacinação da primeira dose dos idosos nesse final de semana. No sábado (27), estarão habilitados os idosos com idade igual ou superior a 81 anos. Já no domingo (28), será a vez das pessoas com 80 anos ou mais serem imunizadas. São eles:

   17. Drive: 5º Centro de Saúde, Parque de Exposições e Atacadão Atakarejo (Subúrbio)
Salas fixas: 5º Centro de Saúde, USF Resgate, USF Santa Luzia, USF Federação, USF Plataforma e USF Cajazeiras X.

   18. 1ª DOSE TRABALHADORES DA SAÚDE CADASTRADOS - O trabalhador da saúde que já estiver cadastrado no site da Secretaria Municipal da Saúde (www. saude. salvador. ba. gov. br) pode se dirigir aos pontos de vacinação descritos abaixo portando cópia do último contracheque e documento oficial com foto. 

  19. Pontos de vacinação: Drive: Arena Fonte Nova
Pontos fixos: USF Vista Alegre, UBS Virgílio de Carvalho, UBS Nelson Piauhy Dourado e USF Curralinho. 

  20. 1ª DOSE TRABALHADORES DA SAÚDE NÃO CADASTRADOS - Para o trabalhador da saúde que não estiver com o nome cadastrado, o mesmo deverá se dirigir aos locais indicados abaixo portando os seguintes documentos: as duas declarações disponibilizadas no site da SMS com preenchimento obrigatório do CNES, documento de identificação com foto, CPF e cópia do contracheque ou nota fiscal, ou carteira de trabalho atualizada. No caso de pessoa jurídica será aceito o contrato de prestação de serviço, no lugar do contracheque.

  21. Pontos de vacinação: Drive: Faculdade Bahia de Medicina (Brotas)
Pontos fixos: Faculdade Bahia de Medicina (Brotas) e Faculdade Católica (Pituaçu)

*O ponto de vacinação da Faculdade Católica, em Pituaçu, funcionará até as 16 horas.