Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VACINAÇÃO AVANÇA E NOVOS CASOS DA COVID TAMBÉM: HOJE FORAM + 4.310

Salvador passa a ter 90 mil doses da vacina CoronaVac e, assim, vai ampliar a imunização também para profissionais da saúde
22/01/2021 às 13:07
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.130 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 4.261 recuperados (+0,8%). Dos 557.900 casos confirmados desde o início da pandemia, 537.721 já são considerados recuperados e 10.385 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,07%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (11.037,10), Itororó (9.321,95), Muniz Ferreira (8.879,01), Conceição do Coité (8.758,18), Itabuna (8.729,36).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 948.419 casos descartados e 137.174 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (22).

  5. Na Bahia, 39.014 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6.  O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 34 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.

  7. As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 já foram enviadas pela Sesab para os 417 municípios baianos. Do total de cidades, 417 já iniciaram a vacinação. Até às 14h desta sexta-feira (22), 56.827 doses já haviam sido aplicadas em profissionais de saúde, indígenas aldeados, idosos em instituições de longa permanência e pessoas com deficiência. Para ter acesso ao quantitativo por município, 
                                                   ****
  8. A aprovação do presidente Jair Bolsonaro caiu para 27%, de acordo com uma pesquisa realizada pela revista Exame e divulgada nesta sexta-feira (22). A pesquisa também aponta que 45% dos entrevistados condenam a maneira com que Bolsonaro está lidando com a presidência. 

  9. O relatório traz informações sobre a opinião dos entrevistados tanto sobre o governo de Jair Bolsonaro, quanto a situação do Estado do Amazonas em relação a pandemia e também sobre as vacinas aprovadas pela Anvisa. 

  10. De acordo com o gráfico mostrado no relatório, em janeiro de 2019, 50% dos entrevistados haviam avaliado o governo Bolsonaro como ótimo, enquanto 22% o consideravam ruim/péssimo. Após um ano, esses números se inverteram.

  11. Atualmente, 45% dos entrevistados consideram o governo como ruim/péssimo e 27%, como ótimo/bom. Segundo o relatório, o período que maior rejeição ao governo foi em junho de 2020, com 50% de rejeição, quando o país enfrentava o pico da pandemia do coronavírus. 

  12. A pesquisa também trouxe dados sobre a atuação do ministro da Saúde, o general Pazuello. De acordo com o relatório, 31% dos entrevistados avaliaram o trabalho de Pazuello como regular. 

  13. Segundo o fundador do IDEIA (instituto especializado em opinião pública), Maurício Moura, a queda da popularidade do governo Bolsonaro ocorreu essencialmente entre jovens, de 18 a 24 anos, no Norte, Nordeste e em todas as faixas de renda. “A dinâmica do vírus, a incerteza sobre a vacinação, os desencontros de comunicação do Ministério da Saúde e a percepção real do fim do auxílio emergencial de renda foram uma combinação amplamente negativa”, afirmou Moura.
                                                                      ****
  14. O prefeito Bruno Reis apresenta, nesta segunda-feira (25), às 10h, por meio de coletiva virtual através da plataforma Zoom, o resultado do Inquérito Epidemiológico da Covid-19. Além disso, ele fará o anúncio das novas recomendações do Ministério da Saúde para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

  15. O quarto dia de vacinação contra o coronavírus, nesta sexta-feira (22), aconteceu em 83 pontos de Salvador – a maioria são instituições de longa permanência como lares, abrigos e unidades de acolhimento. A meta é imunizar cerca de 4,6 mil pessoas.

  16. Além de idosos abrigados, a ação também segue tendo como alvo profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à doença. Dezoito equipes volantes de vacinadores realizam as aplicações da CoronaVac.

   17. A Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) Amaralina, gerida pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), foi um dos locais alcançados pela vacinação. No local, 17 idosos em situação de vulnerabilidade social e assistidos pelo espaço foram imunizados.

   18. "Peguei o coronavírus enquanto estava morando na rua. Me mandaram para cá e hoje eu não sei o que seria de mim sem a equipe daqui. Se eu continuasse na rua, acho que não estaria mais vivo. Obrigado por tudo”, comemorou Edson Lima, 65 anos.

   19. Implantada durante a pandemia para acolher idosos em situação de rua, a UAI Amaralina está entre as 78 instituições de longa permanência na capital baiana que, de acordo com cronograma, vão receber as vacinas para os assistidos.

   20. Presente durante a ação de imunização, o titular da Sempre, Kiki Bispo, destacou a importância da ação. “Estamos dando continuidade a nossa campanha, trabalhando para que possamos, o mais rápido possível, imunizar toda nossa população e contribuir para o fim do coronavírus aqui em nossa cidade”, disse.

   21. Para Edvaldo Rodrigues, 61 anos, outro acolhido na unidade socioassistencial, a vacina significa o primeiro passo da vitória. “Me sinto muito honrado e privilegiado por isso. E agradeço muito a Deus e a todos da Prefeitura", festejou. 

   22.  Desde a terça (19) até a tarde de hoje (22), Salvador já acumula mais de 11,2 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19, sendo a maioria (9.929) profissionais de saúde. As mulheres ocupam o primeiro lugar do público alvo imunizado.

   23. O índice feminino alcança a marca de 67% contra os 33% do sexo masculino. No quesito raça/cor, até o momento, os indicadores apontam que pretos e pardos lideram a marca de imunização, com 53%.  

  24. Salvador passa a ter 90 mil doses da vacina CoronaVac e, assim, vai ampliar a imunização também para profissionais da saúde que estão atuando nas medidas de proteção à vida realizando testagens rápidas para detecção da Covid-19 em diversos bairros de Salvador. A vacinação deste público já começa a partir da próxima segunda-feira (25).

   25. A informação foi dada pelo prefeito Bruno Reis nesta sexta-feira (22), durante apresentação das novas ferramentas de acesso aos serviços municipais e do novo sistema de acompanhamento de processos previdenciários, no Hub Salvador, no Comércio. “Em um momento como esse, em que a vacina se tornou o bem mais desejado e mais necessário pra qualquer cidade, é uma boa notícia. Com isso, podemos ampliar o público prioritário”, declarou o prefeito.

   26. Com o anúncio, serão contemplados os trabalhadores que atuam nas ações de medida de proteção à vida, colaboradores das 67 unidades básicas de referência do Salvador Protege (unidades que estão fazendo as testagens rápidas) e os profissionais que fazem parte do grupo de trabalho do Inquérito Epidemiológico.

   27. O chefe do Executivo municipal explicou que a inclusão da categoria na primeira fase do plano de vacinação contra o novo coronavírus foi possível após o Governo do Estado ter sinalizado ao município que poderá utilizar todas as cerca de 45 mil doses do imunizante encaminhados para capital baiana na primeira remessa. 

   28. A gestão estadual informou que já reteve o quantitativo das doses de reforço para assegurar a imunização completa dos indivíduos que tomaram a primeira aplicação, já que a proteção do indivíduo é garantida após as duas doses (com intervalo de 14 dias entre elas). A medida segue a recomendação técnica do Ministério da Saúde.