Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COVID NÃO DÁ TRÉGUA E SÃO REGISTRADOS MAIS 4.004 CASOS NOVOS NA BAHIA

A vacina Coronavac ainda não será disponibilizada ao público
19/01/2021 às 20:10
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.004 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 4.534 recuperados (+0,9%). Dos 544.324 casos confirmados desde o início da pandemia, 524.194 já são considerados recuperados e 10.433 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,31%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.756,27), Muniz Ferreira (8.879,01), Itororó (8.796,98), Conceição do Coité (8.641,09) e Itabuna (8.503,30).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 940.419 casos descartados e 133.940 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira (18).

  5. Na Bahia, 38.723 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 30 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.
                                                      ******

  9. Os imunizantes que foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde para a Bahia são suficientes para vacinar inicialmente cerca de 188 mil pessoas e serão aplicadas na população enquadrada na primeira das quatro fases do plano de vacinação. São profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais.

  10. A bula da Coronavac aponta um intervalo de 14 a 28 dias entre a primeira e a segunda dose e, por isso, é imprescindível que o cidadão a ser vacinado leve o cartão de vacinação.

   11. Vacinas diferentes, desenvolvidas por laboratórios diferentes e com diferentes posologias, serão aplicadas no Brasil e é o cartão de vacinação que vai garantir que a segunda dose aplicada seja a mesma que a primeira e no prazo indicado. Caso não possua um, o cidadão irá receber um novo cartão com a indicação de qual vacina contra a Covid-19 recebeu.

  12. O segundo dia de vacinação contra a Covid-19 em Salvador, nesta quarta (20), vai priorizar os profissionais de saúde. A campanha recomeça às 9h, no Hospital Martagão Gesteira, no Tororó, com a presença do prefeito Bruno Reis. Lá, serão 273 profissionais imunizados.

   13. A estimativa é que 5,3 mil doses sejam aplicadas nesta quarta, contemplando trabalhadores de 18 unidades de saúde, a exemplo de hospitais de grande porte, UPAs e Gripários. Uma equipe formada por 30 vacinadores percorrerá as unidades para efetuar a imunização, que só termina por volta das 18h. 

   14. “Estaremos intensificando a imunização dos trabalhadores que estão atuando diretamente com os pacientes do novo coronavírus nesse segundo dia da campanha de vacinação. Esses profissionais atuam na rede de urgência e emergência da capital e em hospitais que contam com leitos exclusivos para atender pessoas com a Covid-19. Nós iremos até eles com equipes volantes”, destacou Doiane Lemos, subcoordenadora de Imunização da SMS.

   15. Um cronograma será construído diariamente na capital, de acordo com a disponibilidade de vacinas. A cada nova remessa encaminhada ao município, a SMS ampliará a imunização dos grupos prioritários. A programação em Salvador segue a recomendação de uma nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde.

   16. “Essa primeira remessa de vacinas encaminhada pelo Ministério Saúde será utilizada para reforçar, neste primeiro momento, a proteção dos profissionais da linha de frente no enfrentamento à Covid-19 e os idosos dos abrigos de Salvador. 

  17. À medida que novas doses cheguem na cidade, seja por envio do governo federal ou por aquisições da Prefeitura, seguiremos ampliando a implementação das fases, de acordo com o previsto em nosso Plano Municipal de Imunização”, explicou o titular da SMS, Leo Prates.

  18. Mais vacinas para o Brasil combater a covid-19. O pedido é do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) após as primeiras doses do imunizante CoronaVac chegarem ao estado baiano e o governo iniciar a vacinação nesta terça-feira (19). Para o parlamentar, é preciso que o governo federal deixe a briga ideológica de lado para ajudar no processo de imunização das pessoas. 

  19. Ele critica o presidente Bolsonaro e cobra que o Ministério da Saúde (MS) atue para auxiliar as Secretarias Estaduais e adiante a compra de novas vacinas, todas que outros países já aprovaram.

   20. “O importante, agora, é que temos um momento de esperança, apesar desse governo genocida que se apossou da Presidência da República. Foram mais de 210 mil óbitos por causa do novo coronavírus até hoje e os números estão crescendo todo dia. 

  21. A vacina pode ajudar a frear esse contágio no nosso país. Na Bahia, o governador Rui Costa pensa do mesmo jeito, com um processo de imunização da população baiana imediatamente. Essas primeiras doses só vão chegar a pouco mais de 180 mil pessoas, e temos que ter mais doses para atender o povo pobre”, complementa Valmir.