Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

912 PACIENTES EM ESTADO GRAVE OCUPAM LEITOS COM SARS COVID NA BAHIA

A segunda onda da Covid na Bahia está tão letal quanto a primeira com média de 60 óbitos dia
22/02/2021 às 19:28
1. Pelo quarto dia consecutivo, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registra o maior número de pacientes internados em UTIs Covid-19 desde o início da pandemia. São 912 pacientes adultos e pediátricos em estado grave ocupando leitos nas diversas regiões da Bahia. O boletim epidemiológico desta segunda-feira (22) também registra 63 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje.

  2. Em virtude da elevação na taxa de ocupação de leitos de UTI em toda a Bahia, o governador Rui Costa determinou a ampliação do horário do toque de recolher. A partir de hoje (22), a restrição será das 20h às 5h. A determinação visa provocar uma redução da taxa de crescimento da Covid-19 no estado.

  3. As denúncias sobre aglomerações em espaços públicos ou privados serão fundamentais para facilitar o trabalho da polícia. Para isso, a população poderá utilizar os canais de comunicação oficiais através do 190, ou (71) 3235-0000 (para a capital) e no interior do estado por meio do 181. Lembrando que a denúncia é anônima e a viatura mais próxima é acionada para o local.

  4. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.146 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.233 recuperados (+0,4%). Dos 655.481 casos confirmados desde o início da pandemia, 627.674 já são considerados recuperados e 16.553 encontram-se ativos.

  5. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.019.787 casos descartados e 150.027 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda (22). Na Bahia, 41.969 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. Hoje foram registradas 63 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 11.254, representando uma letalidade de 1,72%. Dentre os óbitos, 56,61% ocorreram no sexo masculino e 43,39% no sexo feminino. 

  7. Em relação ao quesito raça e cor, 55,20% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,37%, preta com 14,54%, amarela com 0,58%, indígena com 0,15% e não há informação em 9,17% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,47%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,32%).

  8. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                     *******
  9. Há uma semana diagnosticado com a Covid-19, o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, faz um apelo para que não existam aglomerações e a taxa de transmissão seja reduzida.

  10. “Tenho permanecido internado, fazendo uso de oxigênio, tomando medicações. Não tem sido uma experiência fácil, essa é uma doença traiçoeira. Ninguém sabe quem vai melhorar ou piorar. Ter a garantia de uma vaga em um hospital, não é garantia de que você sobreviverá”, afirma Vilas-Boas.

  11. Portanto, ressalta o secretário, “precisamos lutar para que a taxa de transmissão diminua. Precisamos evitar que as pessoas continuem se contagiando, pois não haverá vaga para todo mundo. Os hospitais não vão dar conta”, explica o titular da pasta estadual da Saúde.

  12. “Lhe faço um apelo. Lute para que não exista aglomerações em seu bairro. Denuncie à Polícia. Combata quem está fazendo aglomerações indevidas”, finaliza Vilas-Boas, em vídeo divulgado nas redes sociais.

  13. A partir desta terça-feira (23), os órgãos e autarquias da Prefeitura considerados não-essenciais terão funcionamento alterado até o próximo dia 8 de março. O esquema de trabalho adotado deverá ser através de revezamento de equipes e teletrabalho (home office). 

  14. A medida, que segue os decretos nº 33.547 e nº 33.563, visa diminuir a circulação de funcionários, colaboradores e cidadãos nas repartições municipais, e faz parte da estratégia da Prefeitura de enfrentamento à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus na capital baiana.

   15. Além delas, outros órgãos também terão o atendimento ao público alterado para diminuir a propagação da Covid-19. Durante os próximos dias, as dez Prefeituras-Bairro de Salvador passarão a atender apenas três serviços essenciais em sua estrutura, sendo eles: dispensação de medicamentos, cadastro e atualização do Cartão SUS e o pré-cadastramento de idosos para vacinação contra a Covid-19.

   16. Para isso, é necessário que o cidadão faça o agendamento antes de ir a uma das unidades, através do site www.horamarcada.salvador.ba.gov.br, ou baixar no smartphone o App Fala Salvador Cidadão, disponível para sistemas Android e IOS. Qualquer dúvida poderá ser solucionada através do Disque Coronavírus, no número 160.

   17. Os cidadãos que possuíam atendimentos agendados para os próximos dias devem aguardar a normalização da oferta de serviços para solicitar um novo agendamento. No caso dos idosos que residem em Salvador e o cadastro esteja vinculado a outro município, o idoso deve fazer antes o agendamento pelo site para ser atendido em uma das dez Prefeituras-Bairro. No dia e horário agendado, deverá apresentar um documento com foto e comprovante de residência atual.

   18. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) adotará rodízio semanal entre os diversos setores e deslocamento de parte da equipe para o teletrabalho. Haverá ainda suspensão de entrega presencial de lonas, cuja colocação será feita exclusivamente pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), e fechamento do portão de entrada da sede, monitorado pela Guarda Civil Municipal (GCM). 

  19. O acesso só será permitido a pessoas autorizadas. A Codesal orienta ainda à população para que utilize o telefone gratuito 199 para suas demandas, evitando dirigir-se fisicamente à sede do órgão.

   20. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) também vai limitar o atendimento em suas dependências. Os permissionários que necessitem de algum dos serviços realizados pela Coordenação de Táxis e Transportes Especiais (Cotae) deverão realizar agendamento prévio através do site www. agendamentomobilidade. salvador. ba.gov. br. 

  21. O setor terá seu horário de atendimento reduzido e funcionará das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 15h. Além disso, o tempo entre um atendimento e outro foi ampliado, para evitar aglomerações no local. Já o setor de Protocolo manterá seu horário de funcionamento, das 8h às 12h e das 13h às 17h, apenas para recebimento de documentação.

  22.  A Transalvador prosseguirá com os atendimentos presenciais para defesa, recurso, apresentação de consultor e outros requerimentos administrativos. Para isso, o cidadão deve fazer um agendamento prévio pelo site da autarquia (transalvador. salvador. ba. gov. br), indo no ícone Agendamento de Serviços. 

  23. A medida visa ordenar o fluxo de atendimentos e evitar aglomerações nas dependências da autarquia de trânsito. Todos os setores da Transalvador estão adaptados de acordo com as recomendações das autoridades de saúde.

   24. Recomenda-se ao cidadão que precisa fazer defesa, recurso ou apresentação de condutor infrator optar realizar esses procedimentos por meio virtual. Basta entrar no site da autarquia, fazer o cadastro inicial, clicando no ícone “Multas” e seguir para “Serviços Online”. Com o Sistema, toda a documentação poderá ser enviada por meio do site. 

  25. Para reduzir a circulação de pessoas nas dependências, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) também funcionará com esquema de revezamento entre os servidores e colaboradores. A escala de rodízio será cumprida de modo presencial e por meio do home office.

   26. O atendimento ao público também terá alteração. Será realizado um atendimento por vez. Para evitar filas, serão distribuídas senhas de atendimento com hora marcada para o mesmo dia.

   27. Os atendimentos do Observatório Permanente da Discriminação Racial e LGBT e do Centro Municipal de Referência LGBT serão realizados de forma virtual, através do site da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), pelo endereço www. reparacao. salvador. ba. gov. br . Serão mantidas, também de forma virtual, as reuniões, agendas de trabalho e comissões.

   28. Os Centros de Referência Especializados de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), em Fazenda Grande II, e Loreta Valladares, nos Barris, vão estar fechados. Já o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid) manterá o atendimento 24h por direcionamento da rede de atendimento/assistência, ou  através dos telefones (71) 3611-6581 / (71) 98507-5609 (plantão), ou pelo e-mail camsidspmj@ gmail. com .

   29.  A sede administrativa da FGM irá suspender o atendimento presencial ao público. O contato poderá ser feito por meio do telefone (71) 3202-7800 e através do e-mail fgm@ salvador. ba. gov. br. Os espaços culturais geridos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) também estarão fechados temporariamente. A FGM é responsável pela Casa do Benin, Espaços Culturais Boca de Brasa (Subúrbio 360, CEU de Valéria, Cajazeiras e Centro), Teatro Gregório de Mattos, Espaço Cultural da Barroquinha e as bibliotecas Nair Goulart (CEU de Valéria), Denise Tavares (Liberdade) e Edgard Santos (Ribeira).

  30. Diante da ocupação de 80% dos leitos de UTIs Covid-19 na Bahia, Lauro de Freitas ampliou o horário da restrição de locomoção noturna e não descarta medidas ainda mais restritivas. O município registrou mais cinco óbitos nas últimas 24 horas, atingindo 175 mortes desde o início da pandemia, e tem atualmente 1.819 casos ativos e 30 pessoas internadas.

  31. A partir desta segunda-feira (22), a circulação de pessoas e veículos será das 20h às 5h da manhã do dia seguinte, válido até 28. As medidas do decreto nº 4.757 não se aplicam ao deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, compra ou delivery de medicamentos, situações de urgência comprovadas, ou ao deslocamento de servidores, funcionários e colaboradores que atuem nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança, assim como trabalhadores do setor privado que necessitem se deslocar.

  32. O serviço de delivery, exclusivamente de alimentos, poderá funcionar até as 22h59, com tolerância de até uma hora para o deslocamento dos colaboradores a suas casas. Estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência do período de restrição. Já a circulação dos meios de transporte municipais deverá encerrar às 20h30, retornando o seu funcionamento às 05h.

  33; A comercialização de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, lojas de conveniências e estabelecimentos similares fica autorizada até as 18h, sendo vedada após esse horário, inclusive na modalidade delivery. O acesso às praias do município permanece vedado e o funcionamento dos estabelecimentos na modalidade bares e restaurantes é permitido entre as 9h e 17h, apenas de segunda a sábado. As determinações estão em conformidade com as condições estabelecidas no Decreto Estadual nº 20.240/2021.