Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TAXAS DE INFECTADOS NA BAHIA AINDA É ALTA PORÉM CAI PARA 10.550

SESAB está preocupada com a segunda dose da vacina
21/01/2021 às 11:02
 está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,14%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.906,48), Itororó ( 9.174,76), Muniz Ferreira (8.879,01), Conceição do Coité (8.728,16) e Itabuna (8.631,81).

4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 945.800 casos descartados e 137.029 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (21).

5. Na Bahia, 38.926 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 32 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.

7. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                      *****
8. Os proprietários de veículos registrados na Bahia poderão solicitar através do SAC Digital, a plataforma eletrônica de serviços do Estado, a Autorização de Transferência de Propriedade do Veículo - ATPV-E, documento necessário para realizar transações de compra e venda. O serviço está disponível no SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) já a partir desta quinta-feira (21) e pode ser agendado para cinco postos SAC da capital e do interior, além de unidades descentralizadas do Detran-BA. 

9. O ATPV-E é válido para transação de veículos adquiridos a partir de 2021. No documento irão constar a intenção de venda e os dados do vendedor e comprador, que declaram estar de acordo com os termos da negociação. Para que possa ser utilizado, as assinaturas presentes no documento precisam estar reconhecidas em cartório. Só assim a transação será comunicada ao Detran. 

10. Na Rede SAC, o agendamento para o ATPV-E está disponível para quatro postos da capital: Cajazeiras, Pituaçu, Salvador Shopping e Shopping da Bahia. No interior, os proprietários podem buscar atendimento no SAC Conquista II, em Vitória da Conquista. 

11. A lista das Ciretrans, Retrans e Postos Avançados do Detran para o serviço também pode ser consultada no SAC Digital. Vale lembrar que que para os veículos adquiridos antes de 2021, o certificado de registro (CRV), antigo DUT, emitido em papel-moeda, continua válido, sem prejuízo às transações. 

12. Para realizar o agendamento é necessário acessar o portal (www.sacdigital.ba.gov.br) ou aplicativo SAC Digital, por meio de login e senha, pesquisar pelo serviço “Solicitar Autorização de Transferência de Propriedade do Veículo – ATPV-E” e escolher a unidade para realizar a solicitação. Não há custo. Lançado em 2018, o SAC Digital é fruto de uma parceria entre Saeb e a Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb). 

13. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), entrega, nesta sexta-feira (22), o Centro de Abastecimento do Distrito de São João do Paraíso, localizado no município de Mascote, reformado e 100 barracas, que vão atender aos feirantes da cidade.

 14. O projeto contempla a cobertura da área da feira livre e a reforma dos quiosques, o que irá permitir a comercialização de produtos de forma segura e higiênica, melhorando assim a qualidade de vida das famílias do distrito e fortalecendo o comércio local.

 15. As barracas fazem parte da Campanha Viva Feira & Feira Segura, executada pela SDR, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), e a Secretaria de Planejamento (Seplan), com o objetivo de adotar boa práticas de higiene e distanciamento social, e atrair, de forma segura, os consumidores para a compra dos produtos dos agricultores familiares, que comercializam diretamente sua produção de alimentos saudáveis.

  15. Uma campanha da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) recolhe, até o dia 28 de janeiro, equipamentos de proteção individual (capas e máscaras N-95) que serão enviados a pediatras que estão no enfrentamento à Covid-19 em Manaus, capital do Amazonas, onde há o agravamento da doença e colapso no sistema de saúde.

  16. As doações para a campanha Sobape Solidária aos Pediatras de Manaus podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede da Sobape, na Avenida Professor Magalhães Neto, nº 1.450. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 3341-6013 e (71) 99117-5566.

  17. “Pedimos que os colegas baianos e toda a sociedade civil se engajem nesse movimento de solidariedade doando máscaras N-95 e capas, na quantidade que for possível para cada um. Todo material arrecadado em nossa sede será organizado e enviado em uma carga única aos colegas manauenses, que precisam do nosso apoio nesse momento", reforça a presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez.

  18. O estado do Amazonas enfrenta colapso no sistema de saúde com falta de oxigênio para os pacientes e registra uma crescente de novos casos de Covid-19, passando a marca de 6.500 óbitos.

   19. O Estado do Amazonas tem governador e a Sobape poderia lembrar disso.

  20. Deputado Zé Rocha foi anfitrião de Bolsonaro no Oeste da Bahia, hoje, em Coribe.